Performances da cultura contemporânea
DOI:
https://doi.org/10.5902/1984644447888Palavras-chave:
Formação cultural, Estética, Hermenêutica.Resumo
Este artigo tem a intenção de refletir sobre a possibilidade de compreensão dos efeitos das imagens da formação cultural na prática educativa, a fim de construir significações contextualizadas com o mundo da vida. O trabalho oriundo de pesquisa teórico-bibliográfica propõe, por intermédio do diagnóstico da formação cultural, de Adorno, da Teoria da Ação Comunicativa, de Jürgen Habermas, e da incorporação dos aportes da estética, da semiótica e da hermenêutica, conferir uma nova moldura à discussão pedagógica, frente a performances da cultura atual. A pragmática da linguagem, ancorada na intersubjetividade da compreensão, pode auxiliar o sujeito a libertar-se das coações metafísicas, do condicionamento mercadológico, da racionalização e a desvendar sentidos, valores e significados que orientam sua ação ética no mundo. Nessa perspectiva, é possível alcançar, por um lado, uma educação orientada para o entendimento comunicativo e compromissada com o uso público da razão; e, por outro, o refinamento do gosto estético do educando sobre a comunicação imagética. Acredita-se, portanto, que a ação educativa, por meio de intervenções contextualizadas com o mundo vivido, abre a possibilidade para a pluralidade, para a alteridade e o reconhecimento do outro, no sentido de promover o respeito às diferenças e ao gosto, considerando a singularidade dos valores advindos do cotidiano.
Referências
ADORNO, Theodor. Teoria Estética. Lisboa: Edições 70, 1970.
ADORNO, Theodor. Teoria da semicultura. Educação & Sociedade, ano XVII, p. 388-411, 1996.
ADORNO, Theodor; HORKHEIMER, Max. Dialética do esclarecimento. Rio de Janeiro: Zahar, 1985.
BELLONI, Maria Luiza. A formação na sociedade do espetáculo: gênese e atualidade do conceito. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, n. 22, p. 121-136, jan./abr. 2003.
GADAMER, Hans-Georg. Estética y hermenéutica. Tradução de Antonio Gómez Ramos. Madrid: Tecnos, 1988.
HABERMAS, Jürgen. Pensamento pós-metafísico. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 1990.
HERMANN, Nadja. Ética e estética: horizonte em deslocamento. Veritas, Porto Alegre, v. 50, n. 2, p. 343-370, 2004.
HERMANN, Nadja. Hermenêutica e Educação. Rio de Janeiro: DP&A, 2002a.
JAMESON, Frederic. A cultura do dinheiro: ensaios sobre a globalização. Tradução de Maria Elisa Cevasco e Marcos César de Paulo Soares. Petrópolis: Vozes, 2001.
JAMESON, Frederic. Reificação e utopia na cultura de massas. In: JAMESON, Frederic. (org.). As marcas do visível. Rio de Janeiro: Graal, 1995. p. 9-35.
LYOTARD, Jean-François. O pós-moderno. Tradução de Ricardo Correia Barbosa. 3. ed. Rio de Janeiro: José Olympio, 1988.
NÓVOA, Antônio. Relação escola e sociedade: novas respostas para um velho problema. In.: SERBINO, Raquel Volpato (et. al.) (Orgs.). Formação de profesores. São Paulo: UNESP, 1998, p. 19-40.
SELIGMANN-SILVA, Marcio. Estética e política, memória e esquecimento: novos desafios na era do Mal de Arquivo. Remate de Males, Campinas, v. 29, p. 271-281, 2009.
SELIGMANN-SILVA, Marcio. Sobre o anarquivamento - um encadeamento a partir de Walter Benjamin. Revista Poiesis, Niterói, n. 24, p. 35-58, dez. 2014.
SUBIRATS, Eduardo. A cultura como espetáculo. Tradução de Eduardo Brandão. São Paulo: Nobel, 1989.
TREVISAN, Amarildo Luiz. Pedagogia das imagens culturais: da formação cultural à formação da opinião pública. Ijuí: UNIJUÍ, 2002.
Publicado
Versões
- 2022-03-08 (2)
- 2022-02-24 (1)
Como Citar
Edição
Seção
Licença
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International (CC BY-NC 4.0)
Declaramos o artigo _______________________________ a ser submetido para avaliação o periódico Educação (UFSM) é original e inédito, assim como não foi enviado para qualquer outra publicação, como um todo ou uma fração.
Também reconhecemos que a submissão dos originais à Revista Educação (UFSM) implica na transferência de direitos autorais para publicação digital na revista. Em caso de incumprimento, o infrator receberá sanções e penalidades previstas pela Lei Brasileira de Proteção de Direitos Autorais (n. 9610, de 19/02/98).
_______________________________________________________
Nome completo do primeiro autor
CPF ________________