Educação Geográfica como ferramenta de resiliência: enfrentando a seca e o fogo no norte do Pantanal brasileiro

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/2236499489608

Palavras-chave:

Educação geográfica, Crise hídrica, Incêndios florestais, Pantanal, Cidadãos

Resumo

O trabalho avaliou o papel da Educação Geográfica aliada à Educação Ambiental na abordagem dos impactos da crise hídrica e dos incêndios no Pantanal, com foco na experiência da Escola Estadual Santa Claudina, em Mimoso, Mato Grosso. Utilizou-se uma metodologia em três fases: pesquisa bibliográfica e documental, e entrevistas semiestruturadas com pessoas da escola e da comunidade. Os resultados da análise do Projeto Político-Pedagógico (PPP) e das entrevistas revelaram que, apesar da presença da Educação Geográfica na escola, o tema da crise hídrica não é tratado com a mesma profundidade que os incêndios florestais, criando uma lacuna significativa na compreensão dos desafios ambientais. Com relação à Base Nacional Comum Curricular (BNCC), observou-se que aborda essas questões em várias habilidades ao longo do Ensino Fundamental e Médio, mas de forma fragmentada, sendo trabalhada em alguns anos na vida escolar do aluno e outros não, isso dificulta uma visão holística dos problemas ambientais. Portanto, é vital que as escolas trabalhem com teoria e prática de acordo com a sua realidade para formar cidadãos mais conscientes e resilientes.

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Biografia do Autor

Fernando Lino Pardinho de Souza, Universidade Federal de Mato Grosso

Sou licenciado e bacharel em Geografia pela Universidade Federal de Mato Grosso, com conclusão em 2009. Atualmente, estou em uma etapa crucial do meu percurso acadêmico, sendo Mestrando no Programa de Pós-Graduação em Geografia, na Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). Nesse período, tenho a honra de atuar como pesquisador no Grupo de Pesquisa em Geografia Agrária e Conservação da Biodiversidade Geca UFMT. Meu projeto de pesquisa de Mestrado, intitulado Ensino De Geografia para Camponeses da Educação De Jovens E Adultos (EJA): Reflexões Sobre A Crise Hídrica e o Risco de Incêndios Florestais na Comunidade Tradicional de Mimoso-Pantanal Está Articulado Ao Projeto De Pesquisa" Crise Hídrica e Incêndios Florestais no Pantanal Brasileiro: Impactos Socioambientais e Alternativas de Resiliência das Comunidades Tradicionais Pantaneiras".

Onélia Carmem Rossetto, Universidade Federal de Mato Grosso

Atualmente é Pesquisadora Associada a Universidade Federal de Mato Grosso -UFMT/ docente do quadro permanente do Programa de Pós-Graduação em Geografia -PPGEO; Pesquisadora do Grupo de Pesquisas em Geografia Agrária e Conservação da Biodiversidade -GECA/UFMT; Desenvolve pesquisas socioambientais entre agricultores familiares camponeses, povos e comunidades tradicionais da Amazônia legal e do Pantanal com ênfase em arranjos produtivos locais, desenvolvimento sustentável e educação ambiental. No período de 2004-2012 coordenou projetos no Centro de Pesquisas do Pantanal -CPP; no Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Áreas Úmidas - INAU. Foi pesquisadora da Rede de Cooperação Solidária de Mato Grosso/RECOOPSOL; da Rede Dataluta Brasil; do Projeto Diagnóstico dos Sistemas Agrários e Regularização Ambiental -RADIS (INCRA-UFMT); e do Projeto PAGE - Avaliação da Aprendizagem para Economia Verde Inclusiva -EV (Instituto das Nações Unidas para Formação e Pesquisa - UNITAR); participa do Núcleo de Gestão do Conhecimento do Observatório Pantanal e é membro do Instituto Histórico e Geográfico de Mato Grosso-IHGMT-MT; Possui graduação em Licenciatura e Bacharelado em Geografia pela Universidade Federal de Mato Grosso (1986), Mestrado em Educação - Linha de Pesquisa Educação e Meio Ambiente pela Universidade Federal de Mato Grosso (1997) e Doutorado em Desenvolvimento Sustentável pela Universidade de Brasília - Centro de Desenvolvimento Sustentável - UnB-CDS, linha de pesquisa Politica e Gestão Ambiental (2004). Atua nas temáticas, a saber: Desenvolvimento Sustentável; Politica e Gestão Ambiental; Educação Ambiental; Ensino de Geografia; Povos e Comunidades Tradicionais; Agricultura Familiar. (Texto informado pelo autor)

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Publicado

2025-06-30

Como Citar

Souza, F. L. P. de, & Rossetto, O. C. (2025). Educação Geográfica como ferramenta de resiliência: enfrentando a seca e o fogo no norte do Pantanal brasileiro. Geografia Ensino & Pesquisa, 29, e89608. https://doi.org/10.5902/2236499489608

Edição

Seção

Ensino e Geografia