Performances da cultura contemporânea

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/1984644447888

Palavras-chave:

Formação cultural, Estética, Hermenêutica.

Resumo

Este artigo tem a intenção de refletir sobre a possibilidade de compreensão dos efeitos das imagens da formação cultural na prática educativa, a fim de construir significações contextualizadas com o mundo da vida. O trabalho oriundo de pesquisa teórico-bibliográfica propõe, por intermédio do diagnóstico da formação cultural, de Adorno, da Teoria da Ação Comunicativa, de Jürgen Habermas, e da incorporação dos aportes da estética, da semiótica e da hermenêutica, conferir uma nova moldura à discussão pedagógica, frente a performances da cultura atual. A pragmática da linguagem, ancorada na intersubjetividade da compreensão, pode auxiliar o sujeito a libertar-se das coações metafísicas, do condicionamento mercadológico, da racionalização e a desvendar sentidos, valores e significados que orientam sua ação ética no mundo. Nessa perspectiva, é possível alcançar, por um lado, uma educação orientada para o entendimento comunicativo e compromissada com o uso público da razão; e, por outro, o refinamento do gosto estético do educando sobre a comunicação imagética. Acredita-se, portanto, que a ação educativa, por meio de intervenções contextualizadas com o mundo vivido, abre a possibilidade para a pluralidade, para a alteridade e o reconhecimento do outro, no sentido de promover o respeito às diferenças e ao gosto, considerando a singularidade dos valores advindos do cotidiano.

Biografia do Autor

Cristiane Ludwig Araújo, Instituto Federal de Farroupilha - Campus São Borja/Rio Grande do Sul, Brasil.

Graduada em Pedagogia no Centro de Educação da Universidade Federal de Santa Maria - 2004 (CE/UFSM). Bolsista PIBIC/CNPq 2002-2004. Mestre em Educação do Programa de Pós-Graduação em Educação - 2007 (CE/UFSM). Bolsista Demanda Social - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal em Nível Superior (CAPES) - 2006-2007. Doutora em Educação do Programa de Pós-Graduação em Educação - 2013 (CE/UFSM), Linha de Pesquisa: Formação de Professores, Saberes e Desenvolvimento Profissional. Bolsista Demanda Social - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal em Nível Superior (CAPES) - 2009-2013. Professora Substituta do Departamento de Fundamentos da Educação - 2008-2010 (CE/UFSM). Tutora do Curso de Especialização em Gestão Educacional - 2008 (UAB/EAD). Orientadora do Curso de Especialização em Gestão Educacional 2009-2015 (UAB/EAD). Docente no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Farroupilha - Campus São Borja. 

Ana Luiza Ruschel Nunes, Programa de Pós- Graduação em Educação da Universidade Estadual de Ponta Grossa, Paraná, Brasil

Graduação: Educação Artística(1976) e graduação em Artes Plásticas pela Universidade Federal de Santa Maria/RS (1981), Mestrado em Educação pela Universidade Federal de Santa Maria/RS (1990) e Doutorado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas/UNICAMP/SP (1997). Pós-Doutorado- Programa de Pós -Graduação em Artes Visuais-PPGAV/CEART,da Universidade do Estado de Santa Catarina/SC(2016-2017l).Professora da Graduação em Educação Artística; Desenho e Plástica e Artes Visuais -CAL/UFSM(1990-2004), no Curso de Pedagogia e no Curso de Educação Especial -CE(1987-2004) e do Pós - Graduação em Educação da UFSM/Santa Maria/RS(1998-2008). Vice-Diretora do Centro de Educação (1988-2006). Atualmente,professora doutora associado e atua no mestrado e doutorado do Programa de Pós - Graduação em Educação, no Departamento de Artes e no Curso de Artes Visuais, UEPG. Chefe do Departamento de Artes/UEPG/PR (2009-2011). É membro da ANPAP- Associação Nacional de Pesquisadores em Artes Plásticas.Vice-Presidente da Federação dos Arte/Educadores do Brasil- FAEB ( Gestão 2013 -2014), Presidente da Federação dos Arte/Educadores do Brasil- FAEB ( Gestão 2015-2016); Representante da FAEB no Consejo Latinoamericano de Educación por el Arte (CLEA);Coordenadora do Projeto PIBID, Edital 02/2009 e do projeto PIBID 061 (2013) da UEPG/PR. Tem experiência na área de Arte- ênfase em Artes Visuais e Área da Educação, nos seguintes temas: Educação e Artes Visuais; Formação de Professores; Educação, Arte e Inclusão;Pesquisa em:Artes Visuais e poética, Imagem e leitura; Educação, Arte, Tecnologia; Ensino e aprendizagem; Arte na Pedagogia, Experiência estética e Arte; Políticas Públicas e Artes. Autobiografia e história de vida.

Amarildo Luiz Trevisan, Professor Doutor do Programa de Pós-Graduação em Educação do Centro de Educação da Universidade Federal de Santa Maria.

Professor Doutor do Programa de Pós-Graduação em Educação do Centro de Educação da Universidade Federal de Santa Maria e Pesquisador do CNPq.

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Publicado

2022-02-24 — Atualizado em 2022-03-08

Versões

Como Citar

Araújo, C. L., Nunes, A. L. R., & Trevisan, A. L. (2022). Performances da cultura contemporânea. Educação, 47(1), e11/ 1–18. https://doi.org/10.5902/1984644447888 (Original work published 24º de fevereiro de 2022)

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