O ensino de Geografia como meio de leitura crítica na realidade: um estudo a partir das práticas do estágio supervisionado em Geografia
DOI:
https://doi.org/10.5902/2236499443511Palavras-chave:
Ensino-aprendizagem, Práxis docente, Ensino de Geografia, Estágio SupervisionadoResumo
O presente tempo, nitidamente marcado por um acelerado processo de globalização da sociedade em suas diversas instâncias, sejam elas econômicas, sociais, políticas e culturais tem seus desdobramentos sobre o ensino e nos últimos tempos, no contexto brasileiro. Os alunos estagiários, enquanto futuros docentes, irão passar por diversas conjunturas quem nem sempre a Universidades os preparam para isso. Desta forma, a pesquisa procurou revelar de maneira sistemática qual são os contextos atuais do ensino no Brasil, quais os ataques às ciências humanas e quais tipos de metodologias e práticas os futuros docentes usam para auxiliar no seu processo de formação e de assimilação de conteúdo dos alunos da educação básica. Deste modo, a metodologia utilizada para obtenção dos dados foram levantamentos bibliográficos, artigos científicos, matérias jornalísticas e a entrevista com doze estudantes da disciplina de estágio supervisionado da Universidade Estadual do Ceará (UECE) no ano de 2018 que realizaram suas regências no Ensino Fundamental II em públicas e privadas, situadas no município de Fortaleza e na sua Região Metropolitana. Assim sendo, o estudo se constitui em uma reflexão sobre o papel da Geografia frente a este contexto e a necessidade clara de ações alinhadas a realidade e conjuntura dos educandos.Downloads
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