Construindo uma metalinguagem didática: o Geozine na prática docente
DOI:
https://doi.org/10.5902/2236499463241Resumo
A pesquisa propõe um estudo sobre estratégias de ensino para os conteúdos geográficos escolares, tendo o Geozine como fonte para o seu desenvolvimento. O propósito central desta pesquisa é compreender o Geozine como uma linguagem transitiva que se comporta como uma estratégia didática-pedagógica para o ensino da Geografia escolar. Metodologicamente, realizou-se o aprofundamento do referencial teórico a partir da seleção de autores que abordam temas sobre a língua, linguagem e comunicação e sua interface com o ensino da geografia, os conceitos geográficos de Lugar e Paisagem e por fim, sobre o Fanzine e Geozine. A compreensão se dá a partir da exploração das noções de lugar e de paisagem, tendo, primeiramente, como foco uma oficina de construção didática denominada de “O Geozine: Construindo uma metalinguagem didática” destinada aos professores de Geografia da cidade de Taipu-RN. Todo este percurso serviu para dar uma maior densidade à linguagem Geozine e para enfatizar como ela pode ser aplicada, transitiva e metalinguística no fazer pedagógico do professor.
Downloads
Referências
BAKHTIN, Mikhail. Marxismo e Filosofia da linguagem. São Paulo: Hucitec, 1992.
CAVALCANTI, Lana de Souza. Geografia, escola e construção de conhecimento. Campinas: Papiros, 2010.
CLAVAL, Paul. A Geografia Cultural. Florianópolis: UFSC, 1995.
CLAVAL, Paul. Epistemologia da Geografia. Florianópolis: Editora UFSC, 2002a.
DUARTE, E. N. Linguagem e Comunicação Suplementar e Alternativa na Clínica Fonoaudiológica. 2005. 85 f. Dissertação (Mestrado em Comunicação e Artes) – PUC, São Paulo, 2005.
GADAMER, Hans Georg. Verdade de método II: complemento e índice. Tradução: Enio Paulo Giachini. Petrópolis: Vozes, 2002.
MAGALHÃES, Henrique. O que é fanzine. São Paulo: Editora Brasiliense, 1993.
MORIN, E. A religação dos saberes: jornadas temáticas idealizadas e dirigidas por Edgar Morin. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2001.
MORIN, E. Introdução ao pensamento complexo. 3. ed. Porto Alegre: Sulina, 2007.
NASCIMENTO, Ioneide Santos do. Da Marginalidade à sala de aula: o fanzine como artefato cultural, educativo e pedagógico. In: MUNIZ, Cellina Rodrigues (Org.) Fanzines: autoria, subjetividade e invenção de si. Fortaleza: Edições UFC, 2010.
PONTUSCCHKA, NídiaNacib; PAGANELLI, TomokoIyda; CACETE, NúriaHanglei. Para Ensinar e Aprender Geografia. 3. ed. São Paulo: Cortez, 2009.
SAUSSURE, F. Curso de Linguística Geral. São Paulo: Editora Cultrix, 1989.
SILVA, Antônio Marcos Gomes da. Geozine: Linguagem para o ensino do conteúdo de região na geografia escolar. Dissertação (Mestrado Profissional em Geografia) – Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2018.
STRAFORINI, Rafael. Ensinar Geografia: o desafio da totalidade mundo nas séries iniciais. São Paulo: Annablume, 2006.
THOMPSON, John Brookshire. A Mídia e a Modernidade: uma teoria social da mídia. Rio de Janeiro: Petrópolis, 2011.
SANTOS, M. Pensando o espaço do homem. São Paulo: Editora Hucitec, 2000.
VITECK, Cristiano Marlon. Punk: anarquia, neotribalismo e consumismo no rock’n’ roll. Publicação Espaço Plural, Paraná, n. 16, p.53-58, 2007.
WITTGENSTEIN, Ludwig. Investigações Filosóficas. Petrópolis: Vozes, 2005.
Publicado
Versões
- 2022-01-12 (2)
- 2021-12-30 (1)
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Geografia Ensino & Pesquisa
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
A revista Geografia Ensino & Pesquisa deterá os direitos autorais dos trabalhos publicados. Os direitos referem-se a publicação do trabalho em qualquer parte do mundo, incluindo os direitos às renovações, expansões e disseminações da contribuição, bem como outros direitos subsidiá¡rios. Os autores comprometen-se com a originalidade do trabalho, e no caso de desistência da submissão, os autores assumem a responsabilidade de comunicar à revista.
Após publicado os(as) autores(as) têm permissão para a publicação da contribuição em outro meio, impresso ou digital, em português ou em tradução, desde que os devidos créditos sejam dados à Revista Geografia – Ensino & Pesquisa.
A revista Geografia Ensino & Pesquisa utiliza em suas publicações uma Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.