EDUCAÇÃO E GEOGRAFIA NA MODERNIDADE: INTERFACE ENTRE AS DIFERENTES CONCEPÇÕES TEÓRICAS E METODOLÓGICAS PRESENTES NO ENSINO DE GEOGRAFIA
DOI:
https://doi.org/10.5902/2236499414886Abstract
O presente trabalho tem como objetivo contextualizar de forma sucinta o papel da educação na sociedade moderna ocidental. Buscando dialogar com as diferentes concepções teóricas e metodológicas presentes no ensino de Geografia no Brasil. Para isso, realizamos uma breve discussão acerca deste tema, abordando os principais momentos históricos e seus representantes, bem como os desdobramentos na educação e no ensino de Geografia. Sendo a educação produto das relações humanas foi preciso retomar algumas questões de âmbito histórico e social para melhor entende-la. Logo, a investigação histórica proposta nos auxiliou na realização desse artigo, por permitir e intermediar o diálogo entre educação e ensino de Geografia no contexto da modernidade.
Palavras-chave: Educação; Geografia; Ensino de Geografia.
DOI: 10.5902/2236499414886
Downloads
References
ARANHA, Maria Lúcia de Arruda. Filosofia da Educação. São Paulo: Moderna, 2000.
BRABANT, Jean Michel. Crise da geografia, crise da escola. In: OLIVEIRA, A. U. Para onde vai o ensino de geografia? São Paulo: Contexto, 1989.
BRANDÃO, Carlos Rodrigues. O que é educação. São Paulo: Brasiliense, 2007.
BRASIL, Thomaz, Pompeu, Souza.Compendio elementar de geographia geral e especial do Brasil. Rio de Janeiro: Casa dos Editores, 1864.
CAVALCANTI, Lana de Souza. Geografia, escola e construção de conhecimentos. Campinas, SP: Papirus, 1998.
______. O ensino de geografia na escola. Campinas, SP: Papirus, 2012.
FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1988.
GIROUX, Henry. Teoria Crítica e Resistência em Educação. Petrópolis: Vozes, 1986.
KAERCHER, Nestor André. O Gato Comeu a Geografia Crítica? Alguns obstáculos a superar no ensino-aprendizagem de Geografia. In: PONTUSCHA, Nídia Nacib; OLIVEIRA, Ariovaldo Umbelino de (orgs.). Geografia em Perspectiva. 3. ed. São Paulo: Contexto, 2009.
MONTAIGNE, Michel. Ensaios I. Trad. Sérgio Milliet. São Paulo: Nova Cultural,
(Coleção Os Pensadores).
MORAES, Antonio Carlos Robert & COSTA, Wanderley Messias. Geografia crítica: a valorização do espaço. São Paulo: Hucitec, 1999.
MORMUL, Najla Mehanna. O Ensino de Geografia no Projeto Educacional de Rui Barbosa. Maringá, Universidade Estadual de Maringá (UEM), Programa de Pós-graduação em Educação (PGE), 2009. (Dissertação de Mestrado)
PONTUSCHKA, Níbia Nacib. Geografia: pesquisa e ensino. In: Carlos, Ana Fani Alessandri (org.) Novos Caminhos da Geografia. 5. ed. São Paulo: Contexto, 2005.
RECLUS, Élisée. A evolução, a revolução e o ideal anarquista. São Paulo: Imaginário, 2002.
ROUSSEAU, Jean Jacques. Emílio. Trad. Roberto Leão Ferreira. São Paulo: Martins Fontes, 1995.
VESENTINI, José William. A Formação do Professor de Geografia: algumas reflexões. In: PONTUSCHA, Nídia Nacib; OLIVEIRA, Ariovaldo Umbelino de (orgs.). Geografia em Perspectiva. São Paulo: Contexto, 2002.
VESENTINI, José William. O método e a práxis (Notas polêmicas sobre geografia tradicional e geografia crítica). Terra Livre. São Paulo: AGB, n. 2, jul. 1987.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
The journal Geografia – Ensino & Pesquisa will obtain the auctorial rights for all published texts. This also implies that the text can be published anywhere in the world, including all rights on renewal, expansion and dissemination of the contribution, as well as other subsidiary rights. The author’s get permission to publish the contribution in other medias, printed or digital, may be in Portuguese or translation, since the publication is credited to Revista Geografia – Ensino & Pesquisa.The journal Geografia – Ensino & Pesquisa will obtain the auctorial rights for all published texts. This also implies that the text can be published anywhere in the world, including all rights on renewal, expansion and dissemination of the contribution, as well as other subsidiary rights. The author’s get permission to publish the contribution in other medias, printed or digital, may be in Portuguese or translation, since the publication is credited to Revista Geografia – Ensino & Pesquisa.