Os saberes do professor de Geografia

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/2236499442578

Palavras-chave:

Docência, Qualidade, Profissionalismo

Resumo

Neste texto procuramos identificar quais são os saberes que qualificam o professor de Geografia, ou seja, os conhecimentos que esses profissionais mobilizam para exercerem seu trabalho. Destarte, usamos a pesquisa bibliográfica, centrando-se fundamentalmente nas contribuições de Tardif. Para ser professor de Geografia são necessários diversos saberes, tanto das ciências educacionais quanto da ciência geográfica. Ademais, constatamos que os professores produzem seus próprios saberes no exercício da profissão, ainda que esses sejam amplamente desvalorizados. Partilhamos da ideia de que os professores de Geografia possuem um papel imprescindível na formação cidadã dos estudantes, pelo fato da profissão ser essencialmente humana e por essa ciência possibilitar uma leitura das contradições que o espaço geográfico apresenta. Este trabalho, no que se refere a sua contribuição, buscou trazer uma discussão teórica relevante no estudo dos saberes profissionais dos professores de Geografia, almejando contribuir no processo de superação com a concepção predominante da racionalidade técnica.

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Biografia do Autor

Bruno Saggiorato, Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE) campus de Francisco Beltrão (PR)

Graduação em Geografia (Licenciatura) pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (2018) campus de Francisco Beltrão - PR; Foi membro do Grupo de Pesquisa - Educação e Ensino de Geografia - GPEG (2017-2018). Atualmente (2019) é mestrando no Programa de Pós-Graduação em Geografia da mesma instituição na linha de pesquisa Desenvolvimento Econômico e Dinâmicas Territoriais; Pesquisa temas relacionados a Estado e Desenvolvimento Econômico; Industrialização, Desindustrialização brasileira e Geografia Econômica.

Ricardo Carvalho Leme, Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE) campus de Francisco Beltrão (PR)

Possui graduação em Geografia (Licenciatura Plena - 1994 e Bacharelado - 1996) pela UNESP (Universidade Estadual Paulista - Campus de Presidente Prudente), mestrado em Geografia (1999) pela UNESP (Universidade Estadual Paulista - Campus de Presidente Prudente) e Doutorado em Geografia pela UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina) na área de Concentração (Desenvolvimento Regional e Urbano). Atualmente é Professor Adjunto da UNIOESTE - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Campus de Francisco Beltrão. Tem experiência na área de Geografia Urbana e Planejamento Urbano e Regional, com ênfase em Desenvolvimento Regional e Urbano, atuando principalmente nos seguintes temas: preço do solo urbano, expansão territorial urbana, verticalização, mercado imobiliário e espaço urbano. É Diretor do Centro de Ciências Humanas da Unioeste, Campus de Francisco Beltrão.

 

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Publicado

2020-07-14

Como Citar

Saggiorato, B., & Leme, R. C. (2020). Os saberes do professor de Geografia. Geografia Ensino & Pesquisa, 24, e35. https://doi.org/10.5902/2236499442578