EDUCAÇÃO E GEOGRAFIA NA MODERNIDADE: INTERFACE ENTRE AS DIFERENTES CONCEPÇÕES TEÓRICAS E METODOLÓGICAS PRESENTES NO ENSINO DE GEOGRAFIA

Autores

  • Najla Mehanna Mormul UNIOESTE

DOI:

https://doi.org/10.5902/2236499414886

Resumo

O presente trabalho tem como objetivo contextualizar de forma sucinta o papel da educação na sociedade moderna ocidental. Buscando dialogar com as diferentes concepções teóricas e metodológicas presentes no ensino de Geografia no Brasil. Para isso, realizamos uma breve discussão acerca deste tema, abordando os principais momentos históricos e seus representantes, bem como os desdobramentos na educação e no ensino de Geografia. Sendo a educação produto das relações humanas foi preciso retomar algumas questões de âmbito histórico e social para melhor entende-la. Logo, a investigação histórica proposta nos auxiliou na realização desse artigo, por permitir e intermediar o diálogo entre educação e ensino de Geografia no contexto da modernidade.

 

Palavras-chave: Educação; Geografia; Ensino de Geografia.

 

DOI: 10.5902/2236499414886

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Najla Mehanna Mormul, UNIOESTE

Professora adjunta do Curso de Geografia da Universidade Estadual do Oeste do Paraná - Campus de Francisco Beltrão. Pesquisadora do Grupo de Pesquisa Educação e Ensino de Geografia - GPEG (UNIOESTE). Membro do Núcleo de Estudos de Mobilidade e Mobilização (UEM). Coordenadora  e orientadora de Estágio Supervisionado em Geografia. Possui experiência na área de educação e pesquisa os seguintes temas: ensino de Geografia, conteúdos escolares, Geografia da população, formação de professores.

Referências

ARANHA, Maria Lúcia de Arruda. Filosofia da Educação. São Paulo: Moderna, 2000.

BRABANT, Jean Michel. Crise da geografia, crise da escola. In: OLIVEIRA, A. U. Para onde vai o ensino de geografia? São Paulo: Contexto, 1989.

BRANDÃO, Carlos Rodrigues. O que é educação. São Paulo: Brasiliense, 2007.

BRASIL, Thomaz, Pompeu, Souza.Compendio elementar de geographia geral e especial do Brasil. Rio de Janeiro: Casa dos Editores, 1864.

CAVALCANTI, Lana de Souza. Geografia, escola e construção de conhecimentos. Campinas, SP: Papirus, 1998.

______. O ensino de geografia na escola. Campinas, SP: Papirus, 2012.

FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1988.

GIROUX, Henry. Teoria Crítica e Resistência em Educação. Petrópolis: Vozes, 1986.

KAERCHER, Nestor André. O Gato Comeu a Geografia Crítica? Alguns obstáculos a superar no ensino-aprendizagem de Geografia. In: PONTUSCHA, Nídia Nacib; OLIVEIRA, Ariovaldo Umbelino de (orgs.). Geografia em Perspectiva. 3. ed. São Paulo: Contexto, 2009.

MONTAIGNE, Michel. Ensaios I. Trad. Sérgio Milliet. São Paulo: Nova Cultural,

(Coleção Os Pensadores).

MORAES, Antonio Carlos Robert & COSTA, Wanderley Messias. Geografia crítica: a valorização do espaço. São Paulo: Hucitec, 1999.

MORMUL, Najla Mehanna. O Ensino de Geografia no Projeto Educacional de Rui Barbosa. Maringá, Universidade Estadual de Maringá (UEM), Programa de Pós-graduação em Educação (PGE), 2009. (Dissertação de Mestrado)

PONTUSCHKA, Níbia Nacib. Geografia: pesquisa e ensino. In: Carlos, Ana Fani Alessandri (org.) Novos Caminhos da Geografia. 5. ed. São Paulo: Contexto, 2005.

RECLUS, Élisée. A evolução, a revolução e o ideal anarquista. São Paulo: Imaginário, 2002.

ROUSSEAU, Jean Jacques. Emílio. Trad. Roberto Leão Ferreira. São Paulo: Martins Fontes, 1995.

VESENTINI, José William. A Formação do Professor de Geografia: algumas reflexões. In: PONTUSCHA, Nídia Nacib; OLIVEIRA, Ariovaldo Umbelino de (orgs.). Geografia em Perspectiva. São Paulo: Contexto, 2002.

VESENTINI, José William. O método e a práxis (Notas polêmicas sobre geografia tradicional e geografia crítica). Terra Livre. São Paulo: AGB, n. 2, jul. 1987.

Downloads

Publicado

2014-12-01

Como Citar

Mormul, N. M. (2014). EDUCAÇÃO E GEOGRAFIA NA MODERNIDADE: INTERFACE ENTRE AS DIFERENTES CONCEPÇÕES TEÓRICAS E METODOLÓGICAS PRESENTES NO ENSINO DE GEOGRAFIA. Geografia Ensino & Pesquisa, 18(3), 71–84. https://doi.org/10.5902/2236499414886