Teaching geography and geographical reasoning: between confrontations and resignifications

Authors

DOI:

https://doi.org/10.5902/2236499467759

Keywords:

Geographical reasoning, didactics, Geography

Abstract

The article discusses the teaching-learning process in Geography classes. In this opportunity, the articulation of the development of geographic reasoning with the production of school knowledge is recommended as relevant, both taking place in a reciprocal way. From an exploratory theoretical approach, the text discusses points considered relevant for geographic thinking (repetition-adverb mode) at school. From authors such as Massey (2008, 2017), Santos (2017), Gomes (2013, 2017), Martin (2016) Lacoste (2012) Bakhtin (2011) among others, we sought to articulate the object of knowledge in a situation concrete, the social voices that compose it, the spatio-temporal cut, the appropriation of geographic knowledge and of the different languages to proceed to the knowledge of a phenomenon.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Darlan da Conceição Neves, Universidade Estadual de Campinas

Doutorando em Geografia pela Universidade Estadual de Campinas. Mestre em Ensino e História de Ciências da Terra pela Universidade Estadual de Campinas - São Paulo (2018). Licenciado em Geografia pela Universidade Estadual de Santa Cruz, Ilhéus-Bahia (2015). Professor da rede municipal de São Paulo. Atualmente desenvolve pesquisas relacionadas aos discursos sobre desastres naturais e mudanças climáticas no Ensino de Geografia, em livros didáticos e desenvolvimento de práticas pedagógicas relacionadas com a linguagem multimodal e produção de materiais didáticos.

Roberto Greco, Universidade Estadual de Campinas

Professor Doutor do Instituto de Geociências da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) desde setembro 2012. Tem graduação em Ciências Naturais (1997) e doutorado pela escola de Ciência do Sistema Terra: ambiente, recursos e patrimônio cultural (2010), ambas pela University of Modena and Reggio Emilia (Unimore), Itália. Na Unicamp coordena o grupo de pesquisa Geociências e Sociedade com ênfase no ensino e comunicação em geociências. Interesses de pesquisa incluem os processos que levam os estudantes e o público em geral a se interessar e aprender sobre os processos naturais. Atua em três programas de pós graduação da Unicamp: Ensino e História de Ciência da Terra (EHCT), Geografia, Ensino de Ciências e Matemática Multiunidade (PECIM). Desde 2018 é Chair da Internacional Geosciensce Education Organization (IGEO) e desde 2013 é membro do Conselho Executivo das International Association for Promoting Geoethics (IAPG). É coordenador da comissão de extensão do Instituto de Geociências.

Eduardo Donizeti Girotto, Universidade de São Paulo

Possui Bacharelado e Licenciatura em Geografia (2005), Mestrado (2009) e Doutorado (2014) em Geografia Humana pela Universidade de São Paulo. Foi professor de ensino fundamental II e médio da Prefeitura Municipal de São Paulo, Prefeitura Municipal de São Caetano do Sul e Professor do Colegiado de Geografia da Universidade Estadual do Oeste do Paraná, no campus de Francisco Beltrão, atuando como Líder do Grupo de Pesquisa de Ensino de Geografia (GPEG) da mesma Universidade, Coordenador Geral do NUFOPE (Núcleo de Formação Docente e Prática de Ensino) e Grupo PIBID de Geografia da UNIOESTE, Francisco Beltrão. Atualmente é professor do Departamento de Geografia da Universidade de São Paulo, na área de Estágio Supervisionado e Ensino de Geografia. Coordena o Laboratório de Ensino e Material Didático (LEMADI, onde desenvolve pesquisas articulando política educacional, ciências de dados e cartografia. É coordenador do projeto Atlas da Rede Estadual de Educação de São Paulo e do Subprojeto PIBID do Departamento de Geografia da USP.

References

BAKHTIN, M. M. Estética da criação verbal. Introdução de Paulo Bezerra. Prefácio de Tzvetan Todorov. 6. ed. São Paulo, SP: Martins Fontes, 2011. 476 p.

CALLAI, H. C. Estudar o lugar para compreender o mundo. In: CASTROGIOVANNI, A. C. (Org.). Ensino de geografia: práticas e textualizações no cotidiano. 9. ed. Porto Alegre, RS: Mediação, 2009.

CASTRO, I. E. de. O problema da escala. In: CASTRO, I. E. de; GOMES, P. C. da C; CORREA, R. L. (Orgs.). Geografia: conceitos e temas. 4. ed. Rio de Janeiro, RJ: Bertrand Brasil, 2002.

CAVALCANTI, L. de S. Cotidiano, mediação pedagógica e formação de conceitos: uma contribuição de Vygotsky ao ensino de geografia. Cadernos CEDES [online]. 2005, v. 25, n. 66 Acesso em: 20 Setembro 2021, p. 185-207. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S0101-32622005000200004.

COUTO, M. A. C. Método dialético na didática da geografia. In: CAVALCANTI, L. de S; BUENO, M. A; SOUZA, V. C. de. (Orgs.). Produção de conhecimento e pesquisa no ensino de geografia. – Goiânia. Ed. da PUC Goiás, 2011, p. 27-44.

COUTO, M. A. C. Pensar por conceitos geográficos. In: CASTELLAR, S. (Org.). Educação geográfica: teorias e práticas docentes. 3. ed., 2ª reimpressão. – São Paulo: Contexto, 2012, p. 79-96.

FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 57. ed. São Paulo, SP: Paz e Terra, 2018. 143 p.

GIROTTO, E. D. Formando leitores do mundo: algumas considerações sobre o ensino de Geografia no mundo contemporâneo. Boletim Campineiro de Geografia, v. 5, n. 2, 2015. Disponível em: http://agbcampinas.com.br/bcg/index.php/boletim-campineiro/article/view/233.

GOMES, P. C. da C. O lugar do olhar: elementos para uma geografia da visibilidade. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2013.

GOMES, P. C. Quadros geográficos: uma forma de ver, uma forma de pensar. – 1ª ed. – Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2017.

LACOSTE, Y. A geografia: isso serve, em primeiro lugar, para fazer a guerra. 19. ed. Campinas, SP: Papirus, 2012.

MACHADO, I. Gêneros discursivos. BRAIT, B. (Org.). BAKHTIN: conceitos-chave. 4. ed. São Paulo, SP: Contexto, 2008, p. 151-166

MARTINS, E. R. O pensamento geográfico é geografia em pensamento? Rio de Janeiro, GEOgrafia - Ano. 18 - Nº37 - 2016. Disponível em: https://doi.org/10.22409/GEOgraphia2016.v18i37.a13758.

MASSEY. D. A mente geográfica. GEOgraphia. Niterói, Vol.19, No 40, 2017, p. 36-40. Versão em português realizada por Ana Angelita da Rocha e Maria Lucia de Oliveira.

MASSEY. D. Pelo espaço: uma nova política da espacialidade. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2008.

MOREIRA, R. Pensar e ser em geografia: ensaios de história, epistemologia e ontologia do espaço geográfico. 2. ed., 2ª reimpressão. São Paulo, SP: Contexto, 2015.

NEVES, D. da C. Discurso sobre desastres naturais em uma coleção didática de geografia. 2018. 1 recurso online (131 p.) Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Geociências, Campinas, SP. Disponível em: http://www.repositorio.unicamp.br/handle/REPOSIP/331774.

REGO, T. C. Vygotsky: uma perspectiva histórico-cultural da educação. 25. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2014.

ROJO, R. H. R; BARBOSA J. P. Hipermodernidade, multiletramentos e gêneros discursivos. São Paulo, SP: Parábola, 2015. 150 p.

SANTOS, M. A natureza do espaço: técnica e tempo: razão e emoção. 4. ed. 9. reimp. São Paulo, Edusp, 2017.

Published

2022-07-19 — Updated on 2022-09-26

Versions

How to Cite

Neves, D. da C., Greco, R., & Girotto, E. D. (2022). Teaching geography and geographical reasoning: between confrontations and resignifications . Geografia Ensino & Pesquisa, 26, e14. https://doi.org/10.5902/2236499467759 (Original work published July 19, 2022)

Issue

Section

Ensino e Geografia

Most read articles by the same author(s)

Similar Articles

You may also start an advanced similarity search for this article.