<b> Formação de professores para o programa de Filosofia com crianças na escola </b>

Autores

  • Amarildo Luiz Trevisan
  • Catia Piccolo Viero
  • Elaine Conte

Resumo

O artigo visa a relatar as reflexões surgidas a partir da implementação de um projeto de pesquisa e extensão do CE/UFSM, objetivando a reconstrução da metodologia de educação para o pensar, a partir da realização de uma experiência em quatro escolas municipais de Santa Maria - RS/Brasil. A crítica desconstrutiva ao ensino de Filosofia faz com que a disciplina perca as certezas procedimentais da via oferecida pela metafísica da subjetividade. Por isso, torna-se necessário repensar a práxis filosófica nas escolas, para além do contexto de crise do paradigma epistemológico dominante na modernidade, o qual funciona como alicerce da prática pedagógica moderna. As idéias de Lipman, Habermas e Paulo Freire auxiliam a repensar a formação filosófica de professores, promovendo a necessária inserção crítica da Filosofia na escola básica. Palavras-chave: metodologia, Filosofia, formação de professores.

Biografia do Autor

Amarildo Luiz Trevisan

Professor do Programa de Pós-Graduação em Educação-CE/UFSM, coordenador do Grupo de Pesquisa Formação Cultural, Hermenêutica e Educação - CNPq (Home Page www.ufsm.br/filosofiaform).

Downloads

Como Citar

Trevisan, A. L., Viero, C. P., & Conte, E. (2011). <b> Formação de professores para o programa de Filosofia com crianças na escola </b>. Educação, 27(2). Recuperado de https://periodicos.ufsm.br/reveducacao/article/view/4439

Edição

Seção

Dossiê: Filosofia e Ensino