Sujeito e o mundo: a aplicação das geotecnologias no ensino de Geografia como perspectiva da integralidade

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/2236499454517

Palavras-chave:

Ciência Geográfica, Geotecnologias, Integralidade, Roteiro

Resumo

Este artigo apresenta uma proposta de uma sequência didática (SD) com o tema recursos hídricos, exercitando a aplicação de geotecnologias no ensino de geografia para a educação básica. A proposta descreve um modelo de roteiro Sujeito e o Mundo, configurando um arcabouço atrativo e didático para o desenvolvimento de projetos de ensino, sob a perspectiva colaborativa, participativa entre educandos e educadores. Esta aplicação propicia aos envolvidos a educação cientifica onde se trabalha fundamentação dos conceitos (a hipótese, o raciocínio metodológico e os testes que a hipótese gera) através de atividades didáticas práticas e tecnológicas na geografia, além de encorajá-los a propor soluções de problemas ambientais e sociais vigentes, em pleno exercício da cidadania. Esta proposta de construção do conhecimento pode contribuir no processo de ensino e aprendizagem na medida que o conteúdo teórico da disciplina é contextualizado, materializado e discutido pelo experimento. Com os resultados pode-se discutir a plausibilidade das provas que a teoria apresenta, reforçando a importância de se inter-relacionar conceitos, de se fazer uma boa pergunta e buscar respostas com métodos e recursos adequados, assim, propiciando o aprendizado de forma integral.

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Biografia do Autor

Isabel Cristina Bohn Vieira, IFC - Instituto Federal Catarinense

Mestranda em Ciências Ambientais pelo Instituto Federal Catarinense, Bióloga, bacharel e licenciada, pelas Universidades, UNOESC e UNERJ (2008), Especialista em Ciências Biológicas e Educação Ambiental na Metadisciplinaridade (2010). Professora e pesquisadora, funcionária pública municipal de Navegantes (SC) e da iniciativa privada.

Eduardo Augusto Werneck Ribeiro, Instituto Federal Catarinense

Doutor em Geografia pela Universidade Federal do Paraná (2011); Mestre em Geografia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2004) e Graduado em Geografia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1999). Professor do Instituto Federal Catarinense (IFC), docente permanente dos mestrados profissionais: Educação Profissional e Tecnológica - ProfEPT (Blumenau) e Tecnologia e Ambiente (Araquari).

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Publicado

2021-03-05

Como Citar

Vieira, I. C. B., & Ribeiro, E. A. W. (2021). Sujeito e o mundo: a aplicação das geotecnologias no ensino de Geografia como perspectiva da integralidade. Geografia Ensino & Pesquisa, 25, e05. https://doi.org/10.5902/2236499454517