Mudanças do uso do território e reorganização da rede estadual de educação na cidade de São Paulo: estudo de caso na área da operação urbana Vila Sônia

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/2236499434623

Palavras-chave:

Reorganização escolar, Operação urbana, Gestão pública

Resumo

Neste artigo, analisamos as possíveis relações entre o projeto de reorganização da rede estadual de educação de São Paulo e as mudanças do uso do território na cidade de São Paulo. Para tanto, investigamos o processo de reorganização escolar na área que abrange a Operação Urbana Vila Sônia, na Zona Oeste da cidade de São Paulo. Para a construção da análise, realizamos levantamento documental nas diferentes secretarias e órgãos do governo estadual paulista e, a partir dos dados, produzimos uma série de mapas com o intuito de verificar possíveis correlações espaciais entre a reorganização escolar, a operação urbana e as mudanças no uso do território. A partir dos dados e dos mapas, realizamos uma série de trabalhos de campo que nos possibilitaram identificar intencionalidades semelhantes nas duas políticas analisadas, principalmente no que se refere à alteração dos usos do território em consonância com o processo de mercantilização do solo urbano na cidade de São Paulo.

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Biografia do Autor

Eduardo Donizeti Girotto, Universidade de São Paulo, São Paulo, SP

Professor Doutor do Departamento de Geografia da Universidade de São Paulo, São Paulo, SP

Larissa de Campos, Universidade de São Paulo, São Paulo, SP

Bacharelanda e Licencianda em Geografia na Universidade de São Paulo, São Paulo, SP

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Publicado

2020-02-28

Como Citar

Girotto, E. D., & Campos, L. de. (2020). Mudanças do uso do território e reorganização da rede estadual de educação na cidade de São Paulo: estudo de caso na área da operação urbana Vila Sônia. Geografia Ensino & Pesquisa, 24, e2. https://doi.org/10.5902/2236499434623

Edição

Seção

Produção do Espaço e Dinâmica Regional

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