O mundo está mudando, e agora? Desafios para ensinar e aprender Geografia em tempos de pandemia
DOI:
https://doi.org/10.5902/2236499463425Palavras-chave:
Ensino de Geografia, Covid-19, Tecnologia e educação, Geografia escolarResumo
Este trabalho discute reflexos da pandemia de Covid-19 no ensino-aprendizagem de Geografia. Para isso, realiza-se uma revisita a história da disciplina científica, evidenciando seus percalços constitutivos e a instabilidade de sua base epistemológica. Essa fragilidade reflete na Geografia escolar uma vez que, na escola, a disciplina é atravessada, como a científica, por interesses externos. Por isso, relembramos a evidência já constante na bibliografia de que é necessário repensar a Geografia mnemônica e descritiva que é ensinada na escola, no sentido da constituição de um saber vivo e que explique a realidade dos alunos a partir do pensamento espacial. Nesse caminho, analisamos que a pandemia de Covid-19, por mais trágica situação que seja, apresenta também possibilidades para o ensino de Geografia centradas na tecnologia, motivo pelo qual apresentamos algumas ferramentas que podem ser utilizadas pelos professores. Concluímos, dessa maneira, que a situação pandêmica, mesmo sendo temporária, pode ter reflexos permanentes para o estabelecimento do papel e da importância da Geografia escolar.
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- 2022-09-26 (2)
- 2022-04-20 (1)
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