A geografia aprendida no ensino escolar: estudo realizado em uma escola do Município de Maravilha, em Santa Catarina-Brasil
DOI:
https://doi.org/10.5902/2236499488899Palavras-chave:
Geografia, Ensino, Noções conceituaisResumo
A Geografia é a ciência que busca compreender as complexidades que se apresentam no espaço geográfico. Esse dinamismo está atrelado às transformações que os seres humanos provocam e acabam reverberando no espaço escolar. Acredita-se que a escola deva proporcionar aos estudantes o desenvolvimento do senso crítico. Para tanto, as disciplinas curriculares como a Geografia podem contribuir para isso por meio do desenvolvimento do pensamento geográfico. Nessa direção, pergunta-se: como estudante do nono ano do Ensino Fundamental II compreende o Componente Curricular de Geografia a partir do que foi trabalhado em sala de aula? Nesse sentido, definimos como objetivo geral identificar o principal entendimento conceitual que os estudantes do nono ano do ensino Fundamental II de uma escola municipal na cidade de Maravilha-SC têm em relação à disciplina de Geografia. Para tanto, propomos como objetivos específicos: 1) Discutir a importância do ensino de Geografia na formação do sujeito; e, 2) Apresentar os conceitos geográficos apreendidos, a partir da aplicação de um questionário semiestruturado. A metodologia adotada sustenta-se na pesquisa qualitativa, entrecruzada com a pesquisa-ação, sustentadas pela neomodernidade, formando uma coalisão potente para esse tipo de abordagem, caracterizando-se pela análise de interpretações, comparações e exposição de dados, oriundos de outros estudos e pesquisas. Envolve, também, a pesquisa bibliográfica, caracterizada por dispor de materiais elaborados cientificamente. Trata-se, portanto, de um artigo que busca entender a noção conceitual formada pelos estudantes do nono ano sobre a Geografia e que demonstra a sua relação com o cotidiano dos estudantes. Observou-se que a Geografia escolar consegue construir conceitos e noções duradouras nos estudantes, de modo significativo, isso é demonstrado no momento em que estes conseguem relacionar interações do cotidiano com conceitos geográficos apreendidos em sala de aula.
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