<b> As artes visuais e a formação do pedagogo - anos iniciais: uma investigação no curso de pedagogia - CE/UFSM </b>

Autores

  • Andreia Weiss Faculdade de Vila Velha -UNIVILA
  • Ana Luiza Ruschel Nunes UFSM

Palavras-chave:

Teachers Training, Pedagogy Course, Visual Arts, UFSM.

Resumo

Este artigo objetiva discutir sobre como ocorre a formação inicial do professor dos anos iniciais em relação ao Ensino das Artes Visuais, tendo em vista sua atuação no Ensino Fundamental no estágio supervisionado, para levantar discussões sobre a atual formação e ação dos futuros profissionais da Educação do Curso de Pedagogia CE/UFSM. Dessa forma, utilizou-se a abordagem qualitativa, descritiva e interpretativa crítica na perspectiva dialética, por compreender a importância da totalidade do fenômeno em estudo e suas contradições. A coleta de dados se configurou por meio de análise documental, observações, diário de campo, entrevista semi-estruturada com os acadêmicos do Curso de Pedagogia - Anos Iniciais e com as professoras, com formação em artes visuais, atuantes no ensino superior. Verificou-se que a formação inicial de professores no curso de Pedagogia da UFSM, no que se refere ao ensino das artes visuais, apresenta lacunas e questões positivas, que são pontuadas nessa investigação. Por isso a formação inicial precisa de reflexão e aprofundamento no que se refere ao repertório de saberes, em especial dos saberes disciplinares de artes visuais, igualmente nos demais saberes pedagógicos e curriculares; além disso, o ensino de arte no curso de Pedagogia não estabelece uma relação teórico-prática entre o que é ensinado na academia e sua relação com a realidade dos saberes escolares. Ainda, os acadêmicos trazem consigo estereótipos e modelos de como ensinar e de como ser professor de Artes, baseando-se em sua vida escolar e em suas vivências em Arte.

Palavras–chave: Formação de Professores. Curso de Pedagogia. Artes Visuais. UFSM.

Downloads

Como Citar

Weiss, A., & Nunes, A. L. R. (2010). <b> As artes visuais e a formação do pedagogo - anos iniciais: uma investigação no curso de pedagogia - CE/UFSM </b>. Educação, 31(2). Recuperado de https://periodicos.ufsm.br/reveducacao/article/view/1567

Edição

Seção

Dossiê: Educação e Artes Visuais

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)