Internship as a teacher practice in geography at the Tatakti Kyikatêjê indigenous school: reports in indigenous education

Authors

DOI:

https://doi.org/10.5902/2236499466726

Keywords:

Teacher training, Teaching Placement, Geography teaching

Abstract

The teaching internship is a fundamental space for the process of relating theory and practice in the initial training of teachers. In Geography Degree courses it is also important to produce geographical knowledge in dialogue with the contexts in which the training courses are inserted. In this sense, we seek to report and reflect on a teaching internship experience in Geography in Indigenous School Education, from the Teaching Internship III that took place at the Universidad Federal do Sul e Sudeste do ParáUNIFESSPA in 2018, which was carried out in an indigenous school located in the municipality of MarabáPA. The reflections raised do not indicate a final point, but they invite future trainees and supervisors from other teaching internships to dialogue with the social contexts in which the Licentiate courses are inserted, as they have much to contribute.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Alan Bizerra Martins, Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará, Marabá, PA

Graduado em Licenciatura em Geografia. Mestrando em História pelo PPGHIST/UNIFESSPA. Atualmente integrante no Núcleo de Estudos, Pesquisa e Extensão em Relações Étnico-Raciais, Movimentos Sociais e Educação - NUMBUNTU/FACED/ICH e vinculado ao Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação, Currículo e Interculturalidade - GEPECI/UNIFESSPA. Participante do Laboratório e Grupo de Pesquisa: Interpretação do Tempo: ensino, memória, narrativa e política (iTemnpo/CNPq).

Gabriel Renan Neves Barros, IInstituto Federal do Pará, Óbidos, PA

Professor EBTT de Geografia do Instituto Federal do Pará, possui licenciatura em Geografia (2011), especialização em metodologia do Ensino de Geografia, mestrado em Educação, Arte e História pela Universidade Presbiteriana Mackenzie e, atualmente, cursa o doutorado no mesmo programa. Atuou como professor efetivo de Geografia e Estudos Amazônicos da Educação Básica (Ensino Fundamental II) no município de Marabá de 2011 a 2018. Entre 2017 e 2018 atuou como professor formador da Educação do Campo na Secretaria Municipal de Educação de Marabá (SEMED). Entre 2016 e 2018 atuou como professor substituto de Geografia na Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará na área de Ensino de Geografia trabalhando com as seguintes disciplinas: Estágio Docente, Metodologia do Ensino de Geografia, Oficinas de Produção Textual, Prática Pedagógica, Metodologias das Ciências Sociais e Trabalho de Campo Integrado. No IFPA, atua com as disciplinas de Geografia I, II, III, IV e V para o Ensino Médio Integrado e com as disciplinas Planejamento Ambiental Urbano e Rural e Educação do Campo. Na pós-graduação lato sensu em Docência em Educação Ambiental atua com a disciplina: A inserção curricular da Educação Ambiental. Coordena o projeto de extensão: A INTERDISCIPLINARIDADE DO LUGAR: O Estudo do Meio como proposta metodológica a ser utilizada por educadores do Ensino Fundamental II e Médio do município de Óbidos/PA

Élida Pasini Tonetto, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, RS

Doutora em Geografia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Linha de Ensino de Geografia; Mestre em Geografia (UFGRS). Graduada em Licenciatura em Geografia (2009) pela Faculdade Cenecista de Osório (FACOS). Atuou como professora da Educação Básica na Rede Estadual de Educação do RS, no Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS), no magistério superior atuou na Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa), em Marabá/PA. Atualmente é Professora na área de Ensino de Geografia, Departamento de Ensino e Currículo da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (FACED/UFRGS). Integrante do Núcleo de Estudos em Educação e Geografia (NEEGeo). Investiga os temas:  Práticas comunicacionais na educação; Intersecção entre Geografia, Educação e Cibercultura.

References

BARROS, Gabriel Renan Neves; MARTINS, Alan Bizerra; SILVA, Kassia Raylene Sousa da. A experiência do estágio docente em geografia na Escola Família agrícola Jean Hébette no município de Marabá/PA. Revista Ensino de Geografia, (Recife), v. 3, n. 1, 2020. Disponível em: https://periodicos.ufpe.br/revistas/ensinodegeografia/article/view/244375. Acesso em: 21 jun. 2021.

BEZERRA, Amélia Cristina. O papel da pesquisa e da experiência na formação dos professores de geografia: reflexões a partir dos estágios supervisionados. Revista de Geografia, (UFPE), v. 30, n. 1, 2013. p. 40-54. Disponível em: https://periodicos.ufpe.br/revistas/revistageografia/article/view/229069/0. Acesso em: 21 jun. 2021.

BORSSOI, Berenice Lurdes. O estágio na formação docente: da teoria à prática, ação-reflexão. Cascavel- PR, 2008. In: SIMPÓSIO NACIONAL DE EDUCAÇÃO, 1º; SEMANA DA PEDAGOGIA, XX. 2008. Cascavel/PR. Anais [...]. Cascavel/PR, 2008, p. 1-11.

BRASIL. Lei N. 10.639, de 9 de janeiro de 2003. Altera a Lei N. 9. 394, de 20 de dezembro de 1996. Diário Oficial da União, Poder Executivo, Brasília-DF. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/2003/l10.639.htm. Acesso em 21 de junho 2021.

BRASIL. Presidência da República. Lei N. 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm. Acesso em 21 jun. 2021.

BRASIL. Lei n. 11.645/2008, de 10 de março de 2008. Altera a lei n. 9.394, de 20 de dezembro de 1996, modificada pela lei n. 10.639, de 9 de janeiro de 2003. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 11 mar. 2008. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2008/lei/l11645.htm. Acesso em: 21 jun. 2021.

MENESES, Victória Sabbado; KAERCHER, Nestor André. A formação docente em Geografia: por uma mudança de paradigma científico. Giramundo, Rio de Janeiro, v. 2, n. 4, p. 47-59, jul./dez. 2015. Disponível em: https://www.cp2.g12.br/ojs/index.php/GIRAMUNDO/article/view/544. Acesso em: 21 jun. 2021.

MENEZES, Sabrina Padilha de. Cultura estética indigena híbrida: uma abordagem interdisciplinar acerca da pintura corporal Parkatêjê. 2016 (Dissertação de Mestrado) -Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará-UNIFESSPA, Marabá, 2016.

PASSINI, Elza Yasuko; PASSINI, Romão; MALYSZ, Sandra Terezinha. Práticas de ensino e estágio supervisionado. In: PASSINI, Elza Yasuko; PASSINI, Romão; MALYSZ, Sandra Terezinha. (org.). A prática de ensino e o estágio supervisionado. 2. ed. São Paulo: Contexto, 2013, pág. 26-31.

PEIXOTO, Clebson de Sousa. Análise da produção de material indígena didático para a escola kỳikatêjê. 2016. (Dissertação de Mestrado) - Escola Superior de Educação Almeida Garrett, Universidade de Lisboa, Portugal. 2016.

PIMENTA, Selma Garrido; LIMA, Maria Socorro Lucena. Estágio e docência: diferentes concepções. Revista Poíesis Pedagógicas, v. 3, n. 3-4, p. 5-24, 2005-2006. Disponível em: https://www.revistas.ufg.br/poiesis/article/view/10542. Acesso em: 21 jun. 2021.

PUREZA, Marcelo Gaudêncio Brito. O território etnoeducacional como horizonte para a educação escolar das comunidades da terra indígena Mãe Maria-PA. (Tese de Doutorado) -Universidade de São Paulo, São Paulo- SP. 2021.

SANTOS, Maria Francineila Pinheiro dos. Estágio supervisionado em Geografia: discurso e práticas. In: CASTELLAR, Sonia Maria Vanzella; CAVALCANTI, Lana de Souza; CALLAI, Helena Copetti. (org.). Didática da Geografia: aportes teóricos e metodológicos. 1.ed. São Paulo: Xamã, 2012, v. 1, p. 189-198.

TARDIF, Maurice. Saberes docentes e formação profissional. Petrópolis – RJ: Vozes, 2014.

THEVES, Denise Wildner; CARDOSO, Daniela; TONETTO, Élida Pasini. Trilhando novos caminhos na educação: escuta, partilha e negociação no diálogo entre o curso de Licenciatura em Geografia da UFRGS e a Escola Municipal Porto Alegre (EPA). In: Geremias, Agnaldo Aparecido et al. (org.). Questões e práticas educacionais em tempos de pandemia. São Paulo: BT Acadêmica, 2021. p. 15-26.

Published

2022-11-12

How to Cite

Martins, A. B., Barros, G. R. N., & Tonetto, Élida P. (2022). Internship as a teacher practice in geography at the Tatakti Kyikatêjê indigenous school: reports in indigenous education. Geografia Ensino & Pesquisa, 26, e32. https://doi.org/10.5902/2236499466726

Issue

Section

Ensino e Geografia

Similar Articles

1 2 3 4 > >> 

You may also start an advanced similarity search for this article.