Os efeitos da BNCC na temática de Geografia Agrária presente em livros de Ensino Médio

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/2236499486743

Palavras-chave:

BNCC, Ensino Médio, Geografia Agrária

Resumo

Ao longo do tempo, o Ensino Médio brasileiro passou por mudanças advindas de reformas educacionais, estas alterações também refletiram nos livros didáticos, pois estes precisaram se adequar às novas normas estabelecidas nos currículos escolares. A última reforma presenciada no Brasil ocorreu com a implementação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) de 2017, que alterou consideravelmente a dinâmica das abordagens de temáticas sociais nos livros da área de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas (CHSA). Uma dessas alterações se vê presente no componente curricular de Geografia, especificamente na subárea de Geografia Agrária. Assim, nesta pesquisa faz-se uma breve discussão sobre as normas regulamentadoras da educação brasileira e suas alterações na temática de movimentos sociais e conflitos no campo, presente nos estudos de Geografia Agrária no Ensino Médio. A pesquisa analisou livros didáticos de Geografia do Ensino Médio Público do Estado do Rio Grande do Norte das décadas de 1990, 2000, 2010 e 2020 a fim de comparar a presença daquela temática nos livros de Geografia ao longo dos anos. Foi possível verificar o impacto das reformas educacionais no ensino de Geografia com a redução de temáticas agrárias ao longo dos anos, porém notamos um drástico sucateamento da temática agrária no livro que segue os conformes da BNCC.

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Biografia do Autor

Julio Cesar Soares de Souza Filho, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte

Licenciado em Geografia pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN). 

Maria José Costa Fernandes, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte

Doutora em Geografia pela UFPE. Professora do Departamento de Geografia da UERN.

Ana Beatriz Barros de Araújo, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte

Graduada em Geografia pela UERN.

Lucas Rihan da Silva Pinto, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte

Graduado em Geografia pela UERN.

Anderson da Silva Moura, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte

Graduado em Geografia pela UERN.

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Publicado

2024-09-19

Como Citar

Souza Filho, J. C. S. de, Fernandes, M. J. C., Araújo, A. B. B. de, Pinto, L. R. da S., & Moura, A. da S. (2024). Os efeitos da BNCC na temática de Geografia Agrária presente em livros de Ensino Médio. Geografia Ensino & Pesquisa, 28, e86743. https://doi.org/10.5902/2236499486743

Edição

Seção

Ensino e Geografia

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