Leitura e escrita na cultura digital

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/1984644443953

Palavras-chave:

Cultura Digital, Educação, Instrumentos Culturais, Compreensão

Resumo

O ensaio visa repensar o impacto que a cultura digital causa nos processos de leitura e escrita na educação, à luz dos novos dispositivos tecnológicos que são estratégicos à reprodução dos sistemas simbólicos. O debate imerso na teoria crítica da sociedade se soma ao itinerário hermenêutico para esboçar os sentidos desses mecanismos digitais no diálogo com a cultura contemporânea. Na cultura digital lidamos com bens não escassos que vão do lápis à tecla e do impresso à tela. O problema encontrado aqui gira em torno da intensa estimulação das tecnologias digitais, vistas como uma obrigação ou necessidade do uso das telas de computador ou celular para estudar, ler, escrever e atuar na vida cotidiana. Enfrentamos uma espécie de disputa de atenção entre o impresso e o digital. Entretanto, o que nos inquieta não é o uso dos instrumentos culturais em si, mas o processo de recepção do texto digital e impresso pelos sujeitos. Concluímos que a inclusão digital abre horizontes compreensivos do texto, com o ressurgimento de mundos ampliados pela abertura intersubjetiva, possibilitando à educação reconstruir o elo vital com as tradições culturais para recontextualizar as práticas educativas. Os textos digitais ou impressos só recebem significados na inter-relação crítica com as diferentes linguagens em metamorfose, na tensão linguístico-expressiva e social da escrita que só se realiza no projetar-se do encontro pedagógico com o outro.

Biografia do Autor

Elaine Conte, Universidade La Salle/UNILASALLE

Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade La Salle - UNILASALLE, Canoas/RS. Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade La Salle e Líder do Núcleo de Estudos sobre Tecnologias na Educação -NETE/UNILASALLE/CNPq  e membro do Grupo de Estudos sobre Filosofia da Educação e Formação de Professores - GEFFOP/CNPq.

Maria Edilene de Paula Kobolt, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul/PUCRS

É professora de língua espanhola do Estado do RS e doutoranda em Letras - Teoria Literária pela PUCRS. Integrante do Núcleo de Estudos sobre Tecnologias na Educação - NETE/UNILASALLE/CNPq.

Adilson Cristiano Habowski, Universidade La Salle/UNILASALLE

Doutorando em Educação da Universidade La Salle – UNILASALLE, Canoas/RS. Bolsista da CAPES e membro do grupo de pesquisa NETE/CNPq.

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Publicado

2022-05-20

Como Citar

Conte, E., Kobolt, M. E. de P., & Habowski, A. C. (2022). Leitura e escrita na cultura digital. Educação, 47(1), e33/ 1–30. https://doi.org/10.5902/1984644443953