A geografia aprendida no ensino escolar: estudo realizado em uma escola do Município de Maravilha, em Santa Catarina-Brasil

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/2236499488899

Palavras-chave:

Geografia, Ensino, Noções conceituais

Resumo

A Geografia é a ciência que busca compreender as complexidades que se apresentam no espaço geográfico. Esse dinamismo está atrelado às transformações que os seres humanos provocam e acabam reverberando no espaço escolar. Acredita-se que a escola deva proporcionar aos estudantes o desenvolvimento do senso crítico. Para tanto, as disciplinas curriculares como a Geografia podem contribuir para isso por meio do desenvolvimento do pensamento geográfico. Nessa direção, pergunta-se: como estudante do nono ano do Ensino Fundamental II compreende o Componente Curricular de Geografia a partir do que foi trabalhado em sala de aula? Nesse sentido, definimos como objetivo geral identificar o principal entendimento conceitual que os estudantes do nono ano do ensino Fundamental II de uma escola municipal na cidade de Maravilha-SC têm em relação à disciplina de Geografia. Para tanto, propomos como objetivos específicos: 1) Discutir a importância do ensino de Geografia na formação do sujeito; e, 2) Apresentar os conceitos geográficos apreendidos, a partir da aplicação de um questionário semiestruturado. A metodologia adotada sustenta-se na pesquisa qualitativa, entrecruzada com a pesquisa-ação, sustentadas pela neomodernidade, formando uma coalisão potente para esse tipo de abordagem, caracterizando-se pela análise de interpretações, comparações e exposição de dados, oriundos de outros estudos e pesquisas. Envolve, também, a pesquisa bibliográfica, caracterizada por dispor de materiais elaborados cientificamente. Trata-se, portanto, de um artigo que busca entender a noção conceitual formada pelos estudantes do nono ano sobre a Geografia e que demonstra a sua relação com o cotidiano dos estudantes. Observou-se que a Geografia escolar consegue construir conceitos e noções duradouras nos estudantes, de modo significativo, isso é demonstrado no momento em que estes conseguem relacionar interações do cotidiano com conceitos geográficos apreendidos em sala de aula.

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Biografia do Autor

Daniele Crislei Czuy Manosso, Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Bacharel e Licenciada em Geografia pela Universidade Estadual de Maringá (2003), mestrado em Geografia pela Universidade Estadual de Maringá (2006), Pós Graduação Lato Sensu em Educação Especial: Neuropsicopedagogia pela Fundação de Ensino Superior de Mangueirinha, FESMAN (2016), aluna do Programa de Pós Graduação em Geografia (doutorado), pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Campus de Francisco Beltrão. Professora titular do Quadro Próprio do Magistério do Estado do Paraná, atuando no Colégio Estadual Cívico Militar Beatriz Biavatti, em Francisco Beltrão - PR. Tem experiência na área de Geociências, com ênfase em Pedologia, Geologia, Geomorfologia, Climatologia, Educação Ambiental, História e Geografia do Paraná, Ensino de Geografia (Profissionalizante, Médio e Fundamental, Formação de Docentes) e demais estudos geográficos. 

Eliane Terezinha Thiago Popp, Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Possui graduação em Licenciatura em Geografia pela Universidade Pitágoras Unopar (2017). Atualmente é professora da Educação Básica- Secretaria de Educação do Estado de Santa Catarina e Prefeitura Municipal de Maravilha. Tem experiência na área de Geografia, com ênfase em Geografia escolar, atuando principalmente nos seguintes temas: tecnologias de informação e comunicação, ensino de geografia, currículo escolar; Pós-Graduada em Nível de Especialização em Educação na Cultura Digital, pela Universidade Federal de Santa Catarina-UFSC (2017); Pós-Graduada em Nível de Especialização em Mídias na Educação, pelo Instituto Federal de Santa Catarina- IFSC (2018);Mestra em Geografia pela Universidade Federal Fronteira Sul-UFFS- Campus de Chapecó Linha de pesquisa- 1-Produção do espaço e as dinâmicas naturais, orientada pela Prof. Dr. Adriana Maria Andreis e coorientador Willian Simões, intitulado Sociedade e Natureza na Produção do Espaço Geográfico no Currículo Base do Território Catarinense: entre a indissociabilidade e a dicotomia (2023). Doutoranda pela Universidade Estadual do Paraná-UNIOESTE, campus de Francisco Beltrão-PR, Área de concentração: Produção do Espaço e Meio Ambiente, Linha de pesquisa: 3- Educação e Ensino de Geografia, sob orientação da Prof. Dr. Najla Mehanna Mormul, em construção.

Najla Mehanna Murmul, Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Professora-pesquisadora do Curso de Geografia da Universidade Estadual do Oeste do Paraná - Unioeste, campus de Francisco Beltrão. Líder do Grupo de Pesquisa Educação e Ensino de Geografia (GPEG) da Universidade Estadual do Oeste de Paraná (Unioeste) campus de Francisco Beltrão. Possui experiência como professora da Educação Básica. Participou como coordenadora de área do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência, Pibid/subprojeto de Geografia de 2014 a 2018, atuou como docente colaboradora do Residência Pedagógica do curso de Geografia (2018-2020). Coordenou Estágio Supervisionado em Geografia (2010 a 2016) e orienta Estágio Supervisionado em Geografia desde 2010. Coordenou o curso de Geografia Licenciatura de 2015 a 2018. Atuou como coordenadora de área de extensão do Centro de Ciências Humanas do campus de Francisco Beltrão. Coordenadora do Subprojeto de Geografia no Programa Residência Pedagógica (Edital 2020). Coordenadora de Estágio Supervisionado em Geografia II (2020). Possui experiência na área de educação, ensino de Geografia, formação de professores de Geografia e pesquisa os seguintes temas: ensino de Geografia, formação de professores de Geografia, fundamentos teóricos e metodológicos da Geografia escolar, docência universitária; conteúdos escolares voltados ao ensino e aprendizagem em Geografia. Professora do Programa de Pós-Graduação em Geografia (Mestrado/Doutorado) da Universidade Estadual do Oeste do Paraná, campus de Francisco Beltrão desde 2017.

Valquíria Wisniewski Konzen, Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Possui graduação em Pedagogia pela Unicesumar(2023), graduação em Geografia pela Universidade Estadual do Centro-Oeste(2016), especialização em Pós - Graduação Lato Sensu em Metodologia do Ensino de História e Geografia pela Faculdade de Educação São Luís(2017), especialização em Pós - Graduação Lato Sensu em Educação do Campo pela Faculdade de Educação São Luís(2017), especialização em Pós-Graduação Lato Sensu em Docência no Ensino Superior pela Faculdade de Educação São Luís(2017) e ensino-medio-segundo-graupelo Colégio Estadual Padre Cirilo - EFM(2012). Atualmente é Professora de Geografia da Secretaria de Educação do Estado do Paraná. Tem experiência na área de Geografia.

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Publicado

2025-06-30

Como Citar

Manosso, D. C. C., Popp, E. T. T., Murmul, N. M., & Konzen, V. W. (2025). A geografia aprendida no ensino escolar: estudo realizado em uma escola do Município de Maravilha, em Santa Catarina-Brasil. Geografia Ensino & Pesquisa, 29, e88899. https://doi.org/10.5902/2236499488899

Edição

Seção

Ensino e Geografia