Reflexões sobre a compreensão leitora em videoaulas durante o ensino remoto
DOI:
https://doi.org/10.5902/1984644488845Palavras-chave:
Videoaula, Compreensão leitora, Ensino FundamentalResumo
A pesquisa teve como objetivo avaliar se as atividades de leitura abordadas nas videoaulas propiciam, sob a perspectiva psicolinguística, uma abordagem significativa em relação ao processamento da leitura e à consciência das estratégias metacognitivas. Para tanto, foram analisadas videoaulas da TV Escola Curitiba, no canal do Youtube, do 5.º ano do Ensino Fundamental, da Secretaria Municipal da Educação de Curitiba, na tentativa de responder ao questionamento: durante as videoaulas, os materiais utilizados tinham potencial para promover a compreensão leitora, levando em consideração os aspectos relacionados às estratégias de leitura e aos níveis de proficiência? A pesquisa apoiou-se nos aspectos psicolinguísticos delineados por Solé (1998), que destacou a importância do conhecimento prévio, da competência cognitiva e metacognitiva da memória, e das estratégias de leitura (antes, durante e depois). As abordagens cognitivas e sociocognitivas da leitura propostas por Kleiman (2004; 2016), Liberato e Fulgêncio (2022), entre outros autores, foram consideradas. A análise também se respaldou nos documentos parametrizadores, como o currículo de Curitiba e a BNCC. Por meio de uma abordagem qualitativa-interpretativista, a investigação buscou compreender os dados em seu contexto sócio-histórico-social, mapeando e analisando as estratégias de leitura trabalhadas nas videoaulas, bem como refletir sobre as formas de produção de conhecimento científico adquiridos ao longo da pesquisa (Moita Lopes, 1994). Os resultados mostraram que a organização das videoaulas contribui para o desenvolvimento da compreensão leitora na perspectiva psicolinguística, especialmente para a formação dos docentes atuantes nos anos iniciais da Educação Básica, a fim de tornar seus estudantes leitores críticos e proficientes.
Referências
BITTENCOURT, Zoraia Aguiar; CARVALHO, Rodrigo Saballa de; JUHAS, Sílvia; SCHWARTZ, Suzana. A compreensão leitora nos anos iniciais: reflexões e propostas de ensino. Petrópolis: Vozes, 2015.
BORGES, Ana Gabriela Simões; ASSAGRA, Andressa Grilo; ALDA, Clarice Guterres Lópes de. (Orgs.). Leitura: o mundo além das palavras. Curitiba: Instituto RPC, 2010.
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: DF, 2017.
BRASIL. Ministério da Educação. Relatório de resultados do Saeb 2019: 5.º e 9.º anos do Ensino Fundamental e séries finais do Ensino Médio. Brasília: DF, 2022.
COSCARELLI, Carla Viana. (Org.). Tecnologias para aprender. São Paulo: Parábola Editorial, 2016.
CURITIBA. Secretaria Municipal da Educação. Currículo do Ensino Fundamental: diálogos com a BNCC da Secretaria Municipal de Educação de Curitiba - 1.º ao 9.º ano. Curitiba: SME, 2020.
FLICK, Uwe. Qualidade na pesquisa qualitativa. Tradução de Roberto Cataldo Costa. Porto Alegre: Artmed, 2009.
KALANTZIS, Mary; COPE, Bill; PINHEIRO, Petrilson. Letramentos. Campinas, SP: Ed. Unicamp, 2020.
KATO, Mary. O aprendizado da leitura. 3. ed. São Paulo: Martins Fontes, 1990.
KLEIMAN, Ângela. Oficina de leitura: teoria e prática. 16. ed. Campinas: Pontes Editores, 2016.
KOCH, Ingedore Villaça. O texto e a construção dos sentidos. 10. ed. São Paulo: Contexto, 2020.
KOCH, Ingedore Villaça; ELIAS, Vanda Maria. Ler e compreender: os sentidos do texto. 2. ed. São Paulo: Contexto, 2008.
LIBERATO, Yara; FULGÊNCIO, Lúcia. É possível facilitar a leitura: um guia para escrever claro. 2. ed. São Paulo: Contexto, 2022.
MOITA LOPES, Luiz Paulo. Pesquisa interpretativista em linguística aplicada: a linguagem como condição e solução. DELTA: São Paulo, 1994.
ROJO, Roxane. Letramentos múltiplos, escola e inclusão social. São Paulo: Parábola Editorial, 2009.
SOARES, Ismar de Oliveira. Educomunicação: o conceito, o profissional, a aplicação. São Paulo: Paulinas, 2011.
SOLÉ, Isabel. Estratégias de leitura. Tradução de Claudia Schilling. 6. ed. Porto Alegre: Penso, 1998.
WOLF, Maryanne. O cérebro no mundo digital: os desafios da leitura na nossa era. São Paulo: Contexto, 2019.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Educação

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International (CC BY-NC 4.0)
Declaramos o artigo _______________________________ a ser submetido para avaliação o periódico Educação (UFSM) é original e inédito, assim como não foi enviado para qualquer outra publicação, como um todo ou uma fração.
Também reconhecemos que a submissão dos originais à Revista Educação (UFSM) implica na transferência de direitos autorais para publicação digital na revista. Em caso de incumprimento, o infrator receberá sanções e penalidades previstas pela Lei Brasileira de Proteção de Direitos Autorais (n. 9610, de 19/02/98).
_______________________________________________________
Nome completo do primeiro autor
CPF ________________

