Formação de professores de Geografia no Brasil e expansão da Rede PROFGEO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/2236499491098

Palavras-chave:

Ensino de geografia, Educação básica, Formação continuada, PROFGEO

Resumo

O Mestrado Profissional em Ensino de Geografia em Rede Nacional – PROFGEO integra a política pública de formação continuada de professores em serviço: Programa de mestrado Profissional para a Qualificação de Professores da Rede Pública de Educação Básica – PROEB. Esse artigo discute a formação docente em Geografia no Brasil, os desafios e possibilidades, assim como as perspectivas do ensino de Geografia no conjunto da Educação Básica. Tem por objetivo oferecer subsídios para o planejamento de políticas públicas mais eficazes e orientar iniciativas acadêmicas voltadas à formação de professores de Geografia. A metodologia baseou-se na espacialização dos cursos de graduação em Geografia, dos estudantes matriculados, dos cursos de mestrado com linhas de pesquisa em ensino de Geografia e da própria rede do PROFGEO, em ambiente de Sistema de Informação Geográfica (SIG). A partir do mapeamento foi possível analisar e classificar a oferta de formação em ensino de Geografia e os vazios territoriais, identificando prioridades para a ampliação da oferta de cursos de formação em Geografia, especialmente voltados para a formação continuada em ensino de Geografia. Espera-se contribuir para a melhoria da educação pública, de forma mais equitativa e eficiente, oportunizando melhores condições de formação continuada às professoras e professores em serviço e garantindo que a Educação Geográfica seja acessível em todo o território nacional.

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Biografia do Autor

Valdir Adilson Steinke, Universidade de Brasília

Possui graduação em Geografia (Licenciatura e Bacharelado), Mestrado em Geologia, Doutorado em Ecologia e Pós-Doutorado em Didáticas Específicas pela Universidade Autônoma de Madrid. É Professor Associado IV no Departamento de Geografia da Universidade de Brasília (UnB) e docente permanente no Programa de Pós-Graduação em Geografia e no Programa de Mestrado Profissional em Ensino de Geografia da mesma instituição.

Cesar de David, Universidade Federal de Santa Maria

Professor Titular do Departamento de Geociências (CCNE) da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Doutor em Geografia pela Universidade Federal de Santa Catarina (2005), com Pós-doutorado pela Universidade de Le Mans - França (2015). Mestre em Geografia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP - Rio Claro (1995).

Eduardo Augusto Werneck Ribeiro, Instituto Federal Catarinense

Possui graduação em Geografia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1999), mestrado em Geografia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2004) e doutorado em Geografia pela Universidade Federal do Paraná (2011). Atualmente é professor do Instituto Federal Catarinense (IFC).

Thiago Luiz Calandro, Instituto Federal do Paraná

Possui Graduação em Licenciatura em Geografia pela UENP (2009); Especialização em Auditoria e Gestão Ambiental pela UTFPR - CP (2012), mestrado (2015) - bolsa FAPESP - e doutorado (2020) - sem bolsa -, ambos pela Universidade Estadual Paulista" Júlio de Mesquita Filho" - UNESP - Campus de Rio Claro na área de Ensino de Geografia e Cartografia Escolar. 

Cecília Félix Andrade Silva, Instituto Federal de Minas Gerais

Graduada em Geografia pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia - UESB (2003). Mestre em Ciência Florestal pela Universidade Federal de Viçosa - UFV (2008). Doutora em Geografia pela Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG.

Pedro Henrique Camelo Salgado, Universidade de Brasília

Graduando em Geografia (Licenciatura e Bacharelado) na Universidade de Brasília. Atualmente está vinculado ao Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC) da Universidade de Brasília. Participa do projeto de desenvolvimento de pesquisa e formação de agentes multiplicadores para os programas de aquicultura. Realiza atividades de pesquisa e extensão vinculado ao Laboratório de Geoiconografia e Multimidias - LAGIM/UnB. (Texto informado pelo autor)

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Publicado

2025-05-15

Como Citar

Steinke, V. A., David, C. de, Ribeiro, E. A. W., Calandro, T. L., Silva, C. F. A., & Salgado, P. H. C. (2025). Formação de professores de Geografia no Brasil e expansão da Rede PROFGEO. Geografia Ensino & Pesquisa, 29, e91098. https://doi.org/10.5902/2236499491098

Edição

Seção

Ensino e Geografia