Iniciação científica com ensino médio: a aprendizagem baseada em problemas como forma de investigação geográfica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/2236499467519

Palavras-chave:

Ensino-aprendizagem, Raciocínio geográfico, Problema de pesquisa

Resumo

O artigo apresenta e analisa uma série de práticas educacionais no âmbito do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica - Ensino Médio (PIBIC-EM) desenvolvidas na Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Metodologicamente, nos orientamos pela corrente educacional do “Cotidiano Escolar” em diálogo com os pressupostos teórico-metodológicos do “Problem Bsed Learning” (PBL), ou Aprendizagem Baseada em Problemas. Nosso objetivo trata-se de analisar o processo de construção de um raciocínio geográfico com as estudantes participantes do projeto por meio da Aprendizagem Baseada em Problemas, a partir da temática da gravidez na adolescência e as práticas espaciais das adolescentes grávidas no contexto do município de Campinas-SP. Os resultados apontam para a potência do PBL na elaboração de práticas educativas que estimulam a autonomia, a criticidade, a criatividade e um pensamento científico, assim como permitem e promovem ferramentas para a construção de um raciocínio geográfico com as estudantes.

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Biografia do Autor

Renan Pessina Gonçalves de Lima, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, SP

Atualmente é graduando em Licenciatura e Bacharelado em Geografia na Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). É bolsista de iniciação científica da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP) na área de Humanas com ênfase em Educação em Geografia. Participa do Laboratório de Pesquisa Ateliê de Pesquisas e Práticas em Ensino de Geografia (APEGEO), integrante do Grupo de Pesquisa TEAR e monitor no Programa de Iniciação Cientifica - Ensino Médio (PIBIC-EM).

Igor Cauê Vieira de Oliveira Pinto, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, SP

Bacharel (2020) e licenciado (2019) em Geografia pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Atualmente é mestrando no programa de Pós-Graduação em Geografia do Instituto de Geociências (IG) da Unicamp com bolsa do Programa de Excelência Acadêmica (PROEX/CAPES), integrante do Laboratório de Pesquisa APEGEO (Ateliê de Pesquisas e Práticas em Ensino de Geografia) no grupo de pesquisa TEAR e monitor no Programa de Iniciação Cientifica - Ensino Médio (PIBIC-EM). Atuou como professor voluntário nos cursinhos populares Dandara dos Palmares (2016 - 2019) e PROCEU Conhecimento (2019 - 2021). Participou do Programa de Iniciação a Docência (PIBID) e do Programa de Iniciação Cientifica (PIBIC), edital 2019/2020. Realizou estágio na EMBRAPA (Empresa Brasileira de Pesquisa e Agropecuária) Meio Ambiente no Laboratório de Geotecnologias e Métodos Quantitativos, como bolsista de ITI-A (Iniciação Tecnológica e Industrial) CNPq.

Jéssica da Silva Rodrigues Cecim, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, SP

Atualmente é professora de Geografia na Educação Básica na rede privada e pública de ensino. É doutora em Geografia pelo Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). É formada em licenciatura e bacharelado em Geografia pela Universidade Estadual de Campinas. Foi bolsista do Programa Institucional de Iniciação à Docência (CAPES - PIBID), sub-projeto Geografia e bolsista de iniciação científica PIBIC/CNPq na área de Geografia Humana com ênfase em mapeamento geomorfológico na mesma instituição. Participa do Laboratório de Pesquisa Ateliê de Pesquisas e Práticas em Ensino de Geografia (APEGEO) e do Grupo de Pesquisa Tear. Tem experiência em formação de professores, estudos curriculares, epistemologia da Geografia Escolar, exames vestibulares e ensino de Geografia.

Rafael Straforini, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, SP

Doutor em Geografia pela UFRJ (2007), mestre em Educação Aplicada às Geociencias pela UNICAMP (2001) e graduado (bacharelado e licenciatura) em Geografia pela UNESP/Rio Claro (1997). Atualmente sou Professor Doutor (MS III) do Departamento de Geografia do Instituto de Geociências da Universidade Estadual de Campinas - Unicamp, atuando como docente nos cursos de Licenciatura em Geografia e Pós-Graduação em Geografia. Desenvolvo pesquisas nas áreas de Educação em Geografia e Geografia Histórica; atuando principalmente nos seguintes temas: Currículo e Ensino de Geografia, Políticas Educacionais, Formação de Professores e História da Geografia Escolar Brasileira. Editor-chefe da Revista Brasileira de Educação em Geografia e Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Geografia da Unicamp.

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Publicado

2022-10-15

Como Citar

Lima, R. P. G. de, Pinto, I. C. V. de O., Cecim, J. da S. R., & Straforini, R. (2022). Iniciação científica com ensino médio: a aprendizagem baseada em problemas como forma de investigação geográfica. Geografia Ensino & Pesquisa, 26, e22. https://doi.org/10.5902/2236499467519