EDUCAÇÃO E GEOGRAFIA NA MODERNIDADE: INTERFACE ENTRE AS DIFERENTES CONCEPÇÕES TEÓRICAS E METODOLÓGICAS PRESENTES NO ENSINO DE GEOGRAFIA
DOI:
https://doi.org/10.5902/2236499414886Resumo
O presente trabalho tem como objetivo contextualizar de forma sucinta o papel da educação na sociedade moderna ocidental. Buscando dialogar com as diferentes concepções teóricas e metodológicas presentes no ensino de Geografia no Brasil. Para isso, realizamos uma breve discussão acerca deste tema, abordando os principais momentos históricos e seus representantes, bem como os desdobramentos na educação e no ensino de Geografia. Sendo a educação produto das relações humanas foi preciso retomar algumas questões de âmbito histórico e social para melhor entende-la. Logo, a investigação histórica proposta nos auxiliou na realização desse artigo, por permitir e intermediar o diálogo entre educação e ensino de Geografia no contexto da modernidade.
Palavras-chave: Educação; Geografia; Ensino de Geografia.
DOI: 10.5902/2236499414886
Downloads
Referências
ARANHA, Maria Lúcia de Arruda. Filosofia da Educação. São Paulo: Moderna, 2000.
BRABANT, Jean Michel. Crise da geografia, crise da escola. In: OLIVEIRA, A. U. Para onde vai o ensino de geografia? São Paulo: Contexto, 1989.
BRANDÃO, Carlos Rodrigues. O que é educação. São Paulo: Brasiliense, 2007.
BRASIL, Thomaz, Pompeu, Souza.Compendio elementar de geographia geral e especial do Brasil. Rio de Janeiro: Casa dos Editores, 1864.
CAVALCANTI, Lana de Souza. Geografia, escola e construção de conhecimentos. Campinas, SP: Papirus, 1998.
______. O ensino de geografia na escola. Campinas, SP: Papirus, 2012.
FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1988.
GIROUX, Henry. Teoria Crítica e Resistência em Educação. Petrópolis: Vozes, 1986.
KAERCHER, Nestor André. O Gato Comeu a Geografia Crítica? Alguns obstáculos a superar no ensino-aprendizagem de Geografia. In: PONTUSCHA, Nídia Nacib; OLIVEIRA, Ariovaldo Umbelino de (orgs.). Geografia em Perspectiva. 3. ed. São Paulo: Contexto, 2009.
MONTAIGNE, Michel. Ensaios I. Trad. Sérgio Milliet. São Paulo: Nova Cultural,
(Coleção Os Pensadores).
MORAES, Antonio Carlos Robert & COSTA, Wanderley Messias. Geografia crítica: a valorização do espaço. São Paulo: Hucitec, 1999.
MORMUL, Najla Mehanna. O Ensino de Geografia no Projeto Educacional de Rui Barbosa. Maringá, Universidade Estadual de Maringá (UEM), Programa de Pós-graduação em Educação (PGE), 2009. (Dissertação de Mestrado)
PONTUSCHKA, Níbia Nacib. Geografia: pesquisa e ensino. In: Carlos, Ana Fani Alessandri (org.) Novos Caminhos da Geografia. 5. ed. São Paulo: Contexto, 2005.
RECLUS, Élisée. A evolução, a revolução e o ideal anarquista. São Paulo: Imaginário, 2002.
ROUSSEAU, Jean Jacques. Emílio. Trad. Roberto Leão Ferreira. São Paulo: Martins Fontes, 1995.
VESENTINI, José William. A Formação do Professor de Geografia: algumas reflexões. In: PONTUSCHA, Nídia Nacib; OLIVEIRA, Ariovaldo Umbelino de (orgs.). Geografia em Perspectiva. São Paulo: Contexto, 2002.
VESENTINI, José William. O método e a práxis (Notas polêmicas sobre geografia tradicional e geografia crítica). Terra Livre. São Paulo: AGB, n. 2, jul. 1987.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A revista Geografia Ensino & Pesquisa deterá os direitos autorais dos trabalhos publicados. Os direitos referem-se a publicação do trabalho em qualquer parte do mundo, incluindo os direitos às renovações, expansões e disseminações da contribuição, bem como outros direitos subsidiá¡rios. Os autores comprometen-se com a originalidade do trabalho, e no caso de desistência da submissão, os autores assumem a responsabilidade de comunicar à revista.
Após publicado os(as) autores(as) têm permissão para a publicação da contribuição em outro meio, impresso ou digital, em português ou em tradução, desde que os devidos créditos sejam dados à Revista Geografia – Ensino & Pesquisa.
A revista Geografia Ensino & Pesquisa utiliza em suas publicações uma Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.