Uma rede semântica em torno do letramento: termos e adjetivações e seus possíveis significados

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/1984644470064

Palavras-chave:

Letramentos, Cultura escrita, Práticas sociais de escrita e leitura, Multiletramentos

Resumo

Este artigo investiga a rede semântica que se estabelece em torno do termo letramento. Analisa as terminologias e qualificações mobilizadas a fim de caracterizar o letramento e seus desdobramentos em temas investigados, quadros teóricos e cruzamentos. Selecionou-se três edições do Colóquio Internacional de Letramento e Cultura Escrita por constituir uma instância científica importante na discussão do tema. Estudou-se os dados do corpus na perspectiva de análise do conteúdo a partir de uma pesquisa documental. Os resultados mostram que há uma diversidade de termos filiados a perspectivas teóricas e que, na maior parte, tratam de práticas sociais e culturais na história e contemporaneidade. Alguns termos visam a demarcar contextos, grupos e sujeitos bem como a natureza do letramento. Outros especificam linguagens, não necessariamente registradas pelo alfabeto, mostrando a força do termo letramento. A existência de metáforas dispersa os termos e leva, por conseguinte, a uma conceituação menos precisa do letramento.

Biografia do Autor

Isabel Cristina Alves da Silva Frade, Universidade Federal de Minas Gerais

Doutora em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais

Otilia Lizete de O. M. Heinig, Universidade Regional de Blumenau

Professora na Fundação Universidade Regional de Blumenau

Andrea Tereza Brito Ferreira, Universidade Federal de Pernambuco

Professora titular da Universidade Federal de Pernambuco

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Publicado

2024-02-07

Como Citar

Frade, I. C. A. da S., Heinig, O. L. de O. M., & Ferreira, A. T. B. (2024). Uma rede semântica em torno do letramento: termos e adjetivações e seus possíveis significados. Educação, 49(1), e29/1–25. https://doi.org/10.5902/1984644470064