<b> Formação de professores para o programa de Filosofia com crianças na escola </b>
Résumé
O artigo visa a relatar as reflexões surgidas a partir da implementação de um projeto de pesquisa e extensão do CE/UFSM, objetivando a reconstrução da metodologia de educação para o pensar, a partir da realização de uma experiência em quatro escolas municipais de Santa Maria - RS/Brasil. A crítica desconstrutiva ao ensino de Filosofia faz com que a disciplina perca as certezas procedimentais da via oferecida pela metafísica da subjetividade. Por isso, torna-se necessário repensar a práxis filosófica nas escolas, para além do contexto de crise do paradigma epistemológico dominante na modernidade, o qual funciona como alicerce da prática pedagógica moderna. As idéias de Lipman, Habermas e Paulo Freire auxiliam a repensar a formação filosófica de professores, promovendo a necessária inserção crítica da Filosofia na escola básica. Palavras-chave: metodologia, Filosofia, formação de professores.
Téléchargements
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International (CC BY-NC 4.0)
Declaramos o artigo _______________________________ a ser submetido para avaliação o periódico Educação (UFSM) é original e inédito, assim como não foi enviado para qualquer outra publicação, como um todo ou uma fração.
Também reconhecemos que a submissão dos originais à Revista Educação (UFSM) implica na transferência de direitos autorais para publicação digital na revista. Em caso de incumprimento, o infrator receberá sanções e penalidades previstas pela Lei Brasileira de Proteção de Direitos Autorais (n. 9610, de 19/02/98).
_______________________________________________________
Nome completo do primeiro autor
CPF ________________