A hermenêutica reconstrutiva na educação comparada: uma abordagem voltada para a aprendizagem com o “outro”
DOI:
https://doi.org/10.5902/1984644464914Palavras-chave:
Hermenêutica, Pesquisa qualitativa, Intersubjetividade.Resumo
O artigo objetiva apresentar as contribuições da abordagem hermenêutica reconstrutiva aos estudos comparados em educação. Parte da compreensão da hermenêutica filosófica de Gadamer, passa pela leitura reconstrutiva da hermenêutica com base no pensamento habermasiano, para discutir a educação comparada numa perspectiva de aprendizagem com o “outro”. O debate fundamenta-se na compreensão de que a hermenêutica reconstrutiva se constitui como uma importante estratégia de troca discursiva entre unidades de comparação, na qual o “outro” não apenas auxilia na compreensão, mas contribui no tratamento argumentativo dos problemas. Uma possibilidade de pesquisa a ser construída não apenas por sentidos interpretativos alcançados de forma singular, mas pela força do argumento racional diante do “outro” e dos pares.
Referências
CARVALHO, Elma Júlia G. Estudos comparados em educação: novos enfoques teórico-metodológicos. Acta Scientiarum Education, Maringá: EDUEM, v. 36, n.1, 2014.
DEVECHI, Cátia Piccolo Viero; TREVISAN, Amarildo. Abordagens na formação de professores: uma reconstrução aproximativa do campo conceitual. Revista Brasileira de Educação v. 16 n. 47 maio-ago. 2011.
DEVECHI, Cátia Piccolo Viero; TAUCHEN, Gionara; TREVISAN, Amarildo Luiz. A figura do outro na educação comparada: uma perspectiva de aprendizagem comunicativa. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, v. 23, 2018.
DEVECHI, Cátia Piccolo Viero; TAUCHEN, Gionara. O futuro da educação comparada: Das interpretações de mundo à comunicação com o outro? 37ª Reunião Nacional da ANPEd, UFSC – Florianópolis. 04 a 08 de outubro, 2015.
DEVECHI, Cátia Piccolo Viero; TREVISAN, Amarildo. Sobre a proximidade do senso comum das pesquisas qualitativas em educação: positividade ou simples decadência? Revista Brasileira de Educação. v. 15, n. 43, p. 148-161, 2010.
FERREIRA, António Gomes. O sentido da educação comparada: uma compreensão sobre a construção de uma identidade. In: Martinez, S. A.; Souza, D. B. (Orgs.). Educação comparada: Rotas de Além-Mar. São Paulo: Xamã, 2009.
FRANCO, Maria Ciavatta. Quando nós somos o outro: Questões teórico-metodológicas sobre os estudos comparados. Educação & Sociedade, ano XXI, nº 72. Agosto/2000.
GADAMER, Hans-Georg. Verdade e método: Traços fundamentais de uma hermenêutica filosófica. Tradução de Flávio Paulo Meurer. Revisão da tradução de Ênio Paulo Giachini. 3ª Edição. Petrópolis, RJ: Vozes, 1999.
GADAMER, Hans-Georg. Retrospectiva dialógica à obra reunida e sua história de efetuação: entrevista de Jean Grodin a H.-G. Gadamer. In: ALMEIDA, Custódio L.; FLICKINGER, Hans-Georg; ROHDEN, Luiz (Org.). Hermenêutica filosófica: nas trilhas de Hans-Georg Gadamer. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2000.p. 203-219
GADAMER, Hans-Georg. Hermenêutica em retrospectiva: Heidegger em retrospectiva. Petrópolis, RJ: Vozes, 2009.
HABERMAS, Jürgen. Conhecimento e Interesse. Introdução e Tradução de José N. Heck. Revisão de Gustavo Bayer. Zahar Editores. Rio de Janeiro, 1982.
HABERMAS, Jürgen. Consciência Moral e Agir Comunicativo. Tradução de Guido A. de Almeida. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 1989.
HABERMAS, Jürgen. Dialética e Hermenêutica. Tradução de Álvaro Valls. Porto Alegre: L&PM, 1987.
HABERMAS, Jürgen. Para a Reconstrução do Materialismo Histórico. Tradução de Carlos Nelson Coutinho. São Paulo: Editoria Brasiliense S.A., 1983.
HABERMAS, Jürgen. Teoría de la Acción Comunicativa, I: Racionalidad de la Acción y Racionalización social. Madrid: Taurus, 2003.
HABERMAS, Jürgen. Teoría de la Acción Comunicativa, II: Crítica de la Razón Funcionalista. Madrid: Taurus, 2003a.
HABERMAS, Jürgen. Verdade e Justificação: Ensaios Filosóficos. Edições Loyola: São Paulo – Brasil, 2004.
HERMANN, Nadja. Hermenêutica e Educação (O que você precisa saber sobre...). Rio de Janeiro: DP&A, 2002.
HERMANN, Nadja. Pesquisa educacional e filosofia da educação: busca de permeabilidade. Reunião Científica Regional da Anped: Educação, movimentos sociais e políticas governamentais. XI ANPED Sul – UFPR – Curitiba/Paraná, 24 a 27 de junho de 2016.
MALET, Régis. Do Estado-nação ao espaço-mundo: as condições históricas da renovação da educação comparada. Educação & Sociedade, Campinas: CEDES, v. 25, n. 89, 2004.
NOBRE, Marcos; REPA, Luiz (Orgs.). Breve Apresentação. In. Habermas e a Reconstrução: Sobre a Categoria Central da Teoria Crítica Habermasiana, 2020.
NÓVOA, Antônio. Modelo de Educação Comparada: O campo e o mapa. In. SOUZA, Donaldo Bello; MARTÍNEZ, Sílvia Alicia (ORG.). Educação Comparada: Rotas de Além-Mar. Editora Xamã, São Paulo, 2010, 513 p.
REPA, Luiz. A Transformação da Filosofia em Jürgen Habermas: Os papéis de Reconstrução, Interpretação e Crítica. São Paulo: Singular; Esfera Pública, 2008.
STEIN, E. Dialética e Hermenêutica: uma controvérsia sobre método e filosofia. In: HABERMAS, Jürgen. Dialética e Hermenêutica. São Paulo: L&PM, 1987, p.98-134.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Educação (UFSM)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International (CC BY-NC 4.0)
Declaramos o artigo _______________________________ a ser submetido para avaliação o periódico Educação (UFSM) é original e inédito, assim como não foi enviado para qualquer outra publicação, como um todo ou uma fração.
Também reconhecemos que a submissão dos originais à Revista Educação (UFSM) implica na transferência de direitos autorais para publicação digital na revista. Em caso de incumprimento, o infrator receberá sanções e penalidades previstas pela Lei Brasileira de Proteção de Direitos Autorais (n. 9610, de 19/02/98).
_______________________________________________________
Nome completo do primeiro autor
CPF ________________