O PROCESSO DE CONSTRUÇÃO E IMPLEMENTAÇÃO DAS DIRETRIZES CURRICULARES ESTADUAIS DE GEOGRAFIA NO PARANÁ
DOI:
https://doi.org/10.5902/2236499413913Resumo
O presente artigo aponta os resultados da pesquisa desenvolvida pelos membros do Grupo de Pesquisa de Ensino de Geografia (GPEG), da UNIOESTE- Campus Francisco Beltrão/PR, que analisou o processo de construção e implementação das Diretrizes Curriculares Estaduais de Geografia no Paraná (DCEs). A pesquisa foi realizada na cidade de Francisco Beltrão, por meio de entrevistas com vinte e sete (27) professores de Geografia atuantes nas escolas estaduais do município. A partir dos dados, foi possível verificar que a participação dos professores na construção das (DCEs) ocorreu de forma representativa, sendo que a finalização da proposta contou com um número pequeno de docentes da rede estadual. Após a publicação, não houve políticas para a implementação da proposta, o que tem dificultado a apropriação da proposta pelos professores. Por isso, indicamos a ampliação da política de formação continuada com o intuito de produzir um efetivo processo de implementação das DCEs-PR.
Palavras-chave: ensino de Geografia, diretrizes curriculares, Paraná.
DOI: 10.5902/2236499413913
Downloads
Referências
BACZINSKI, A. V. de. M. A implantação oficial da Pedagogia Histórico–Crítica na rede pública do estado do Paraná (1983 – 1994): legitimação, Resistências e contradições. Dissertação de Mestrado. Campinas: UNICAMP, 2007
BACZINSKI, A. V. de. M., PITON, I. M., TURMENA, L. Caminhos e descaminhos da prática docente: uma análise da Pedagogia Histórico-Crítica e das Diretrizes Curriculares do Estado do Paraná. Revista HISTEDBR On-line, Campinas, nº 31, Set. 2008.
GILIOLI, E. B., OLIVEIRA, A. R., PINHEIRO, A. A. M. Diretrizes curriculares do estado do Paraná: da Pedagogia Histórico-Crítica às teorias críticas . Anais... V Encontro Brasileiro de Educação e Marxismo. Florianópolis, 2011.
HUBERMAN, M. O ciclo de vida profissional dos professores. In: NÓVOA, A. Vidas de professores. 2º edição. Porto: Porto Editora, 2007.
LIBÂNEO, José Carlos. Pedagogia e pedagogos para que? 9ª ed. São Paulo: Cortez, 2007.
SAVIANI, D. Pedagogia Histórico-Crítica: primeiras aproximações. 11ª edição. Campinas, SP: Autores Associados, 2012.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A revista Geografia Ensino & Pesquisa deterá os direitos autorais dos trabalhos publicados. Os direitos referem-se a publicação do trabalho em qualquer parte do mundo, incluindo os direitos às renovações, expansões e disseminações da contribuição, bem como outros direitos subsidiá¡rios. Os autores comprometen-se com a originalidade do trabalho, e no caso de desistência da submissão, os autores assumem a responsabilidade de comunicar à revista.
Após publicado os(as) autores(as) têm permissão para a publicação da contribuição em outro meio, impresso ou digital, em português ou em tradução, desde que os devidos créditos sejam dados à Revista Geografia – Ensino & Pesquisa.
A revista Geografia Ensino & Pesquisa utiliza em suas publicações uma Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.