Estágio como prática docente em Geografia na escola indígena Tatakti Kyikatêjê: relatos na educação indígena
DOI:
https://doi.org/10.5902/2236499466726Palavras-chave:
Ensino de Geografia, Formação docente, Estágio docenteResumo
O estágio docente é um espaço fundamental para o processo de relacionar teoria e prática na formação inicial de professores(as). Nos cursos de Licenciatura em Geografia importa também a produção do conhecimento geográfico em diálogo com os contextos em que se inserem os cursos de formação. Nesse sentido, buscamos relatar e refletir sobre uma experiência de estágio docente em Geografia na Educação escolar Indígena, a partir do Estágio Docente III que ocorreu pela Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará-UNIFESSPA no ano de 2018, o qual foi realizado em uma escola indígena localizada no município de Marabá-PA. As reflexões suscitadas não indicam um ponto final, mas convidam futuros estagiários(as) e orientadores(as) de outros estágios docentes a dialogar com os contextos sociais em que se inserem os cursos de Licenciatura, pois eles têm muito a contribuir.
Downloads
Referências
BARROS, Gabriel Renan Neves; MARTINS, Alan Bizerra; SILVA, Kassia Raylene Sousa da. A experiência do estágio docente em geografia na Escola Família agrícola Jean Hébette no município de Marabá/PA. Revista Ensino de Geografia, (Recife), v. 3, n. 1, 2020. Disponível em: https://periodicos.ufpe.br/revistas/ensinodegeografia/article/view/244375. Acesso em: 21 jun. 2021.
BEZERRA, Amélia Cristina. O papel da pesquisa e da experiência na formação dos professores de geografia: reflexões a partir dos estágios supervisionados. Revista de Geografia, (UFPE), v. 30, n. 1, 2013. p. 40-54. Disponível em: https://periodicos.ufpe.br/revistas/revistageografia/article/view/229069/0. Acesso em: 21 jun. 2021.
BORSSOI, Berenice Lurdes. O estágio na formação docente: da teoria à prática, ação-reflexão. Cascavel- PR, 2008. In: SIMPÓSIO NACIONAL DE EDUCAÇÃO, 1º; SEMANA DA PEDAGOGIA, XX. 2008. Cascavel/PR. Anais [...]. Cascavel/PR, 2008, p. 1-11.
BRASIL. Lei N. 10.639, de 9 de janeiro de 2003. Altera a Lei N. 9. 394, de 20 de dezembro de 1996. Diário Oficial da União, Poder Executivo, Brasília-DF. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/2003/l10.639.htm. Acesso em 21 de junho 2021.
BRASIL. Presidência da República. Lei N. 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm. Acesso em 21 jun. 2021.
BRASIL. Lei n. 11.645/2008, de 10 de março de 2008. Altera a lei n. 9.394, de 20 de dezembro de 1996, modificada pela lei n. 10.639, de 9 de janeiro de 2003. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 11 mar. 2008. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2008/lei/l11645.htm. Acesso em: 21 jun. 2021.
MENESES, Victória Sabbado; KAERCHER, Nestor André. A formação docente em Geografia: por uma mudança de paradigma científico. Giramundo, Rio de Janeiro, v. 2, n. 4, p. 47-59, jul./dez. 2015. Disponível em: https://www.cp2.g12.br/ojs/index.php/GIRAMUNDO/article/view/544. Acesso em: 21 jun. 2021.
MENEZES, Sabrina Padilha de. Cultura estética indigena híbrida: uma abordagem interdisciplinar acerca da pintura corporal Parkatêjê. 2016 (Dissertação de Mestrado) -Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará-UNIFESSPA, Marabá, 2016.
PASSINI, Elza Yasuko; PASSINI, Romão; MALYSZ, Sandra Terezinha. Práticas de ensino e estágio supervisionado. In: PASSINI, Elza Yasuko; PASSINI, Romão; MALYSZ, Sandra Terezinha. (org.). A prática de ensino e o estágio supervisionado. 2. ed. São Paulo: Contexto, 2013, pág. 26-31.
PEIXOTO, Clebson de Sousa. Análise da produção de material indígena didático para a escola kỳikatêjê. 2016. (Dissertação de Mestrado) - Escola Superior de Educação Almeida Garrett, Universidade de Lisboa, Portugal. 2016.
PIMENTA, Selma Garrido; LIMA, Maria Socorro Lucena. Estágio e docência: diferentes concepções. Revista Poíesis Pedagógicas, v. 3, n. 3-4, p. 5-24, 2005-2006. Disponível em: https://www.revistas.ufg.br/poiesis/article/view/10542. Acesso em: 21 jun. 2021.
PUREZA, Marcelo Gaudêncio Brito. O território etnoeducacional como horizonte para a educação escolar das comunidades da terra indígena Mãe Maria-PA. (Tese de Doutorado) -Universidade de São Paulo, São Paulo- SP. 2021.
SANTOS, Maria Francineila Pinheiro dos. Estágio supervisionado em Geografia: discurso e práticas. In: CASTELLAR, Sonia Maria Vanzella; CAVALCANTI, Lana de Souza; CALLAI, Helena Copetti. (org.). Didática da Geografia: aportes teóricos e metodológicos. 1.ed. São Paulo: Xamã, 2012, v. 1, p. 189-198.
TARDIF, Maurice. Saberes docentes e formação profissional. Petrópolis – RJ: Vozes, 2014.
THEVES, Denise Wildner; CARDOSO, Daniela; TONETTO, Élida Pasini. Trilhando novos caminhos na educação: escuta, partilha e negociação no diálogo entre o curso de Licenciatura em Geografia da UFRGS e a Escola Municipal Porto Alegre (EPA). In: Geremias, Agnaldo Aparecido et al. (org.). Questões e práticas educacionais em tempos de pandemia. São Paulo: BT Acadêmica, 2021. p. 15-26.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Geografia Ensino & Pesquisa
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
A revista Geografia Ensino & Pesquisa deterá os direitos autorais dos trabalhos publicados. Os direitos referem-se a publicação do trabalho em qualquer parte do mundo, incluindo os direitos às renovações, expansões e disseminações da contribuição, bem como outros direitos subsidiá¡rios. Os autores comprometen-se com a originalidade do trabalho, e no caso de desistência da submissão, os autores assumem a responsabilidade de comunicar à revista.
Após publicado os(as) autores(as) têm permissão para a publicação da contribuição em outro meio, impresso ou digital, em português ou em tradução, desde que os devidos créditos sejam dados à Revista Geografia – Ensino & Pesquisa.
A revista Geografia Ensino & Pesquisa utiliza em suas publicações uma Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.