A GEOPOLÍTICA E O ENSINO DE GEOGRAFIA: PROPOSTAS PARA A RETOMADA DO DIÁLOGO.

Autores

  • Eduardo Donizeti Girotto Universidade Estadual do Oeste do Paraná
  • David Augusto Santos PUC/SP

DOI:

https://doi.org/10.5902/223649947351

Resumo

O presente artigo visa discutir a importância dos conhecimentos geopolíticos na construção de estratégias didáticas que permitam aos alunos uma melhor compreensão da territorialidade dos fenômenos contemporâneos. Durante muito tempo tal conhecimento foi negligenciado na educação básica, muito mais por preconceito do que por uma análise série das contribuições que poderia dar na formação dos jovens. Na atualidade, em decorrência da complexidade dos fenômenos mundiais, a geopolítica tem ganhando espaço como conhecimento essencial na interpretação e na construção de uma leitura geográfica do mundo. Os exemplos da importância e da utilização deste conhecimento que aqui apresentaremos resultam de experiências desenvolvidas no Ensino Superior e na Educação Básica e visam demonstrar a necessidade de uma aproximação urgente entre geopolítica e ensino de geografia.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Eduardo Donizeti Girotto, Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Bacharel e Licenciado em Geografia pela Universidade de São Paulo. Mestre em Geografia Humana pela Universidade de São Paulo. Professor Assistente do Colegiado de Geografia da Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Campus de Francisco Beltrão. Líder do Grupo de Pesquisa de Ensino de Geografia (GPEG)

David Augusto Santos, PUC/SP

Mestrando em Geografia Humana (PUC/SP). Professor de Geografia do Ensino Médio na Rede Pública Municipal de São Caetano do Sul.

Downloads

Publicado

2011-09-08

Como Citar

Girotto, E. D., & Santos, D. A. (2011). A GEOPOLÍTICA E O ENSINO DE GEOGRAFIA: PROPOSTAS PARA A RETOMADA DO DIÁLOGO. Geografia Ensino & Pesquisa, 15(3), 139–153. https://doi.org/10.5902/223649947351

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)