As diferentes linguagens no estágio curricular supervisionado em Geografia durante o período pandêmico

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/2236499467272

Palavras-chave:

Materiais didáticos digitais, Ensino de Geografia, COVID-19, Formação docente, Ensino de Geociências

Resumo

Os processos de ensino-aprendizagem estão em constante transformação e renovação derivados de influências que abarcam a esfera política, social, cultural e conjuntural, como a crise sanitária decorrente da pandemia da COVID-19. Devido às medidas de isolamento social, as instituições de ensino foram levadas a realizar adaptações didáticas e metodológicas na tentativa de garantir a continuidade do período letivo e o acesso dos estudantes às aulas. Diante desse contexto, este artigo discute e analisa o uso de diferentes linguagens no ensino de geografia, a partir da realidade que o período pandêmico impôs à educação brasileira em grande parte dos meses de 2020. A pesquisa que é descritiva e exploratória, contou com levantamento bibliográfico e relato da prática docente ocorrida durante o segundo semestre letivo de 2020, na disciplina de Estágio Curricular Supervisionado em Geografia, da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC). As conclusões valorizam as diversas perspectivas da formação docente em Geografia vivenciadas no formato remoto, e o uso de diferentes linguagens no ensino a partir do emprego de materiais didáticos digitais como jornais, fotografias, charges, mapas e discursos políticos articulados ao tema trabalho.

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Biografia do Autor

Patrícia Volk Schatz, Universidade do Estado de Santa Catarina, Florianópolis, SC

Doutora em Geografia pela Universidade Federal de Santa Catarina (2020). Bacharel e licenciada em História pela Universidade do Estado de Santa Catarina (2012), bacharel em Geografia pela Universidade Federal de Santa Catarina (2014) e mestre em História Cultural pela Universidade Federal de Santa Catarina (2015). Atualmente participa do grupo de estudos filiado ao CNPq "Formação Sócio Espacial: Progresso Técnico e Desenvolvimento Econômico" e atua como assistente editorial da revista Geosul (UFSC). Também é professora da rede municipal de Florianópolis e graduanda em Licenciatura Geografia pela Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC). 

Rafaela da Silva, Universidade do Estado de Santa Catarina, Florianópolis, SC

Graduanda do curso de Licenciatura Geografia da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC).

Ana Paula Nunes Chaves, Universidade do Estado de Santa Catarina, Florianópolis, SC

Professora Adjunta do Departamento de Geografia e do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade do Estado de Santa Catarina UDESC, com mestrado (2010) em Geografia na linha de pesquisa Geografia em Processos Educativos, na Universidade Federal de Santa Catarina UFSC, e doutorado (2015) em Educação na linha de pesquisa Filosofia da Educação, na Universidade de São Paulo USP. Pesquisadora do grupo Ensino de Geografia, Formação Docente e Diferentes Linguagens e da Rede Internacional de Pesquisas em Imagens, Geografias e Educação.

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Publicado

2022-11-25

Como Citar

Schatz, P. V., Silva, R. da, & Chaves, A. P. N. (2022). As diferentes linguagens no estágio curricular supervisionado em Geografia durante o período pandêmico. Geografia Ensino & Pesquisa, 26, e36. https://doi.org/10.5902/2236499467272