Dossiê: As Políticas e Práticas de Alfabetização, Leitura e Escrita

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.5902/1984644492195

Palabras clave:

Políticas, Prácticas de alfabetización, Lectura, Escritura

Resumen

Aprender a ler e a escrever é um direito fundamental e representa um salto qualitativo no desenvolvimento de qualquer pessoa, pois traz, como consequência, uma mudança significativa nas formas de se relacionar com o mundo, com os outros e consigo mesma. Vygotsky (1996), em seus postulados sobre o desenvolvimento humano, ressaltou o papel da cultura nesse processo que nos constitui humanos. O autor refere-se a um intenso processo de internalização de formas de conduta culturais, em que a pessoa amplia as possibilidades de atuação, enriquece as formas de compreender e reelabora continuamente seu modo de estar do mundo.

Biografía del autor/a

Elvira Cristina Martins Tassoni, Pontifícia Universidade Católica de Campinas

Professora Pesquisadora da Pontifícia Universidade Católica de Campinas.

Raimunda Alves Melo, Universidade Federal do Piauí

Professora Pesquisadora da Universidade Federal do Piauí.

Andréia Osti, Universidad Estatal Paulista

Professora da Universidade Estadual Paulista (UNESP).

Sueli Salva, Universidad Federal de Santa María

Professora do Centro de Educação da Universidade Federal de Santa Maria.

Tania Micheline Miorando, Universidad Federal de Santa María

ania Micheline Miorando é doutora e mestre em Educação, pela Universidade Federal de Santa Maria.

Clenio Perlin Berni, Universidad Federal de Santa María

Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Tecnologias Educacionais em Rede (UFSM), TAE UFSM.

Citas

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VYGOTSKY, Lev. Semenovich. Obras Escogidas. Madrid: Visor, 1996.

Publicado

2025-05-30

Cómo citar

Tassoni, E. C. M., Melo, . R. A., Osti, A., Salva, S., Miorando, T. M., & Berni, C. P. (2025). Dossiê: As Políticas e Práticas de Alfabetização, Leitura e Escrita. Educación, 50(1), e79/1–9. https://doi.org/10.5902/1984644492195

Número

Sección

Dossiê: As políticas e práticas de alfabetização, leitura e escrita

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