Reflexões sobre a compreensão leitora em videoaulas durante o ensino remoto
DOI :
https://doi.org/10.5902/1984644488845Mots-clés :
Videoaula, Compreensão leitora, Ensino FundamentalRésumé
A pesquisa teve como objetivo avaliar se as atividades de leitura abordadas nas videoaulas propiciam, sob a perspectiva psicolinguística, uma abordagem significativa em relação ao processamento da leitura e à consciência das estratégias metacognitivas. Para tanto, foram analisadas videoaulas da TV Escola Curitiba, no canal do Youtube, do 5.º ano do Ensino Fundamental, da Secretaria Municipal da Educação de Curitiba, na tentativa de responder ao questionamento: durante as videoaulas, os materiais utilizados tinham potencial para promover a compreensão leitora, levando em consideração os aspectos relacionados às estratégias de leitura e aos níveis de proficiência? A pesquisa apoiou-se nos aspectos psicolinguísticos delineados por Solé (1998), que destacou a importância do conhecimento prévio, da competência cognitiva e metacognitiva da memória, e das estratégias de leitura (antes, durante e depois). As abordagens cognitivas e sociocognitivas da leitura propostas por Kleiman (2004; 2016), Liberato e Fulgêncio (2022), entre outros autores, foram consideradas. A análise também se respaldou nos documentos parametrizadores, como o currículo de Curitiba e a BNCC. Por meio de uma abordagem qualitativa-interpretativista, a investigação buscou compreender os dados em seu contexto sócio-histórico-social, mapeando e analisando as estratégias de leitura trabalhadas nas videoaulas, bem como refletir sobre as formas de produção de conhecimento científico adquiridos ao longo da pesquisa (Moita Lopes, 1994). Os resultados mostraram que a organização das videoaulas contribui para o desenvolvimento da compreensão leitora na perspectiva psicolinguística, especialmente para a formação dos docentes atuantes nos anos iniciais da Educação Básica, a fim de tornar seus estudantes leitores críticos e proficientes.
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