Os efeitos da BNCC na temática de Geografia Agrária presente em livros de Ensino Médio
DOI:
https://doi.org/10.5902/2236499486743Palavras-chave:
BNCC, Ensino Médio, Geografia AgráriaResumo
Ao longo do tempo, o Ensino Médio brasileiro passou por mudanças advindas de reformas educacionais, estas alterações também refletiram nos livros didáticos, pois estes precisaram se adequar às novas normas estabelecidas nos currículos escolares. A última reforma presenciada no Brasil ocorreu com a implementação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) de 2017, que alterou consideravelmente a dinâmica das abordagens de temáticas sociais nos livros da área de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas (CHSA). Uma dessas alterações se vê presente no componente curricular de Geografia, especificamente na subárea de Geografia Agrária. Assim, nesta pesquisa faz-se uma breve discussão sobre as normas regulamentadoras da educação brasileira e suas alterações na temática de movimentos sociais e conflitos no campo, presente nos estudos de Geografia Agrária no Ensino Médio. A pesquisa analisou livros didáticos de Geografia do Ensino Médio Público do Estado do Rio Grande do Norte das décadas de 1990, 2000, 2010 e 2020 a fim de comparar a presença daquela temática nos livros de Geografia ao longo dos anos. Foi possível verificar o impacto das reformas educacionais no ensino de Geografia com a redução de temáticas agrárias ao longo dos anos, porém notamos um drástico sucateamento da temática agrária no livro que segue os conformes da BNCC.
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