Scientific initiation with high school: Problem-Based Learning as a form of geographic research

Authors

DOI:

https://doi.org/10.5902/2236499467519

Keywords:

Teaching-learning, Geographic, Search problem

Abstract

The article presents and discusses a series of educational practices within the Institutional Program for Scientific Initiation Scholarships – High School (Pibic-EM) developed at the [omitted for blind review]. Methodologically, we are guided by the educational current of "School Daily Life" in dialogue with the theoretical-methodological assumptions of "Problem Based Learning" (PBL). Our objective is to analyze the possibilities of building a geographical reasoning with the students participating in the project through Problem-Based Learning, on the theme of teenage pregnancy and the spatial practices of pregnant adolescents in the context of the city of Campinas-SP. The results point to the power of PBL in the development of educational practices that encourage autonomy, criticality, creativity and scientific thinking, as well as allow and promote tools for the construction of geographic reasoning with students.

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Author Biographies

Renan Pessina Gonçalves de Lima, Universidade Estadual de Campinas / Instituto de Geociências

Atualmente é graduando em Licenciatura e Bacharelado em Geografia na Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). É bolsista de iniciação científica da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP) na área de Humanas com ênfase em Educação em Geografia. Participa do Laboratório de Pesquisa Ateliê de Pesquisas e Práticas em Ensino de Geografia (APEGEO), integrante do Grupo de Pesquisa TEAR e monitor no Programa de Iniciação Cientifica - Ensino Médio (PIBIC-EM).

Igor Cauê Vieira de Oliveira Pinto, Universidade Estadual de Campinas / Instituto de Geociências

Bacharel (2020) e licenciado (2019) em Geografia pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Atualmente é mestrando no programa de Pós-Graduação em Geografia do Instituto de Geociências (IG) da Unicamp com bolsa do Programa de Excelência Acadêmica (PROEX/CAPES), integrante do Laboratório de Pesquisa APEGEO (Ateliê de Pesquisas e Práticas em Ensino de Geografia) no grupo de pesquisa TEAR e monitor no Programa de Iniciação Cientifica - Ensino Médio (PIBIC-EM). Atuou como professor voluntário nos cursinhos populares Dandara dos Palmares (2016 - 2019) e PROCEU Conhecimento (2019 - 2021). Participou do Programa de Iniciação a Docência (PIBID) e do Programa de Iniciação Cientifica (PIBIC), edital 2019/2020. Realizou estágio na EMBRAPA (Empresa Brasileira de Pesquisa e Agropecuária) Meio Ambiente no Laboratório de Geotecnologias e Métodos Quantitativos, como bolsista de ITI-A (Iniciação Tecnológica e Industrial) CNPq.

Jessica da Silva Rodrigues Cecim, Universidade Estadual de Campinas / Instituto de Geociências

Atualmente é professora de Geografia na Educação Básica na rede privada e pública de ensino. É doutora em Geografia pelo Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). É formada em licenciatura e bacharelado em Geografia pela Universidade Estadual de Campinas. Foi bolsista do Programa Institucional de Iniciação à Docência (CAPES - PIBID), sub-projeto Geografia e bolsista de iniciação científica PIBIC/CNPq na área de Geografia Humana com ênfase em mapeamento geomorfológico na mesma instituição. Participa do Laboratório de Pesquisa Ateliê de Pesquisas e Práticas em Ensino de Geografia (APEGEO) e do Grupo de Pesquisa Tear. Tem experiência em formação de professores, estudos curriculares, epistemologia da Geografia Escolar, exames vestibulares e ensino de Geografia.

Rafael Straforini, Universidade Estadual de Campinas / Instituto de Geociências

Doutor em Geografia pela UFRJ (2007), mestre em Educação Aplicada às Geociencias pela UNICAMP (2001) e graduado (bacharelado e licenciatura) em Geografia pela UNESP/Rio Claro (1997). Atualmente sou Professor Doutor (MS III) do Departamento de Geografia do Instituto de Geociências da Universidade Estadual de Campinas - Unicamp, atuando como docente nos cursos de Licenciatura em Geografia e Pós-Graduação em Geografia. Desenvolvo pesquisas nas áreas de Educação em Geografia e Geografia Histórica; atuando principalmente nos seguintes temas: Currículo e Ensino de Geografia, Políticas Educacionais, Formação de Professores e História da Geografia Escolar Brasileira. Editor-chefe da Revista Brasileira de Educação em Geografia e Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Geografia da Unicamp.

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Published

2022-10-15

How to Cite

Lima, R. P. G. de, Pinto, I. C. V. de O., Cecim, J. da S. R., & Straforini, R. (2022). Scientific initiation with high school: Problem-Based Learning as a form of geographic research. Geografia Ensino & Pesquisa, 26, e22. https://doi.org/10.5902/2236499467519

Issue

Section

Ensino e Geografia