https://periodicos.ufsm.br/geografia/issue/feedGeografia Ensino & Pesquisa2023-01-09T14:33:20-03:00Carina Petschgeografiaensinoepesquisa@ufsm.brOpen Journal Systems<p style="text-align: justify;">A revista <strong>Geografia Ensino & Pesquisa, </strong>é um periódico mantido pelo Departamento de Geociências e pelo Programa de Pós-Graduação em Geografia e Geociências - PPGGEO da Universidade Federal de Santa Maria, com objetivo de publicar Artigos originais na área de Geografia, visando abrir espaço para a divulgação científica e o debate qualificado dentro da ciência Geográfica. Para tanto, a revista aceita contribuições originais dentro de quatro grandes linhas temáticas: <em>Geoinformação e Sensoriamento Remoto; Meio Ambiente, Paisagem e Qualidade Ambiental; Produção do espaço e Dinâmica Regional; Geografia e Educação.</em></p> <p style="text-align: justify;"><strong>eISSN 2236-4994 | Qualis/CAPES (2017-2020) = A2</strong></p>https://periodicos.ufsm.br/geografia/article/view/72187Educação do campo na perspectiva da educação ambiental: interlocuções necessárias 2022-11-04T11:22:19-03:00Carolina Borghi Mendescarolina.mendes@uenp.edu.brJorge Sobral da Silva Maiasobralmaia@uenp.edu.br<p><span class="TextRun SCXW35363600 BCX0" lang="PT-BR" xml:lang="PT-BR" data-contrast="auto"><span class="NormalTextRun SCXW35363600 BCX0" data-ccp-parastyle="Normal1" data-ccp-parastyle-defn="{"ObjectId":"00000000-0000-0000-0000-000000000000|0","ClassId":1073872969,"Properties":[469775450,"Normal1",201340122,"2",134233614,"true",469778129,"Normal1",335572020,"1",469777841,"Calibri",469777842,"Calibri",469777843,"Calibri",469777844,"Calibri",469769226,"Calibri",335559705,"1046"]}">O presente estudo </span><span class="NormalTextRun SCXW35363600 BCX0" data-ccp-parastyle="Normal1">teórico objetiva</span><span class="NormalTextRun SCXW35363600 BCX0" data-ccp-parastyle="Normal1"> trazer reflexões que evidenciam o cenário contraditório nacional relacionado ao Campo e à Educação do Campo, indicando como a Educação Ambiental Crítica constitui-se </span><span class="NormalTextRun SCXW35363600 BCX0" data-ccp-parastyle="Normal1">como</span><span class="NormalTextRun SCXW35363600 BCX0" data-ccp-parastyle="Normal1"> instrumento que pode qualificar os processos educativos do Campo para compreensão da realidade socioambiental. Evidenciou-se que as mudanças políticas e econômicas em nosso país acompanhadas pela expansão da industrialização global e da mecanização agrícola marcaram a configuração do campo brasileiro. Nesse sentido, a educação escolar pode ser um meio para o desvelamento da realidade aos cidadãos, e, portanto torna-se prioritário refletir como a Educação do Campo pode contribuir para que os indivíduos entendam as condições de vida impostas a eles, podendo contar, para isso, com processos educativos ambientais que tematizem o ambiente onde vivem reconhecendo o que tem sido deflagrado a ele.</span></span><span class="EOP SCXW35363600 BCX0" data-ccp-props="{"201341983":0,"335551550":6,"335551620":6,"335559739":0,"335559740":240}"> </span></p>2022-12-24T00:00:00-03:00Copyright (c) 2022 Geografia Ensino & Pesquisahttps://periodicos.ufsm.br/geografia/article/view/72222Abordagens e perspectivas interdisciplinares: ensino de Geografia e Educação Ambiental2022-11-07T08:31:42-03:00Rosinaldo Barbosa da Silvarosinaldo519@gmail.comHugo de Carvalho Sobrinhohugo.carvalhosobrinho@gmail.com<p>O Ensino de Geografia carrega consigo as bases teórico-práticas da ciência geográfica, fundamentais para subsidiar a análise da realidade em sua complexidade social e ambiental. A Educação Ambiental (EA), em sua abordagem interdisciplinar, busca transpor os obstáculos epistemológicos e metodológicos, considerando as múltiplas realidades e o conhecimento cotidiano dos estudantes. Deste modo, este artigo tem o objetivo de relacionar o Ensino de Geografia e a Educação Ambiental no sentido de apresentar instrumentos teórico-metodológicos para fortalecer o processo de ensino-aprendizagem. A metodologia é composta por revisão bibliográfica de autores que se alinham à perspectiva crítica emancipatória. Além disso, apresentamos algumas ações que são desenvolvidas no Distrito Federal e contribuem para o alcance dos objetivos e conteúdos essenciais para a formação cidadã dos estudantes. Testemunhamos que os exemplos evidenciados denotam a força interdisciplinar da Educação Ambiental e sua relação efetiva com o Ensino de Geografia. Defendemos, também, a interdisciplinaridade, por meio da Educação Ambiental, que esteja alicerçada na lida cotidiana da escola.</p>2022-12-24T00:00:00-03:00Copyright (c) 2022 Geografia Ensino & Pesquisahttps://periodicos.ufsm.br/geografia/article/view/72223O uso da língua guarani em entidades públicas da comunidade de encarnação, Itapúa2022-11-07T09:05:19-03:00Fernando Scholzfernando.scholz@unae.edu.pyLourdes Ayalalyao_32@hotmail.com<p>A pesquisa se propôs a descrever o uso da língua guarani em relação ao acesso à informação em entidades públicas da comunidade de Encarnación, Itapuá, considerando que o país se declarou bilíngue espanhol - guarani, onde a maioria da população utiliza tanto idiomas para se comunicar diariamente. Para o seu desenvolvimento, utilizou-se uma pesquisa descritiva, a fim de analisar a relação entre a linguagem utilizada e o acesso à informação em entidades públicas da cidade de Encarnación por usuários da Prefeitura de Encarnación, do Governo Departamental de Itapúa e do Hospital Regional de Encarnación, os principais resultados mostram que a avaliação dos usuários sobre o uso da língua guarani para atendimento não é suficiente, principalmente no que se refere ao uso de ambas as línguas, priorizando-se o uso do espanhol em detrimento do espanhol. a sinalização também é deficiente, e a avaliação da importância do uso dos dois idiomas para o atendimento ao cliente é alta, tendo em vista que ambos os idiomas são oficiais e devem ser utilizados de acordo com o idioma de uso do usuário que vem a público instituições</p>2022-12-24T00:00:00-03:00Copyright (c) 2022 Geografia Ensino & Pesquisahttps://periodicos.ufsm.br/geografia/article/view/72224Educação popular freiriana como paradigma da educação do campo e da educação ambiental2022-11-07T09:19:34-03:00Fernanda dos Santos Paulofernanda.paulo@unoesc.edu.br<p>Este texto tem por objetivo identificar e discutir a presença dos temas “Educação do/no Campo e Educação Ambiental” nas obras de Paulo Freire, declarando, de ponto de partida, que a concepção de Educação Popular freiriana pode ser um dos paradigmas da Educação do Campo e da Educação Ambiental. Para tanto, é realizado uma revisão bibliográfica, sobretudo, apoiada nos livros de Paulo Freire. A primeira parte do artigo apresenta o tema; a segunda, terceira e quarta parte do texto apresenta, descreve e analisa as categorias e conceitos acerca da temática investigada. Segue-se, em cada seção, uma reflexão sobre as perspectivas que as orientam. A pesquisa caracteriza as influências filosóficas de Paulo Freire e suas dimensões política, epistemológica e metodológica, sob a égide da pedagogia crítica. Apresenta alguns dos lugares de resistências da Educação Popular e, na tentativa de síntese, anuncia a Educação Popular freiriana e sua epistemologia política, ética, metodológica e pedagógica libertadora. Orienta a produção de pesquisas teórico-práticas sobre o tema, levando em consideração a historicidade, a contextualidade e as perspectivas plurais das temáticas.</p>2023-01-10T00:00:00-03:00Copyright (c) 2023 Geografia Ensino & Pesquisahttps://periodicos.ufsm.br/geografia/article/view/72396A decolonialidade e corpo-território como base epistémica para compreensão do racismo ambiental no Brasil 2022-11-23T15:53:11-03:00Iago Gomes da Silvaiagogomes18@gmail.comEduardo Oliveira Mirandaeduardomiranda48@gmail.com<p>O presente artigo tem como objetivo uma abordagem teórica acerca da decolonialidade como efetiva base epistémica para compreender e avançar sobre o debate de racismo ambiental no Brasil, visto que o conceito emergiu no contexto estadunidense de luta pelos direitos civis das populações negras, onde se identificou impactos ecológicos distintos entre diferentes grupos raciais. Visto que, no que denominam América-Latina, além das diferenças internas entre os grupos, existe uma marca externa a ela centrada na relação com o imperialismo, portanto tendo o racismo como um elemento estruturante das relações políticas, sociais, culturais e territoriais. Desta forma, tomando a decolonialidade para alcançar a relevância do tema, na sua dimensão política atual, tendo no corpo-território o lugar de partida.</p>2023-01-16T00:00:00-03:00Copyright (c) 2023 Geografia Ensino & Pesquisahttps://periodicos.ufsm.br/geografia/article/view/73482Educação Ambiental e Educação do Campo nas Escolas Municipais do Campo em área de proteção de Manancial2022-12-12T08:41:51-03:00Gerson Luiz Buczenkobuczenko@uol.com.brMaria Arlete Rosamariaarleterosa@gmail.com<p>O presente artigo apresenta uma análise dos resultados de Tese de Doutorado, defendida no ano de 2017, no Programa de Pós-Graduação em Educação – Mestrado e Doutorado da Universidade Tuiuti do Paraná, intitulada “Educação ambiental e educação do campo: o trabalho do coordenador pedagógico em escola pública localizada em área de proteção ambiental”. O objeto de estudo foi o trabalho do Coordenador Pedagógico relacionado à Educação Ambiental, em escola pública municipal localizada no campo e em Área de Proteção Ambiental (APA) de Manancial, na Região Metropolitana de Curitiba (RMC). Assim, coloca-se como objetivo geral do presente trabalho analisar os resultados alcançados na pesquisa enunciada e suas proposições. Como objetivos específicos, delinearam-se: apresentar os resultados de pesquisa e suas proposições; avaliar o cenário pesquisado em seus avanços e retrocessos; enunciar as pesquisas realizadas em seguimento ao processo no sentido de se ampliar o conhecimento da realidade pesquisada. Ao final percebe-se que a Educação Ambiental e a Educação do Campo devem estar articuladas, diante do cenário propício para se posicionar em favor de algo novo, que não ignora as imposições hegemônicas, mas que se coloca na resistência no sentido de se pensar uma realidade diferenciada, na qual a relação ser humano e natureza estejam imbricadas <span style="text-decoration: line-through;">e</span> de forma dependente uma da outra.</p>2022-12-24T00:00:00-03:00Copyright (c) 2022 Geografia Ensino & Pesquisahttps://periodicos.ufsm.br/geografia/article/view/73374A formação docente em Educação e Agroecologia: relato das ações da Escola Popular de Agroecologia e Agrofloresta Egídio Brunetto no Extremo Sul da Bahia2022-11-30T13:34:57-03:00Valdete Oliveira Santosvaldeteagro@outlook.comDionara Soares Ribeirodieduc2006@yahoo.com.brFelipe Otávio Campelo e Silvacampelo.felipe@hotmail.comFábio Frattini Marchettifabio.marchetti@usp.br<p>O artigo apresenta a sistematização de um processo coletivo de construção que vem sendo realizado pela Escola Popular de Agroecologia e Agrofloresta Egídio Brunetto, em conjunto com 52 escolas públicas em assentamentos e acampamentos da reforma agrária, desde 2014, na região do Extremo Sul da Bahia. Uma experiência que tem se mostrado exitosa na constituição de reflexões pedagógicas, que buscam questionar o atual modelo de desenvolvimento, de forma crítica e histórica, a partir da leitura da realidade das comunidades nas quais educadores e educandos estão imersos. Primeiramente, apresentamos uma breve descrição das contradições sociais, ambientais e econômicas decorrentes da expansão da monocultura do eucalipto e seus desdobramentos sobre a lógica produtiva camponesa. Em seguida, trazemos à tona elementos importantes da construção teórica do conceito da agroecologia e educação do campo, para por fim descrever as experiências desenvolvidas no campo da educação e agroecologia, tanto em seus processos formativos como em sua metodologia organizativa.</p>2023-01-10T00:00:00-03:00Copyright (c) 2023 Geografia Ensino & Pesquisahttps://periodicos.ufsm.br/geografia/article/view/73548Pedagogia Histórico-Crítica, construção do ser social e educação ambiental2022-12-16T09:49:27-03:00Dermeval Savianidermeval.saviani.2013@gmail.com<p>Este artigo trata da forma como a Pedagogia Histórico-Crítica concebe a construção do ser social e quais implicações daí decorrem para a educação ambiental. Para tanto, começa com uma caracterização do significado da Pedagogia Histórico-Crítica como uma pedagogia concreta tratando, no segundo momento, da construção do ser social para, finalmente, situar o problema do meio ambiente e de sua educação.</p>2023-01-10T00:00:00-03:00Copyright (c) 2023 Geografia Ensino & Pesquisahttps://periodicos.ufsm.br/geografia/article/view/73478As políticas ambientais brasileiras e a influência das conferências internacionais do meio ambiente2022-12-12T07:54:31-03:00Leonice Aparecida de Fátima Alves Pereira Mouradproflemourad@gmail.comAnna Christine Ferreira Kistafkist@yahoo.com.brAne Carine Maureranemeurer@gmail.com<p>O presente artigo de revisão bibliográfica tem como tema a influência de dispositivos do Direito Internacional Público na formulação de políticas ambientais no contexto brasileiro, identificando a inter-relação entre essas duas escalas de análise. O objetivo geral desse artigo é compreender a relação entre a formação da agenda, quando da formulação de políticas públicas ambientais e as demandas resultantes das Conferências Internacionais do Meio Ambiente, descrevendo as principais Conferências Internacionais do Meio Ambiente e analisando seus desdobramentos, com especial destaque a incorporação dos conteúdos das Declarações/Tratados na Política Nacional de Meio Ambiente. A escolha do tema decorre da centralidade da questão ambiental nos dias atuais, especialmente no que diz respeito às pressões internacionais identificadas no cenário interno do país. A titulo de conclusão, referimos a forte influência desses dispositivos legais na política ambiental brasileira, o que se deve ao fenômeno de Governança Ambiental Global.</p>2023-01-16T00:00:00-03:00Copyright (c) 2023 Geografia Ensino & Pesquisahttps://periodicos.ufsm.br/geografia/article/view/73735Educação do Campo e Direito Agrário: práticas pedagógicas aplicadas ao contexto do campo2023-01-09T14:33:20-03:00Welson Barbosa Santoswwsantosw@yahoo.com.brMaria Carolina Carvalho Motamc.motta@ufg.brMauro Machado Vieiramauro.vieira@ufu.br<p>A presente pesquisa de cunho qualitativo tem por objetivo geral compreender os desafios da formação acadêmica para o campesinato. Nesse intuito, mergulha no processo ensino-aprendizagem das graduações em Educação do Campo e Direito Agrário propostas na Universidade Federal de Goiás – Regional Goiás. A pesquisa faz uso das mídias digitais a fim de viabilizar a análise do discurso dos docentes que participam da comunidade acadêmica escolhida. O estudo permitiu entender que o desafio do docente com o público discente do campo é o de fortalecer a identidade campesina negadora dos atravessamentos da agricultura patronal, ou mesmo formação técnica descontextualizada das óticas políticas excludentes e redutoras da vida no campo.</p>2023-01-16T00:00:00-03:00Copyright (c) 2023 Geografia Ensino & Pesquisa