<b> As artes visuais e a formação do pedagogo - anos iniciais: uma investigação no curso de pedagogia - CE/UFSM </b>
Palabras clave:
Teachers Training, Pedagogy Course, Visual Arts, UFSM.Resumen
Este artigo objetiva discutir sobre como ocorre a formação inicial do professor dos anos iniciais em relação ao Ensino das Artes Visuais, tendo em vista sua atuação no Ensino Fundamental no estágio supervisionado, para levantar discussões sobre a atual formação e ação dos futuros profissionais da Educação do Curso de Pedagogia CE/UFSM. Dessa forma, utilizou-se a abordagem qualitativa, descritiva e interpretativa crítica na perspectiva dialética, por compreender a importância da totalidade do fenômeno em estudo e suas contradições. A coleta de dados se configurou por meio de análise documental, observações, diário de campo, entrevista semi-estruturada com os acadêmicos do Curso de Pedagogia - Anos Iniciais e com as professoras, com formação em artes visuais, atuantes no ensino superior. Verificou-se que a formação inicial de professores no curso de Pedagogia da UFSM, no que se refere ao ensino das artes visuais, apresenta lacunas e questões positivas, que são pontuadas nessa investigação. Por isso a formação inicial precisa de reflexão e aprofundamento no que se refere ao repertório de saberes, em especial dos saberes disciplinares de artes visuais, igualmente nos demais saberes pedagógicos e curriculares; além disso, o ensino de arte no curso de Pedagogia não estabelece uma relação teórico-prática entre o que é ensinado na academia e sua relação com a realidade dos saberes escolares. Ainda, os acadêmicos trazem consigo estereótipos e modelos de como ensinar e de como ser professor de Artes, baseando-se em sua vida escolar e em suas vivências em Arte.Palavras–chave: Formação de Professores. Curso de Pedagogia. Artes Visuais. UFSM.
Descargas
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International (CC BY-NC 4.0)
Declaramos o artigo _______________________________ a ser submetido para avaliação o periódico Educação (UFSM) é original e inédito, assim como não foi enviado para qualquer outra publicação, como um todo ou uma fração.
Também reconhecemos que a submissão dos originais à Revista Educação (UFSM) implica na transferência de direitos autorais para publicação digital na revista. Em caso de incumprimento, o infrator receberá sanções e penalidades previstas pela Lei Brasileira de Proteção de Direitos Autorais (n. 9610, de 19/02/98).
_______________________________________________________
Nome completo do primeiro autor
CPF ________________