O método (auto)biográfico na formação inicial de professores de Geografia

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/2236499444027

Palavras-chave:

Formação docente, Geografia, Método (auto)biográfico.

Resumo

O presente artigo está vinculado a uma tese de doutorado em construção e tem o intuito de propor a discussão concernente ao método (auto)biográfico enquanto uma possibilidade para ressignificar a formação inicial de professores de Geografia. Para tanto, pauta-se em uma revisão bibliográfica referente aos seguintes eixos basilares: formação docente em Geografia e pesquisa (auto)biográfica. O método (auto)biográfico representa um caminho profícuo para pensar a formação docente em sua complexidade, entendendo-a como um processo longo, permanente e contínuo. Nesse sentido, a formação do/da professor/a de Geografia é concebida não como o resultado exclusivo da formação acadêmica e da carreira profissional do sujeito, mas está associada a trajetória de vida pessoal, escolar, acadêmica e profissional, visto que é constituída por uma diversidade de saberes provenientes de diferentes fontes. Assim, as narrativas (auto)biográficas, compreendidas como um dispositivo formativo e vinculadas a este método, possibilitam repensar a constituição da professoralidade em Geografia, uma vez que revelam os percursos formativos dos sujeitos. Portanto, o método (auto)biográfico, operacionalizado por meio das narrativas (auto)biográficas, pode colaborar com um outro olhar para o processo de formação docente e, quiçá, provocar reflexos positivos e questionadores aos princípios que balizam as licenciaturas em Geografia na contemporaneidade.

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Biografia do Autor

Victória Sabbado Menezes, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, RS, Brasil

Doutoranda em Geografia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Roselane Zordan Costella, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, RS, Brasil

Professora Doutora da Faculdade de Educação e do Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul

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Publicado

2021-07-06

Como Citar

Menezes, V. S., & Costella, R. Z. (2021). O método (auto)biográfico na formação inicial de professores de Geografia. Geografia Ensino & Pesquisa, 25, e12. https://doi.org/10.5902/2236499444027

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