Sobre a Revista

Foco e Escopo

A revista Geografia Ensino & Pesquisa é um periódico mantido pelo Departamento de Geociências e pelo Programa de Pós-Graduação em Geografia e Geociências - PPGGEO da Universidade Federal de Santa Maria. Com o objetivo de publicar Artigos, Resenhas, Notas Técnicas e Ensaios Fotográficos originais na área de Geografia, visando abrir espaço para a divulgação científica e o debate qualificado dentro da ciência Geográfica. Para tanto, a revista aceita contribuições originais dentro de quatro grandes linhas temáticas: Geoinformação e Sensoriamento Remoto; Meio Ambiente, Paisagem e Qualidade Ambiental; Produção do espaço e Dinâmica Regional e Geografia e Educação.

Processo de Avaliação pelos Pares

Todos os artigos submetidos à revista sofrem avaliação por duplo cego, sendo encaminhados pelo Editor da respectiva Seção, dentro de um prazo máximo de duas semanas, à dois avaliadores do Brasil ou do exterior, que sejam doutores e com conhecimento na temática objeto do artigo. Os avaliadores, ao aceitarem a avaliação, dispõe de um mês, prorrogável por mais um mês, para emitir um parecer acerca do artigo. No caso de divergência nos pareceres, o Editor remete o artigo a um terceiro avaliador, para desempate. Em caso de necessidade de correções, o artigo é devolvido aos autores, para que os mesmos realizem as correções necessárias, retornando à revista para que as mudanças sejam reavaliadas pelo editor e, em caso positivo, sejam enviadas para a fila de edição.

Periodicidade

A revista Geografia Ensino & Pesquisa disponibiliza seus manuscritos no formato Publicação Contínua, com artigos publicados em constante assiduidade na edição ao decorrer do ano, desde 2018.

Política de Acesso Livre

Esta revista não cobra qualquer taxa para envio ou publicação de artigos, oferecendo acesso livre imediato ao seu conteúdo e seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.

Indexadores

DOAJ- Directory of Open Acess Journal

Latindex – Sistema Regional de Información en Línea para Revistas Científicas de América Latina, el Caribe, España y Portugal (México)

Banco de Dados

Qualis / Capes – A2

Sumários de Revistas Brasileiras

REDIB (Red Iberoamericana de Innovación y Conocimiento Científico)

Sponsors

Esta revista é mantida pelo Programa de Pós-Graduação em Geografia e pelo Departamento de Geociências da UFSM.

Fontes de Apoio

A revista tem sido parcialmente financiada pela Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa através do Edital Pró-Revistas da UFSM.

Histórico do periódico

A Revista Geografia, Ensino & Pesquisa (REGEP) foi criada em 1987, ligada aos cursos de Graduação em Geografia e Especialização em Geociências, formada exclusivamente com um corpo editorial local e com o objetivo de divulgar o resultado das pesquisas, Trabalhos de Graduação e Monografias desenvolvidas dentro do Departamento de Geociências da UFSM. Até 1996, a revista permaneceu com a publicação de uma edição ao ano, em formato papel, com um elevado nível de endogenia nas suas publicações. A partir de 1996, devido a impossibilidade financeira de manutenção da publicação anual, a revista suspendeu sua circulação, voltando a lançar uma edição online em caráter experimental no ano de 2001, a qual não teve prosseguimento nos anos posteriores. A publicação da REGEP voltou a acontecer a partir do ano de 2008, agora vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Geografia e Geociências, em formato online e papel, contando com um Conselho Editorial com presença de consultores externos. A partir de então, a revista passou a receber um fluxo constante de artigos de todas as regiões do país e alguns do exterior. Apesar disso, devido à retomada ainda muito recente, na avaliação do Qualis CAPES realizada em 2009, a revista foi classificada como B5. Entre 2008 e 2010, a revista permaneceu com a publicação de duas edições ao ano, se consagrando como um veículo nacional para a publicação acadêmica na área da Geografia, controlando a endogenia, diversificando o corpo de pareceristas e investindo na divulgação do veículo em todo território nacional, o que incluiu a sua incorporação ao Portal de Periódicos da CAPES. A partir do ano de 2011, a revista sofreu uma mudança no projeto gráfico e no corpo editorial, passando a publicar três edições anuais, com os artigos divididos em quatro seções distintas, acompanhando as temáticas das Linhas de Pesquisa existentes no PPGGEO: Geoinformação e Sensoriamento Remoto; Meio Ambiente, Paisagem e Qualidade Ambiental; Produção do espaço e Dinâmica Regional e Geografia e Educação. Desde então a revista tem obtido uma média de mais de 600 acessos mensais, de 14 países diferentes (até abril de 2012). Tais mudanças renderam à revista uma melhoria significativa na avaliação do Qualis CAPES de 2013, passando para B2 na área de Geografia, B1 na área de Planejamento Urbano e Regional e B4 na área de Geociências. No quadriênio 2017-2020, a revista foi classificada com o qualis A2.