Ensino de Geografia e o raciocínio geográfico: entre confrontos e ressignificações
DOI:
https://doi.org/10.5902/2236499467759Palavras-chave:
Raciocínio geográfico, Didática, GeografiaResumo
O artigo discute o processo de ensino-aprendizagem nas aulas de Geografia. Neste ensejo, preconiza-se como relevante a articulação do desenvolvimento do raciocínio geográfico com a produção de conhecimentos escolares, ambos se realizando dialeticamente. A partir de uma abordagem teórico exploratória, o texto discute pontos considerados relevantes para o pensar geograficamente na escola. A partir de autores como Massey (2008, 2017), Santos (2017), Gomes (2013, 2017), Martin (2016) Lacoste (2012) Bakhtin (2011) entre outros, buscou-se articular o objeto de conhecimento em uma situação concreta, as vozes sociais que o compõem, o recorte espaço-temporal, a apropriação do conhecimento geográfico e das diferentes linguagens para proceder o conhecimento de um fenômeno.
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- 2022-09-26 (2)
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