Dossiê: As Políticas e Práticas de Alfabetização, Leitura e Escrita

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/1984644492195

Palavras-chave:

Políticas, Práticas de Alfabetização, Leitura, Escrita

Resumo

Aprender a ler e a escrever é um direito fundamental e representa um salto qualitativo no desenvolvimento de qualquer pessoa, pois traz, como consequência, uma mudança significativa nas formas de se relacionar com o mundo, com os outros e consigo mesma. Vygotsky (1996), em seus postulados sobre o desenvolvimento humano, ressaltou o papel da cultura nesse processo que nos constitui humanos. O autor refere-se a um intenso processo de internalização de formas de conduta culturais, em que a pessoa amplia as possibilidades de atuação, enriquece as formas de compreender e reelabora continuamente seu modo de estar do mundo.

Biografia do Autor

Elvira Cristina Martins Tassoni, Pontifícia Universidade Católica de Campinas

Professora Pesquisadora da Pontifícia Universidade Católica de Campinas.

Raimunda Alves Melo, Universidade Federal do Piauí

Professora Pesquisadora da Universidade Federal do Piauí.

Andréia Osti, Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Professora da Universidade Estadual Paulista (UNESP).

Sueli Salva, Universidade Federal de Santa Maria

Professora do Centro de Educação da Universidade Federal de Santa Maria.

Tania Micheline Miorando, Universidade Federal de Santa Maria

ania Micheline Miorando é doutora e mestre em Educação, pela Universidade Federal de Santa Maria.

Clenio Perlin Berni, Universidade Federal de Santa Maria

Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Tecnologias Educacionais em Rede (UFSM), TAE UFSM.

Referências

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Publicado

2025-05-30

Como Citar

Tassoni, E. C. M., Melo, . R. A., Osti, A., Salva, S., Miorando, T. M., & Berni, C. P. (2025). Dossiê: As Políticas e Práticas de Alfabetização, Leitura e Escrita. Educação, 50(1), e79/1–9. https://doi.org/10.5902/1984644492195

Edição

Seção

Dossiê: As políticas e práticas de alfabetização, leitura e escrita

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