A dimensão estética no ensino de geografia: uma contribuição à renovação da geografia escolar

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/2236499434160

Palavras-chave:

Arte, Ensino de Geografia, Estética, Geografia.

Resumo

É cada vez mais frequente o uso e a menção de obras relacionadas às artes visuais, literárias e poéticas em recursos didáticos dos conteúdos da geografia escolar, mas que as restringe a instrumentos ilustrativos ou apenas referencial temático. A questão que se coloca é: Como essa interface nas aulas de geografia pode ser explorada além de um efeito pictórico e/ou tópico? Uma guinada que supere essas reduções é a busca da valorização da dimensão estética no ensino de geografia, justamente aquilo que possibilita uma confluência de arte e geografia. Em realidade, a dimensão estética costuma ser esquecida ou desprezada dentro da própria geografia enquanto ciência ou na geografia acadêmica. Contudo, ela é parte do cotidiano, do universo sensível e imaginativo dos sujeitos sociais. Este estudo busca tornar evidente sua importância no ensino de geografia e, ao mesmo tempo, explorar um sentido mais largo para o uso das linguagens da arte como um recurso que, mediado pelo professor, possibilita o exercício da imaginação geográfica.

 

Palavras-chaves: Geografia; Ensino de Geografia; Arte; Estética.

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Biografia do Autor

Élvis Christian Madureira Ramos, Secretária da Educação do Estado de São Paulo

Possui graduação em Licenciatura plena e Bacharelado em Geografia pela Universidade do Sagrado Coração em 1999 e Mestrado em Educação para Ciência pela Universidade Estadual Paulista (UNESP) em 2004. Doutorado em Geografia pela Universidade Estadual Paulista (UNESP-PP). Membro da Diretoria Executiva da Associação dos Geógrafos Brasileiros (AGB), Seção Bauru - SP. Integra o Grupo de Pesquisa Produção do Espaço e Redefinições Regionais (GASPERR). Possui experiência em pesquisas no âmbito da Geografia Urbana; Geografia Social e Cultural; Práticas Socioespaciais de Redes e Microculturas Juvenis na Periferia Urbana; Ensino de Geografia

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Publicado

2019-09-06

Como Citar

Ramos, Élvis C. M. (2019). A dimensão estética no ensino de geografia: uma contribuição à renovação da geografia escolar. Geografia Ensino & Pesquisa, 23, e5. https://doi.org/10.5902/2236499434160