<b> A educação da sensibilidade humana pelas imagens estéticas </b>

Autores

  • Amarildo Luiz Trevisan

Resumo

O texto propõe investigar os impactos gerados pela concepção unilateral da racionalidade na formação cultural e suas perspectivas de reversão, analisando o ponto de vista de Adorno que acredita no poder de sensibilização humana pelas imagens estéticas. A reflexão parte do status concedido por Adorno à estética, como dimensão capaz de produzir a reconciliação do homem com a natureza, para investigar a virada promovida pela teoria da ação comunicativa no conceito de formação cultural, transformado em formação da opinião pública. A investigação é realizada a partir de uma leitura de imagens que enfatizam o sentido expressivo do conceito de formação cultural (Bildung) nos fundamentos da educação. Com isso, pretende-se retirar o tema do aprisionamento teórico a que ficou submetido nos recentes posicionamentos sobre o assunto, auxiliando a tentativa da teoria da ação comunicativa, que visa a potencializar as demandas reprimidas no discurso da modernidade, mas que necessita de complementações principalmente no âmbito da estética. Palavras chaves: formação cultural, imagens, fundamentos da educação.

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Como Citar

Trevisan, A. L. (2011). <b> A educação da sensibilidade humana pelas imagens estéticas </b>. Educação, 27(2). Recuperado de https://periodicos.ufsm.br/reveducacao/article/view/4457

Edição

Seção

Dossiê: Filosofia e Ensino