Reflexiones sobre la comprensión lectora en videoclases durante la enseñanza remota

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.5902/1984644488845

Palabras clave:

Videoclase, Comprensión lectora, Educación elemental

Resumen

La investigación tuvo como objetivo evaluar si las actividades de lectura cubiertas en las videoclases proporcionan, desde una perspectiva psicolinguística, un enfoque significativo en relación con el procesamiento de la lectura y la conciencia de estrategias metacognitivas. Para ello, se analizaron videoclases de TV Escola Curitiba, en el canal YouTube, del 5º año de la Enseñanza Primaria, de la Secretaría Municipal de Educación de Curitiba, en un intento de responder a la pregunta: durante las videoclases, los materiales ¿El utilizado tuvo potencial para promover la comprensión lectora, teniendo en cuenta aspectos relacionados con las estrategias lectoras y los niveles de competencia? La investigación se basó en los aspectos psicolinguísticos reseñados por Solé (1998), quien destacó la importancia de los conocimientos previos, la competencia de la memoria cognitiva y metacognitiva y las estrategias lectoras (antes, durante y después). Se consideraron los enfoques cognitivos y sociocognitivos de la lectura propuestos por Kleiman (2004; 2016), Liberato y Fulgêncio (2022), entre otros autores. El análisis también fue apoyado por documentos de parametrización, como el currículo de Curitiba y el BNCC. A través de un enfoque cualitativo-interpretivista, la investigación buscó comprender los datos en su contexto sociohistórico-social, mapeando y analizando las estrategias de lectura utilizadas en las videoclases, así como reflexionar sobre las formas de producción del conocimiento científico adquirido a lo largo del proceso. curso de investigación (Moita Lopes, 1994). Los resultados mostraron que la organización de videoclases contribuye al desarrollo de la comprensión lectora desde una perspectiva psicolinguística, especialmente para la formación de docentes que trabajan en los años iniciales de Educación Básica, con el fin de convertir a sus estudiantes en lectores críticos y competentes.

Biografía del autor/a

Luciana Schuartz Brandt, Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Mestra em Estudos de Linguagens pela UTFPR (2021-2023), na linha Multiletramentos, discurso e processos de produção de sentido. Especialista em Educação e Novas Tecnologias (2019) e graduada em Pedagogia pelo Centro Universitário Internacional UNINTER (2017). Graduada em Comunicação Institucional pela UFPR (2016). Especialista em Desenvolvimento Editorial com Ênfase em Materiais Didáticos pela PUCPR (2010). Especialista Gestão Escolar pela UNICID (2010). Graduada em Letras Português pela PUCPR (2008). Lecionou Língua Portuguesa, Literatura e Produção Textual no Ensino Fundamental (anos finais) e no Ensino Médio, em instituições públicas e privadas do Estado do Paraná. Trabalhou como revisora de textos em materiais didáticos do Ensino Superior na modalidade EAD. Também atuou como Editora de Texto na Editora Positivo. Já trabalhou na Educação de Jovens e Adultos (Ensino Fundamental II e Médio), com Língua Portuguesa, Literatura e Produção de Texto, na rede pública estadual de ensino e como Articuladora Pedagógica da EJA, na rede municipal de Educação de Curitiba (2015-2017). Atuou no Ensino Fundamental I (anos iniciais), em especial, com o 4.º e 5.º anos. Também trabalhou como Alfabetizadora de Língua Portuguesa, com assessoramento pedagógico aos professores nas unidades escolares do município de Curitiba e como docente nos cursos de formação continuada para professores das séries iniciais, com ênfase em Alfabetização e Letramento. Também atuou no Departamento de Ensino Fundamental, na equipe de Língua Portuguesa, como formadora da equipe alfabetizadores e dos docentes dos anos finais da Educação Básica, e como co-autora de materiais de Alfabetização e Língua Portuguesa destinados à formação de professores da Rede Municipal de Educação de Curitiba. Participou dos planejamentos e gravações das videoaulas para o 5.º ano do Ensino Fundamental durante o período pandêmico. Atualmente, atuo no Núcleo de Mídias Educacionais na Secretaria Municipal da Educação.

Paula Ávila Nunes, Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Possui graduação em Licenciatura em Letras (Português/Inglês) e doutorado em Estudos da Linguagem pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), especialidade Estudos do Texto e do Discurso. Realizou estágio pós-doutoral na mesma Instituição, como bolsista CAPES/REUNI, com o projeto "A especificidade da enunciação escrita e suas implicações pedagógicas: uma contribuição para o ensino de leitura e produção textual em nível acadêmico". Atualmente, é professora associada de Língua Portuguesa e Linguística do Departamento Acadêmico de Linguagem e Comunicação (DALIC) da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), onde é orientadora de Estágios Obrigatórios em Língua Portuguesa e de Trabalhos de Conclusão de Curso. É professora do quadro permanente do Programa de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem da UTFPR, na área de concentração de Linguagem e Tecnologia, sendo também orientadora de mestrado na linha de pesquisa Materialidades do sentido e suas tecnologias. Tem experiência na área de Lingüística, com ênfase em Lingüística da Enunciação, sobretudo em sua relação com tradução e o ensino de língua e de produção textual, além de questões epistemológicas que permeiam as diferentes teorias que tomam o discurso e a enunciação como objeto. Também atua no âmbito de Língua Portuguesa, com interesse maior em ensino e avaliação discente.

Citas

BITTENCOURT, Zoraia Aguiar; CARVALHO, Rodrigo Saballa de; JUHAS, Sílvia; SCHWARTZ, Suzana. A compreensão leitora nos anos iniciais: reflexões e propostas de ensino. Petrópolis: Vozes, 2015.

BORGES, Ana Gabriela Simões; ASSAGRA, Andressa Grilo; ALDA, Clarice Guterres Lópes de. (Orgs.). Leitura: o mundo além das palavras. Curitiba: Instituto RPC, 2010.

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: DF, 2017.

BRASIL. Ministério da Educação. Relatório de resultados do Saeb 2019: 5.º e 9.º anos do Ensino Fundamental e séries finais do Ensino Médio. Brasília: DF, 2022.

COSCARELLI, Carla Viana. (Org.). Tecnologias para aprender. São Paulo: Parábola Editorial, 2016.

CURITIBA. Secretaria Municipal da Educação. Currículo do Ensino Fundamental: diálogos com a BNCC da Secretaria Municipal de Educação de Curitiba - 1.º ao 9.º ano. Curitiba: SME, 2020.

FLICK, Uwe. Qualidade na pesquisa qualitativa. Tradução de Roberto Cataldo Costa. Porto Alegre: Artmed, 2009.

KALANTZIS, Mary; COPE, Bill; PINHEIRO, Petrilson. Letramentos. Campinas, SP: Ed. Unicamp, 2020.

KATO, Mary. O aprendizado da leitura. 3. ed. São Paulo: Martins Fontes, 1990.

KLEIMAN, Ângela. Oficina de leitura: teoria e prática. 16. ed. Campinas: Pontes Editores, 2016.

KOCH, Ingedore Villaça. O texto e a construção dos sentidos. 10. ed. São Paulo: Contexto, 2020.

KOCH, Ingedore Villaça; ELIAS, Vanda Maria. Ler e compreender: os sentidos do texto. 2. ed. São Paulo: Contexto, 2008.

LIBERATO, Yara; FULGÊNCIO, Lúcia. É possível facilitar a leitura: um guia para escrever claro. 2. ed. São Paulo: Contexto, 2022.

MOITA LOPES, Luiz Paulo. Pesquisa interpretativista em linguística aplicada: a linguagem como condição e solução. DELTA: São Paulo, 1994.

ROJO, Roxane. Letramentos múltiplos, escola e inclusão social. São Paulo: Parábola Editorial, 2009.

SOARES, Ismar de Oliveira. Educomunicação: o conceito, o profissional, a aplicação. São Paulo: Paulinas, 2011.

SOLÉ, Isabel. Estratégias de leitura. Tradução de Claudia Schilling. 6. ed. Porto Alegre: Penso, 1998.

WOLF, Maryanne. O cérebro no mundo digital: os desafios da leitura na nossa era. São Paulo: Contexto, 2019.

Publicado

2025-07-03

Cómo citar

Brandt, L. S., & Nunes, P. Ávila. (2025). Reflexiones sobre la comprensión lectora en videoclases durante la enseñanza remota. Educación, 50(1), e89/1–22. https://doi.org/10.5902/1984644488845