O espaço na BNCC: Uma análise conceitual da disciplina escolar Geografia no currículo oficial

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/2236499485195

Palavras-chave:

Currículo, Geografia escolar, Espaço

Resumo

A reflexão dos docentes acerca de sua prática não pode estar restrita apenas aos procedimentos operacionais, como recursos didáticos ou metodologias, mas também é fundamental repensar constantemente os conceitos geográficos que fundamentam os conteúdos discutidos em sala de aula. Por conseguinte, este texto propõe uma análise preliminar da Base Nacional Comum Curricular do Ensino Médio (BNCC) no que tange à abordagem da Geografia. Neste sentido, o documento de orientação nacional agrupa todas as disciplinas no interior das Ciências Humanas e suas Tecnologias, apresentando alguns conceitos considerados centrais. É justamente a análise crítica destes conceitos que revela o entendimento “oficial” acerca do espaço, conceito central para os estudos geográficos escolares e que, no entendimento aqui apresentado, não ocupa lugar de destaque entre as discussões docentes. Percebe-se uma clara manutenção das ideias oriundas da ciência moderna, com a rígida separação homem-natureza e as respectivas derivações dessa situação, como o distanciamento dos estudantes em relação ao seu espaço produzido. Portanto, há a intenção de manter a disciplina escolar Geografia atrelada às correntes científicas pretéritas, estimulando a compreensão de um espaço esvaziado de vida, ou seja, um produto acabado e distante de seus reais produtores.

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Biografia do Autor

Tiago Santos de Vasconcelos, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Inicou a graduação em Geografia na PUC-Rio em 2003 e concluiu em 2007. Na mesma instituição fez seu mestrado (2009-2011) e Doutorado (2017-2021) em Geografia. Iniciou sua carreira profissional em 2009 no Colégio Pedro II e posteriormente trabalhou em diversas instituições públicas e profissionais até o momento presente em que é Professor Adjunto de Geografia do Instituto Fernando Rodrigues da Silveira (CAp-UERJ) e Professor Concursado da Prefeitura de Duque de Caxias.

 

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Publicado

2024-10-24

Como Citar

Vasconcelos, T. S. de. (2024). O espaço na BNCC: Uma análise conceitual da disciplina escolar Geografia no currículo oficial. Geografia Ensino & Pesquisa, 28, e85195. https://doi.org/10.5902/2236499485195

Edição

Seção

Ensino e Geografia

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