O mundo está mudando, e agora? Desafios para ensinar e aprender Geografia em tempos de pandemia

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/2236499463425

Palavras-chave:

Ensino de Geografia, Covid-19, Tecnologia e educação, Geografia escolar

Resumo

Este trabalho discute reflexos da pandemia de Covid-19 no ensino-aprendizagem de Geografia. Para isso, realiza-se uma revisita a história da disciplina científica, evidenciando seus percalços constitutivos e a instabilidade de sua base epistemológica. Essa fragilidade reflete na Geografia escolar uma vez que, na escola, a disciplina é atravessada, como a científica, por interesses externos. Por isso, relembramos a evidência já constante na bibliografia de que é necessário repensar a Geografia mnemônica e descritiva que é ensinada na escola, no sentido da constituição de um saber vivo e que explique a realidade dos alunos a partir do pensamento espacial. Nesse caminho, analisamos que a pandemia de Covid-19, por mais trágica situação que seja, apresenta também possibilidades para o ensino de Geografia centradas na tecnologia, motivo pelo qual apresentamos algumas ferramentas que podem ser utilizadas pelos professores. Concluímos, dessa maneira, que a situação pandêmica, mesmo sendo temporária, pode ter reflexos permanentes para o estabelecimento do papel e da importância da Geografia escolar.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rafael Ghidini, Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Francisco Beltrão, PR

Aluno do Programa de Pós-Graduação em Geografia (PPGG) da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE), campus de Francisco Beltrão. Membro do Grupo de Pesquisa em Educação e Ensino de Geografia (GPEG), na mesma instituição.

Najla Mehanna Mormul, Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Francisco Beltrão, PR

Doutora em Geografia pela Universidade Estadual de Maringá (UEM). Professora dos cursos de graduação e pós-graduação em Geografia na Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE), campus de Francisco Beltrão. Líder do Grupo de Pesquisa em Educação e Ensino de Geografia (GPEG), na mesma instituição.

Referências

BRABANT, J.-M. Crise da Geografia, Crise da Escola. In: OLIVEIRA, A. U. DE; BRABANT, J.-M.; VESENTINI, J. W.; VLACH, V. R. F.; SANTOS, D.; CARVALHO, M. B. DE; MORAES, A. C.; WETTSTEIN, G. (Org.). Para onde vai o ensino de Geografia? São Paulo: Contexto, 1970.

CALLAI, H. C. A formação do profissional da Geografia: o professor. Ijuí: Ed. Unijuí, 2013.

CASTELLAR, S.; VILHENA, J. Ensino de Geografia. São Paulo: Cengage Learning, 2011.

CAVALCANTI, L. DE S. Bases teórico-metodológicas da Geografia: uma referência para a formação e a prática de ensino. In: CAVALCANTI, L. DE S. Formação de professores: concepções e práticas em Geografia. Goiânia: Vieira, 2006.

FERRETI, F. Pierre Deffontaines e as missões universitárias francesas no Brasil: geopolítica do conhecimento, circulação dos saberes e ensino da geografia (1934-1938). Boletim Goiano de Geografia, Goiânia, v. 36, n. 1, p. 04–26, mar. 2016. Disponível em: https://revistas.ufg.br/bgg/article/view/40362. Acesso em: 4 dez. 2020. DOI 10.5216/bgg.v36i1.40362.

GEORGE, P.; GUGLIELMO, R.; KAYSER, B.; LACOSTE, Y. A Geografia Ativa. 5. ed. São Paulo: Difel, 1980.

GOMES, P. C. DA C. Geografia e modernidade. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 1996.

HOBSBAWM, E. A era do capital: 1848-1875. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2015.

LACOSTE, Y. A Geografia: isso serve, em primeiro lugar, para fazer a guerra. 18. ed. São Paulo: Papirus, 2010.

MORAES, A. C. R. Geografia: pequena história crítica. São Paulo: Annablume, 2004.

PONTUSCHKA, N. N.; PAGANELLI, T. I.; CACETE, N. H. Para ensinar e aprender Geografia. São Paulo: Cortez, 2007.

SANTOS, M. Por uma Geografia Nova: da Crítica da Geografia a uma Geografia Crítica. 6. ed. São Paulo: EdUsp, 2008.

SOBRE a Wikipédia. Disponível em: https://pt.wikipedia.org/wiki/Especial:Ligação_permanente/54546779. Acesso em: 9 set. 2020.

TOKARNIA, M. Um em cada 4 brasileiros não tem acesso à internet, mostra pesquisa. Jornal. Disponível em: https://agenciabrasil.ebc.com.br/economia/noticia/2020-04/um-em-cada-quatro-brasileiros-nao-tem-acesso-internet. Acesso em: 8 set. 2020.

VESENTINI, J. W. Geografia Crítica e Ensino. In: OLIVEIRA, A. U. DE; BRABANT, J.-M.; VESENTINI, J. W.; VLACH, V. R. F.; SANTOS, D.; CARVALHO, M. B. DE; MORAES, A. C.; WETTSTEIN, G. (Org.). Para onde vai o ensino de Geografia? São Paulo: Contexto, 1970.

Downloads

Publicado

2022-04-20 — Atualizado em 2022-09-26

Versões

Como Citar

Ghidini, R., & Mormul, N. M. (2022). O mundo está mudando, e agora? Desafios para ensinar e aprender Geografia em tempos de pandemia. Geografia Ensino & Pesquisa, 26, e1. https://doi.org/10.5902/2236499463425 (Original work published 20º de abril de 2022)

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)