<b> ALFABETIZAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: UMA REFLEXÃO</b>

Autores

  • Maria Berenice Weiss Machado
  • Ana Luiza Ruschel Nunes

Resumo

Este estudo, tem como propósito, refletir de forma crítica, a alfabetização de jovens e adultos, tendo presente o contexto histórico que estamos vivendo e o perfil do trabalhador frente às novas bases tecnológicas do mundo globalizado, que exigem a formação de um homem autônomo, crítico e reflexivo. Para atingir esse objetivo, efetivou-se uma pesquisa histórica de caráter bibliográfico. Num primeiro momento, faz-se um histórico da alfabetização no Brasil; num segundo momento, enfatiza-se o financiamento da educação básica no Brasil (1549-1996); num terceiro momento, aborda-se a alfabetização de jovens e adultos: perspectivas de um currículo; num quarto momento discorre-se sobre a alfabetização de adultos na concepção de Paulo Freire. Por fim, tece-se algumas considerações finais.

Biografia do Autor

Maria Berenice Weiss Machado

Pós-graduanda em Educação – Área de concentração séries iniciais. URI - São Luiz Gonzaga

Ana Luiza Ruschel Nunes

Professora Dra. em Educação – CE/UFSM

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Como Citar

Machado, M. B. W., & Nunes, A. L. R. (2012). <b> ALFABETIZAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: UMA REFLEXÃO</b>. Educação, 47–60. Recuperado de https://periodicos.ufsm.br/reveducacao/article/view/3682

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