A hermenêutica reconstrutiva na educação comparada: uma abordagem voltada para a aprendizagem com o “outro”

Autori

DOI:

https://doi.org/10.5902/1984644464914

Parole chiave:

Hermenêutica, Pesquisa qualitativa, Intersubjetividade.

Abstract

O artigo objetiva apresentar as contribuições da abordagem hermenêutica reconstrutiva aos estudos comparados em educação. Parte da compreensão da hermenêutica filosófica de Gadamer, passa pela leitura reconstrutiva da hermenêutica com base no pensamento habermasiano, para discutir a educação comparada numa perspectiva de aprendizagem com o “outro”. O debate fundamenta-se na compreensão de que a hermenêutica reconstrutiva se constitui como uma importante estratégia de troca discursiva entre unidades de comparação, na qual o “outro” não apenas auxilia na compreensão, mas contribui no tratamento argumentativo dos problemas. Uma possibilidade de pesquisa a ser construída não apenas por sentidos interpretativos alcançados de forma singular, mas pela força do argumento racional diante do “outro” e dos pares.

Biografie autore

Aldenora Conceição de Macedo, Universidade de Brasília - UnB

Doutoranda em Educação pela UnB. Mestra em Educação em Direitos Humanos e Cidadania - UnB. Especialista em Direitos Humanos da Criança e do Adolescente - UFG, Especialista em Educação para a Diversidade, Cidadania e Direitos Humanos - UFG, Especialista em Gestão de Políticas Públicas em Gênero e Raça - UnB, Especialista em Gestão Escolar - UnB, Licenciada em Pedagogia. Professora no Governo do Distrito Federal. 

Cátia Piccolo Viero Devechi, Universidade de Brasília - UnB

Professora associada do programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Educação da Universidade de Brasília. Graduada em Pedagogia com habilitação em pré-escola pela Universidade Federal de Santa Maria (2001), mestrado em Educação pela Universidade Federal de Santa Maria (2004), doutorado em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina (2008) e Pós-Doutorado em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. 

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Pubblicato

2022-11-21

Come citare

Macedo, A. C. de, & Devechi, C. P. V. (2022). A hermenêutica reconstrutiva na educação comparada: uma abordagem voltada para a aprendizagem com o “outro”. Educação, 47(1), e104/1–23. https://doi.org/10.5902/1984644464914