Ensino de Geografia e o raciocínio geográfico: entre confrontos e ressignificações

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/2236499467759

Palavras-chave:

Raciocínio geográfico, Didática, Geografia

Resumo

O artigo discute o processo de ensino-aprendizagem nas aulas de Geografia. Neste ensejo, preconiza-se como relevante a articulação do desenvolvimento do raciocínio geográfico com a produção de conhecimentos escolares, ambos se realizando dialeticamente. A partir de uma abordagem teórico exploratória, o texto discute pontos considerados relevantes para o pensar geograficamente na escola. A partir de autores como Massey (2008, 2017), Santos (2017), Gomes (2013, 2017), Martin (2016) Lacoste (2012) Bakhtin (2011) entre outros, buscou-se articular o objeto de conhecimento em uma situação concreta, as vozes sociais que o compõem, o recorte espaço-temporal, a apropriação do conhecimento geográfico e das diferentes linguagens para proceder o conhecimento de um fenômeno.

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Biografia do Autor

Darlan da Conceição Neves, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, SP

Doutorando em Geografia pela Universidade Estadual de Campinas. Mestre em Ensino e História de Ciências da Terra pela Universidade Estadual de Campinas - São Paulo (2018). Licenciado em Geografia pela Universidade Estadual de Santa Cruz, Ilhéus-Bahia (2015). Professor da rede municipal de São Paulo. Atualmente desenvolve pesquisas relacionadas aos discursos sobre desastres naturais e mudanças climáticas no Ensino de Geografia, em livros didáticos e desenvolvimento de práticas pedagógicas relacionadas com a linguagem multimodal e produção de materiais didáticos.

Roberto Greco, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, SP

Professor Doutor do Instituto de Geociências da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) desde setembro 2012. Tem graduação em Ciências Naturais (1997) e doutorado pela escola de Ciência do Sistema Terra: ambiente, recursos e patrimônio cultural (2010), ambas pela University of Modena and Reggio Emilia (Unimore), Itália. Na Unicamp coordena o grupo de pesquisa Geociências e Sociedade com ênfase no ensino e comunicação em geociências. Interesses de pesquisa incluem os processos que levam os estudantes e o público em geral a se interessar e aprender sobre os processos naturais. Atua em três programas de pós graduação da Unicamp: Ensino e História de Ciência da Terra (EHCT), Geografia, Ensino de Ciências e Matemática Multiunidade (PECIM). Desde 2018 é Chair da Internacional Geosciensce Education Organization (IGEO) e desde 2013 é membro do Conselho Executivo das International Association for Promoting Geoethics (IAPG). É coordenador da comissão de extensão do Instituto de Geociências.

Eduardo Donizeti Girotto, Universidade de São Paulo, São Paulo, SP

Possui Bacharelado e Licenciatura em Geografia (2005), Mestrado (2009) e Doutorado (2014) em Geografia Humana pela Universidade de São Paulo. Foi professor de ensino fundamental II e médio da Prefeitura Municipal de São Paulo, Prefeitura Municipal de São Caetano do Sul e Professor do Colegiado de Geografia da Universidade Estadual do Oeste do Paraná, no campus de Francisco Beltrão, atuando como Líder do Grupo de Pesquisa de Ensino de Geografia (GPEG) da mesma Universidade, Coordenador Geral do NUFOPE (Núcleo de Formação Docente e Prática de Ensino) e Grupo PIBID de Geografia da UNIOESTE, Francisco Beltrão. Atualmente é professor do Departamento de Geografia da Universidade de São Paulo, na área de Estágio Supervisionado e Ensino de Geografia. Coordena o Laboratório de Ensino e Material Didático (LEMADI, onde desenvolve pesquisas articulando política educacional, ciências de dados e cartografia. É coordenador do projeto Atlas da Rede Estadual de Educação de São Paulo e do Subprojeto PIBID do Departamento de Geografia da USP.

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Publicado

2022-07-19 — Atualizado em 2022-09-26

Versões

Como Citar

Neves, D. da C., Greco, R., & Girotto, E. D. (2022). Ensino de Geografia e o raciocínio geográfico: entre confrontos e ressignificações. Geografia Ensino & Pesquisa, 26, e14. https://doi.org/10.5902/2236499467759 (Original work published 19º de julho de 2022)

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