A arte-educação no ensino médio: desafios à formação estética

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/1984644432158

Palavras-chave:

Formação Estética, Arte-Educador, Sociedade Administrada.

Resumo

O artigo busca compreender e refletir, por meio de uma abordagem hermenêutica, a atuação do arte-educador do ensino médio diante das condicionantes da sociedade administrada, a partir das percepções dos professores de arte das escolas públicas do Distrito Federal. Para tal foi aplicado um questionário para identificar os desafios desses profissionais nas suas práticas de ensino, por exemplo as poucas horas-aula destinadas às aulas de arte, a incompatibilidade entre a formação específica do arte-educador na graduação e seu exercício polivalente na sala de aula e o não reconhecimento do trabalho em arte-educação perante seus pares e a sociedade. Os dados são discutidos a partir da teoria estética de Adorno (2008), que aponta a potencialidade crítica da arte e seu compromisso social na contemporaneidade. Estima‑se que, em uma perspectiva estética, a arte no ensino médio poderia se colocar como um espaço de formação para o espírito humano, em que a sensibilidade crítica não estivesse contra a ciência, mas vislumbrada como pertencente à integralidade do indivíduo e como forma de resistência diante da massificação sociocultural.

Biografia do Autor

Rafaella Lira de Vasconcelos, Secretaria de Estado e Educação do Distrito Federal

É doutoranda pelo Programa de Pós Graduação em Educação da Universidade de Brasília (2017), possui Mestrado em Educação pela Universidade de Brasília (2016), é graduada em Artes Cênicas pelo Instituto de Artes da Universidade de Brasília (2006) e especializada em orientação educacional (2010).Tem experiência na área de Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: pesquisa em educação, arte, educação artística, estética, filosofia da arte e formação de professores. É docente da Educação Básica na Secretaria de Estado e Educação do Distrito Federal e na Faculdade de Arte Dulcina de Moraes - FADM /Brasília onde leciona as disciplinas de Metodologia do Ensino de Arte para o Ensino Fundamental e Médio; Metodologia de Pesquisa e Filosofia da Arte. É estudante no grupo de pesquisa GRIECE - Grupo Regional e Internacional de Estudos Comparados na Educação, da Universidade de Brasília e no grupo de pesquisa Rede de Estudos e Pesquisas em Educação Superior - REPES, do(a) Universidade Federal do Rio Grande.

Catia Piccolo Viero Devechi, Universidade de Brasília

Professora do programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Educação da Universidade de Brasília. Graduada em Pedagogia com habilitação em pré-escola pela Universidade Federal de Santa Maria (2001), mestrado em Educação pela Universidade Federal de Santa Maria (2004), doutorado em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina (2008) e Pós-Doutorado em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Tem experiência na área de Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: pesquisa em educação, estudos comparados e formação de professores. É coordenadora do GRIECE - Grupo Regional e Internacional de Estudos Comparados em Educação; vice-coordenadora do REPES: Rede de Estudos e Pesquisas em Educação Superior; e pesquisadora do grupo: ?Formação Cultural, Hermenêutica e Educação", todos cadastrados no diretório de grupos do CNPq. Publicou diversos artigos em anais, livros e revistas de circulação nacional e internacional. Foi editora adjunta das Linhas Críticas - Revista da Faculdade de Educação da UnB (números 32 a 40 - 2011 a 2013). Membro do Comitê Gestor de Iniciação Científica (ProIC/DPP/UnB) de 2013-2016.

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Publicado

2018-10-01

Como Citar

Vasconcelos, R. L. de, & Devechi, C. P. V. (2018). A arte-educação no ensino médio: desafios à formação estética. Educação, 43(4), 741–756. https://doi.org/10.5902/1984644432158

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