Caracterização da Educação Ambiental nas aulas de Geografia: análise dos guias de aprendizagem da ECIT João Roberto Borges de Souza em João Pessoa-PB

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/2236499486134

Palavras-chave:

Educação ambiental, Guia de aprendizagem, Ensino de geografia, ECIT

Resumo

A relação do ensino da Educação Ambiental com a Geografia tem contribuído com a discussão da atuação interdisciplinar da Educação Ambiental na escola atrelada às Ciências Geográficas. Assim sendo, a presente pesquisa vai caracterizar a Educação Ambiental nas aulas de Geografia a partir dos guias de aprendizagem da Escola Cidadã Integral Técnica João Roberto Borges de Souza, em João Pessoa, Paraíba. Por meio de um estudo exploratório de abordagem qualitativa, com análises descritivas e explicativas, a pesquisa revela que as discussões no entorno da temática ambiental versam as correntes antigas e contemporâneas formuladas pela autora Lucie Sauvé (2005). Por sua vez, observa-se que os temas transversais selecionados pelo docente para trabalhar na geografia, mesmo que repetidos, em todas as séries e nos quatro bimestres letivo, todos são orientados pelos PCN no tocante à efetividade da educação ambiental, embora haja assimetria com os conteúdos para cada série e bimestre como, por exemplo, ocorre nos conteúdos da segunda série. Por fim, conclui-se que a Educação Ambiental está presente no ensino de Geografia na escola, e que parte dos conteúdos atendem à Política Nacional de Educação Ambiental, sendo apenas os conteúdos da primeira série inteiramente voltados às discussões ambientais, enquanto as questões ambientais nos demais conteúdos se encontram de forma transversal na segunda e na terceira série.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ary Gustavo da Silva Cesar, Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Mestrando em Desenvolvimento Regional pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (PPGDR/UTFPR). Graduando em Licenciatura em Geografia pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Tecnólogo em Gestão Ambiental pelo Centro Universitário de João Pessoa (UNIPÊ). Especialista em Ciências Ambientais pelo Centro Integrado de Tecnologia e Pesquisa (CINTEP).

Iury Rodrigues Lima, Universidade Federal da Paraíba

Graduando em Licenciatura em Geografia, pela Universidade Federal da Paraiba (UFPB), Campus João Pessoa. 

Edilson Pontarolo, Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Bacharel em Informática pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). Mestre em Informática Industrial (CEFET-PR) e Doutorado em Informática na Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Professor na Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), Campus Pato Branco, vinculado ao Departamento Acadêmico de Informática e ao Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional (PPGDR). 

Referências

BRASIL. Lei n° 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Diário Oficial da União: seção 1, Brasília, DF, ano 134, n. 248, p. 01, 20 dez. 1996.

BRASIL. Lei n° 9.795, de 27 de abril de 1999. Dispõe sobre a educação ambiental, institui a política nacional de educação ambiental e dá outras providências. Diário Oficial da União: seção 1, Brasília, DF, ano 137, n. 79, p. 41, 28 abr. 1999.

BRASIL. Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação. Resolução nº 02/2012, de 15 de junho de 2012. Estabelece as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Ambiental. Brasília, DF: Ministério da Educação, 2012.

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular (Educação é a Base). 2017. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf. Acesso em: 20 de novembro de 2023.

CARDONI, Umberto Giuseppe; TAIOLI, Fabio. As Ciências da Terra: sustentabilidade e desenvolvimento. In: TEIXEIRA, Wilson et al. Decifrando a Terra. São Paulo: Companhia Editora Nacional, 2009.

CAVALCANTI, Lana de Souza. Pensar pela geografia: ensino e relevância social. Goiânia: C&A Alfa Comunicação, 2019.

CESAR, Ary Gustavo Silva; DAMBROSKI, Marilis; ANTONIAK, Joana do Amaral. Contribuições da Educação Ambiental no

Desenvolvimento Regional Sustentável: Análise Do Ensino Superior Na Região Do Vale Do Mamanguape – PB. Revista Contexto Geográfico, Maceió, v. 7, n. 15, p. 117–133, 2022.

CESAR, Ary Gustavo Silva; SILVA, João Victor Fernandes; PERONDI, Miguel Ângelo; PONTAROLO, Edilson. Educação ambiental: contribuições do ensino superior no desenvolvimento regional sustentável do Vale do Mamanguape/PB. Redin-Revista Educacional Interdisciplinar, Taquara, v. 11, n. 1, p. 25-49, 2022.

DIAS, Genebaldo Freire. Educação ambiental: princípios e práticas. 9ª ed. São Paulo: Gaia, 2004.

EFFTING, Tânia Regina. Educação Ambiental nas Escolas Públicas: Realidade e Desafios. 2007. Monografia (Pós-graduação em “Latu Sensu” Planejamento Para o Desenvolvimento Sustentável) – Centro de Ciências Agrárias, Universidade Estadual do Oeste do Paraná – Campus de Marechal Cândido Rondon, 2007.

FERREIRA, Catyelle Maria de Arruda; ARAÚJO, Sérgio Murilo Santos; CESAR, Ary Gustavo da Silva. Análise da educação ambiental na Universidade Federal De Campina Grande (UFCG) nos anos de 2002 a 2017: disciplinas e projetos. Revbea. [S.I.], v. 13, n. 1, p. 87-107, 2018.

FURLAN, Sueli. Educação ambiental e Geografia: reflexão, ensino e prática. Nova Escola. 2014. Disponível em: https://novaescola.org.br/conteudo/2023/educacao-ambiental-e-geografia-reflexao-ensino-e-pratica. Acesso em 10 de julho de 2023.

GIL, Antônio Carlos. Métodos e Técnicas de Pesquisa Social. 6. ed. São Paulo: Atlas 2010.

GIORDANI, Ana Claudia. Reverberações das fronteiras entre a Geografia e a Educação. In: LIMONAD, Ester; BARBOSA, Jorge Luiz (Orgs.). Geografias, Reflexões, Leituras, Estudos. São Paulo: Max Limonad, 2020.

GOVERNO DA PARAÍBA. Secretaria de Estado da Educação, Ciência e Tecnologia. Diretrizes Operacionais para o Funcionamento das

Escolas Estaduais. João Pessoa: Secretaria de Estado da Educação, Ciência e Tecnologia, 2019. Disponível em:

https://paraiba.pb.gov.br/diretas/secretaria-da-educacao/arquivos/diretrizes-operacionais/diretrizes_operacionais_2019.pdf. Acesso em: 21 de novembro de 2023. 283 p.

LEFF, Enrique. Complejidad, racionalidad ambiental y diálogo de saberes: hacia una pedagogía ambiental. Desenvolvimento e Meio Ambiente, [S.I.], n. 16, p. 11-19, jul./dez, 2007.

LELIS, Diego Andrade de Jesus; PEDROSO, Daniele Saheb; RODRIGUES, Daniela Gureski. Geography and Environmental Education in High School: a review study. Geosaberes, Fortaleza, v. 13, p. 19-39, feb. 2022. ISSN 2178-0463.

LOUREIRO, Carlos Frederico B. L. Pensamento complexo, dialética e Educação Ambiental. São Paulo: Cortez, 2006.

MENDES, João Roberto. Geografia e educação ambiental: uma abordagem a partir da teoria da atividade. 2016. 247 f. Tese (Doutorado)

– Setor de Ciências da Terra, Programa de Pós-Graduação em Geografia, Universidade Federal do Paraná, Curitiba, 2016.

MENDONÇA, Francisco. Geografia Socioambiental. In: MENDONÇA, Francisco A.; KOZEL, S. Elementos de epistemologia da geografia contemporânea, 1. ed. Curitiba, PR: UFPR, 2009. p. 121-144.

REIGOTA, Marcos. O que é educação ambiental. São Paulo: Brasiliense, 1994.

SAUVÉ, Lucie. Uma cartografia das Correntes em educação ambiental. In: M. SATO; I. C. M. CARVALHO (org.). Educação Ambiental, Porto Alegre: Artmed, 2005. p. 17-45.

SILVA, Rosinaldo Barbosa da; SOBRINHO, Hugo de Carvalho. Abordagens e perspectivas interdisciplinares: ensino de Geografia e Educação Ambiental. Geografia Ensino & Pesquisa, [S. l.], v. 26, p. e2, 2022. DOI: 10.5902/2236499472222.

Downloads

Publicado

2024-10-24

Como Citar

Cesar, A. G. da S., Lima, I. R., & Pontarolo, E. (2024). Caracterização da Educação Ambiental nas aulas de Geografia: análise dos guias de aprendizagem da ECIT João Roberto Borges de Souza em João Pessoa-PB. Geografia Ensino & Pesquisa, 28, e86134. https://doi.org/10.5902/2236499486134

Edição

Seção

Ensino e Geografia