Estágio como prática docente em Geografia na escola indígena Tatakti Kyikatêjê: relatos na educação indígena

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/2236499466726

Palavras-chave:

Ensino de Geografia, Formação docente, Estágio docente

Resumo

 O estágio docente é um espaço fundamental para o processo de relacionar teoria e prática na formação inicial de professores(as). Nos cursos de Licenciatura em Geografia importa também a produção do conhecimento geográfico em diálogo com os contextos em que se inserem os cursos de formação. Nesse sentido, buscamos relatar e refletir sobre uma experiência de estágio docente em Geografia na Educação escolar Indígena, a partir do Estágio Docente III que ocorreu pela Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará-UNIFESSPA no ano de 2018, o qual foi realizado em uma escola indígena localizada no município de Marabá-PA. As reflexões suscitadas não indicam um ponto final, mas convidam futuros estagiários(as) e orientadores(as) de outros estágios docentes a dialogar com os contextos sociais em que se inserem os cursos de Licenciatura, pois eles têm muito a contribuir.

 

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Biografia do Autor

Alan Bizerra Martins, Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará, Marabá, PA

Graduado em Licenciatura em Geografia. Mestrando em História pelo PPGHIST/UNIFESSPA. Atualmente integrante no Núcleo de Estudos, Pesquisa e Extensão em Relações Étnico-Raciais, Movimentos Sociais e Educação - NUMBUNTU/FACED/ICH e vinculado ao Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação, Currículo e Interculturalidade - GEPECI/UNIFESSPA. Participante do Laboratório e Grupo de Pesquisa: Interpretação do Tempo: ensino, memória, narrativa e política (iTemnpo/CNPq).

Gabriel Renan Neves Barros, IInstituto Federal do Pará, Óbidos, PA

Professor EBTT de Geografia do Instituto Federal do Pará, possui licenciatura em Geografia (2011), especialização em metodologia do Ensino de Geografia, mestrado em Educação, Arte e História pela Universidade Presbiteriana Mackenzie e, atualmente, cursa o doutorado no mesmo programa. Atuou como professor efetivo de Geografia e Estudos Amazônicos da Educação Básica (Ensino Fundamental II) no município de Marabá de 2011 a 2018. Entre 2017 e 2018 atuou como professor formador da Educação do Campo na Secretaria Municipal de Educação de Marabá (SEMED). Entre 2016 e 2018 atuou como professor substituto de Geografia na Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará na área de Ensino de Geografia trabalhando com as seguintes disciplinas: Estágio Docente, Metodologia do Ensino de Geografia, Oficinas de Produção Textual, Prática Pedagógica, Metodologias das Ciências Sociais e Trabalho de Campo Integrado. No IFPA, atua com as disciplinas de Geografia I, II, III, IV e V para o Ensino Médio Integrado e com as disciplinas Planejamento Ambiental Urbano e Rural e Educação do Campo. Na pós-graduação lato sensu em Docência em Educação Ambiental atua com a disciplina: A inserção curricular da Educação Ambiental. Coordena o projeto de extensão: A INTERDISCIPLINARIDADE DO LUGAR: O Estudo do Meio como proposta metodológica a ser utilizada por educadores do Ensino Fundamental II e Médio do município de Óbidos/PA

Élida Pasini Tonetto, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, RS

Doutora em Geografia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Linha de Ensino de Geografia; Mestre em Geografia (UFGRS). Graduada em Licenciatura em Geografia (2009) pela Faculdade Cenecista de Osório (FACOS). Atuou como professora da Educação Básica na Rede Estadual de Educação do RS, no Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS), no magistério superior atuou na Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa), em Marabá/PA. Atualmente é Professora na área de Ensino de Geografia, Departamento de Ensino e Currículo da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (FACED/UFRGS). Integrante do Núcleo de Estudos em Educação e Geografia (NEEGeo). Investiga os temas:  Práticas comunicacionais na educação; Intersecção entre Geografia, Educação e Cibercultura.

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Publicado

2022-11-12

Como Citar

Martins, A. B., Barros, G. R. N., & Tonetto, Élida P. (2022). Estágio como prática docente em Geografia na escola indígena Tatakti Kyikatêjê: relatos na educação indígena. Geografia Ensino & Pesquisa, 26, e32. https://doi.org/10.5902/2236499466726

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