Os saberes do professor de Geografia
DOI:
https://doi.org/10.5902/2236499442578Palabras clave:
Docência, Qualidade, ProfissionalismoResumen
Neste texto procuramos identificar quais são os saberes que qualificam o professor de Geografia, ou seja, os conhecimentos que esses profissionais mobilizam para exercerem seu trabalho. Destarte, usamos a pesquisa bibliográfica, centrando-se fundamentalmente nas contribuições de Tardif. Para ser professor de Geografia são necessários diversos saberes, tanto das ciências educacionais quanto da ciência geográfica. Ademais, constatamos que os professores produzem seus próprios saberes no exercício da profissão, ainda que esses sejam amplamente desvalorizados. Partilhamos da ideia de que os professores de Geografia possuem um papel imprescindível na formação cidadã dos estudantes, pelo fato da profissão ser essencialmente humana e por essa ciência possibilitar uma leitura das contradições que o espaço geográfico apresenta. Este trabalho, no que se refere a sua contribuição, buscou trazer uma discussão teórica relevante no estudo dos saberes profissionais dos professores de Geografia, almejando contribuir no processo de superação com a concepção predominante da racionalidade técnica.
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