Reflexões sobre a compreensão leitora em videoaulas durante o ensino remoto

Auteurs-es

DOI :

https://doi.org/10.5902/1984644488845

Mots-clés :

Videoaula, Compreensão leitora, Ensino Fundamental

Résumé

A pesquisa teve como objetivo avaliar se as atividades de leitura abordadas nas videoaulas propiciam, sob a perspectiva psicolinguística, uma abordagem significativa em relação ao processamento da leitura e à consciência das estratégias metacognitivas. Para tanto, foram analisadas videoaulas da TV Escola Curitiba, no canal do Youtube, do 5.º ano do Ensino Fundamental, da Secretaria Municipal da Educação de Curitiba, na tentativa de responder ao questionamento: durante as videoaulas, os materiais utilizados tinham potencial para promover a compreensão leitora, levando em consideração os aspectos relacionados às estratégias de leitura e aos níveis de proficiência? A pesquisa apoiou-se nos aspectos psicolinguísticos delineados por Solé (1998), que destacou a importância do conhecimento prévio, da competência cognitiva e metacognitiva da memória, e das estratégias de leitura (antes, durante e depois). As abordagens cognitivas e sociocognitivas da leitura propostas por Kleiman (2004; 2016), Liberato e Fulgêncio (2022), entre outros autores, foram consideradas. A análise também se respaldou nos documentos parametrizadores, como o currículo de Curitiba e a BNCC. Por meio de uma abordagem qualitativa-interpretativista, a investigação buscou compreender os dados em seu contexto sócio-histórico-social, mapeando e analisando as estratégias de leitura trabalhadas nas videoaulas, bem como refletir sobre as formas de produção de conhecimento científico adquiridos ao longo da pesquisa (Moita Lopes, 1994). Os resultados mostraram que a organização das videoaulas contribui para o desenvolvimento da compreensão leitora na perspectiva psicolinguística, especialmente para a formação dos docentes atuantes nos anos iniciais da Educação Básica, a fim de tornar seus estudantes leitores críticos e proficientes.

Bibliographies de l'auteur-e

Luciana Schuartz Brandt, Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Mestra em Estudos de Linguagens pela UTFPR (2021-2023), na linha Multiletramentos, discurso e processos de produção de sentido. Especialista em Educação e Novas Tecnologias (2019) e graduada em Pedagogia pelo Centro Universitário Internacional UNINTER (2017). Graduada em Comunicação Institucional pela UFPR (2016). Especialista em Desenvolvimento Editorial com Ênfase em Materiais Didáticos pela PUCPR (2010). Especialista Gestão Escolar pela UNICID (2010). Graduada em Letras Português pela PUCPR (2008). Lecionou Língua Portuguesa, Literatura e Produção Textual no Ensino Fundamental (anos finais) e no Ensino Médio, em instituições públicas e privadas do Estado do Paraná. Trabalhou como revisora de textos em materiais didáticos do Ensino Superior na modalidade EAD. Também atuou como Editora de Texto na Editora Positivo. Já trabalhou na Educação de Jovens e Adultos (Ensino Fundamental II e Médio), com Língua Portuguesa, Literatura e Produção de Texto, na rede pública estadual de ensino e como Articuladora Pedagógica da EJA, na rede municipal de Educação de Curitiba (2015-2017). Atuou no Ensino Fundamental I (anos iniciais), em especial, com o 4.º e 5.º anos. Também trabalhou como Alfabetizadora de Língua Portuguesa, com assessoramento pedagógico aos professores nas unidades escolares do município de Curitiba e como docente nos cursos de formação continuada para professores das séries iniciais, com ênfase em Alfabetização e Letramento. Também atuou no Departamento de Ensino Fundamental, na equipe de Língua Portuguesa, como formadora da equipe alfabetizadores e dos docentes dos anos finais da Educação Básica, e como co-autora de materiais de Alfabetização e Língua Portuguesa destinados à formação de professores da Rede Municipal de Educação de Curitiba. Participou dos planejamentos e gravações das videoaulas para o 5.º ano do Ensino Fundamental durante o período pandêmico. Atualmente, atuo no Núcleo de Mídias Educacionais na Secretaria Municipal da Educação.

Paula Ávila Nunes, Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Possui graduação em Licenciatura em Letras (Português/Inglês) e doutorado em Estudos da Linguagem pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), especialidade Estudos do Texto e do Discurso. Realizou estágio pós-doutoral na mesma Instituição, como bolsista CAPES/REUNI, com o projeto "A especificidade da enunciação escrita e suas implicações pedagógicas: uma contribuição para o ensino de leitura e produção textual em nível acadêmico". Atualmente, é professora associada de Língua Portuguesa e Linguística do Departamento Acadêmico de Linguagem e Comunicação (DALIC) da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), onde é orientadora de Estágios Obrigatórios em Língua Portuguesa e de Trabalhos de Conclusão de Curso. É professora do quadro permanente do Programa de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem da UTFPR, na área de concentração de Linguagem e Tecnologia, sendo também orientadora de mestrado na linha de pesquisa Materialidades do sentido e suas tecnologias. Tem experiência na área de Lingüística, com ênfase em Lingüística da Enunciação, sobretudo em sua relação com tradução e o ensino de língua e de produção textual, além de questões epistemológicas que permeiam as diferentes teorias que tomam o discurso e a enunciação como objeto. Também atua no âmbito de Língua Portuguesa, com interesse maior em ensino e avaliação discente.

Références

BITTENCOURT, Zoraia Aguiar; CARVALHO, Rodrigo Saballa de; JUHAS, Sílvia; SCHWARTZ, Suzana. A compreensão leitora nos anos iniciais: reflexões e propostas de ensino. Petrópolis: Vozes, 2015.

BORGES, Ana Gabriela Simões; ASSAGRA, Andressa Grilo; ALDA, Clarice Guterres Lópes de. (Orgs.). Leitura: o mundo além das palavras. Curitiba: Instituto RPC, 2010.

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: DF, 2017.

BRASIL. Ministério da Educação. Relatório de resultados do Saeb 2019: 5.º e 9.º anos do Ensino Fundamental e séries finais do Ensino Médio. Brasília: DF, 2022.

COSCARELLI, Carla Viana. (Org.). Tecnologias para aprender. São Paulo: Parábola Editorial, 2016.

CURITIBA. Secretaria Municipal da Educação. Currículo do Ensino Fundamental: diálogos com a BNCC da Secretaria Municipal de Educação de Curitiba - 1.º ao 9.º ano. Curitiba: SME, 2020.

FLICK, Uwe. Qualidade na pesquisa qualitativa. Tradução de Roberto Cataldo Costa. Porto Alegre: Artmed, 2009.

KALANTZIS, Mary; COPE, Bill; PINHEIRO, Petrilson. Letramentos. Campinas, SP: Ed. Unicamp, 2020.

KATO, Mary. O aprendizado da leitura. 3. ed. São Paulo: Martins Fontes, 1990.

KLEIMAN, Ângela. Oficina de leitura: teoria e prática. 16. ed. Campinas: Pontes Editores, 2016.

KOCH, Ingedore Villaça. O texto e a construção dos sentidos. 10. ed. São Paulo: Contexto, 2020.

KOCH, Ingedore Villaça; ELIAS, Vanda Maria. Ler e compreender: os sentidos do texto. 2. ed. São Paulo: Contexto, 2008.

LIBERATO, Yara; FULGÊNCIO, Lúcia. É possível facilitar a leitura: um guia para escrever claro. 2. ed. São Paulo: Contexto, 2022.

MOITA LOPES, Luiz Paulo. Pesquisa interpretativista em linguística aplicada: a linguagem como condição e solução. DELTA: São Paulo, 1994.

ROJO, Roxane. Letramentos múltiplos, escola e inclusão social. São Paulo: Parábola Editorial, 2009.

SOARES, Ismar de Oliveira. Educomunicação: o conceito, o profissional, a aplicação. São Paulo: Paulinas, 2011.

SOLÉ, Isabel. Estratégias de leitura. Tradução de Claudia Schilling. 6. ed. Porto Alegre: Penso, 1998.

WOLF, Maryanne. O cérebro no mundo digital: os desafios da leitura na nossa era. São Paulo: Contexto, 2019.

Publié-e

2025-07-03

Comment citer

Brandt, L. S., & Nunes, P. Ávila. (2025). Reflexões sobre a compreensão leitora em videoaulas durante o ensino remoto. Educação, 50(1), e89/1–22. https://doi.org/10.5902/1984644488845