O espaço na BNCC: Uma análise conceitual da disciplina escolar Geografia no currículo oficial
DOI:
https://doi.org/10.5902/2236499485195Palavras-chave:
Currículo, Geografia escolar, EspaçoResumo
A reflexão dos docentes acerca de sua prática não pode estar restrita apenas aos procedimentos operacionais, como recursos didáticos ou metodologias, mas também é fundamental repensar constantemente os conceitos geográficos que fundamentam os conteúdos discutidos em sala de aula. Por conseguinte, este texto propõe uma análise preliminar da Base Nacional Comum Curricular do Ensino Médio (BNCC) no que tange à abordagem da Geografia. Neste sentido, o documento de orientação nacional agrupa todas as disciplinas no interior das Ciências Humanas e suas Tecnologias, apresentando alguns conceitos considerados centrais. É justamente a análise crítica destes conceitos que revela o entendimento “oficial” acerca do espaço, conceito central para os estudos geográficos escolares e que, no entendimento aqui apresentado, não ocupa lugar de destaque entre as discussões docentes. Percebe-se uma clara manutenção das ideias oriundas da ciência moderna, com a rígida separação homem-natureza e as respectivas derivações dessa situação, como o distanciamento dos estudantes em relação ao seu espaço produzido. Portanto, há a intenção de manter a disciplina escolar Geografia atrelada às correntes científicas pretéritas, estimulando a compreensão de um espaço esvaziado de vida, ou seja, um produto acabado e distante de seus reais produtores.
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