Formação de professores de Geografia no Brasil e expansão da Rede PROFGEO
DOI:
https://doi.org/10.5902/2236499491098Palavras-chave:
Ensino de geografia, Educação básica, Formação continuada, PROFGEOResumo
O Mestrado Profissional em Ensino de Geografia em Rede Nacional – PROFGEO integra a política pública de formação continuada de professores em serviço: Programa de mestrado Profissional para a Qualificação de Professores da Rede Pública de Educação Básica – PROEB. Esse artigo discute a formação docente em Geografia no Brasil, os desafios e possibilidades, assim como as perspectivas do ensino de Geografia no conjunto da Educação Básica. Tem por objetivo oferecer subsídios para o planejamento de políticas públicas mais eficazes e orientar iniciativas acadêmicas voltadas à formação de professores de Geografia. A metodologia baseou-se na espacialização dos cursos de graduação em Geografia, dos estudantes matriculados, dos cursos de mestrado com linhas de pesquisa em ensino de Geografia e da própria rede do PROFGEO, em ambiente de Sistema de Informação Geográfica (SIG). A partir do mapeamento foi possível analisar e classificar a oferta de formação em ensino de Geografia e os vazios territoriais, identificando prioridades para a ampliação da oferta de cursos de formação em Geografia, especialmente voltados para a formação continuada em ensino de Geografia. Espera-se contribuir para a melhoria da educação pública, de forma mais equitativa e eficiente, oportunizando melhores condições de formação continuada às professoras e professores em serviço e garantindo que a Educação Geográfica seja acessível em todo o território nacional.
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