Os saberes do professor de Geografia
DOI:
https://doi.org/10.5902/2236499442578Keywords:
Docência, Qualidade, ProfissionalismoAbstract
Neste texto procuramos identificar quais são os saberes que qualificam o professor de Geografia, ou seja, os conhecimentos que esses profissionais mobilizam para exercerem seu trabalho. Destarte, usamos a pesquisa bibliográfica, centrando-se fundamentalmente nas contribuições de Tardif. Para ser professor de Geografia são necessários diversos saberes, tanto das ciências educacionais quanto da ciência geográfica. Ademais, constatamos que os professores produzem seus próprios saberes no exercício da profissão, ainda que esses sejam amplamente desvalorizados. Partilhamos da ideia de que os professores de Geografia possuem um papel imprescindível na formação cidadã dos estudantes, pelo fato da profissão ser essencialmente humana e por essa ciência possibilitar uma leitura das contradições que o espaço geográfico apresenta. Este trabalho, no que se refere a sua contribuição, buscou trazer uma discussão teórica relevante no estudo dos saberes profissionais dos professores de Geografia, almejando contribuir no processo de superação com a concepção predominante da racionalidade técnica.
Downloads
References
BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria da Educação Básica. Base nacional comum curricular. Brasília, DF, 2018. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/wp-content/uploads/2018/02/bncc-20dez-site.pdf Acesso em 10/09/2018.
CALLAI, H. C. A Formação do profissional da Geografia: o professor. Ijuí: Unijuí, 2013.
CALLAI, H. C. A formação do professor de Geografia. Boletim Gaúcho de Geografia, 20: dez., p. 39-45, 1995.
CALLAI, H. C. Educação Geográfica: ensinar e aprender Geografia. In: CASTELLAR, Sonia Maria Vanzella; MUNHOZ, Gislaine Batista; ARROIO, Agnaldo (Orgs). Conhecimentos Escolares e Caminhos Metodológicos. São Paulo: Xamas, 2012. p. 73-87.
CHOLLEY, A. Observações sobre alguns pontos de vista Geográficos. 1ª parte, Boletim Geográfico. Nº 179, p. 139-145, Rio de Janeiro, 1964.
CHOLLEY, A. Observações sobre alguns pontos de vista Geográficos. 2ª parte, Boletim Geográfico. Nº 180, p. 267-276, Rio de Janeiro, 1964.
ENGELS, F. O papel do trabalho na transformação do macaco em homem. RocketEdition, 1999.
FRANCO, M. A. S. Prática docente universitária e a construção coletiva de conhecimentos: possibilidades de transformações no processo ensino-aprendizagem. São Paulo: USP, 2009.
GIROTTO, E. D. Entre a escola e a universidade: O produtivismo-aplicacionismo na formação de professores em Geografia. 2014. 237 f. Tese (Doutorado em Geografia Humana) – FFLCH-USP, 2014.
GIROTTO, E. D.; MORMUL, N. M. Formação Docente e Educação Geográfica: entre a escola e a universidade. Curitiba: CRV, 2016. DOI: https://doi.org/10.24824/978854440835.3
GUGLIELMO, R. Geografia e Dialética. La nouvelle critique, nº 68, set./out., 1955, p. 143-155. Tradução: AGB, São Paulo.
LACOSTE, Y. A Geografia, isso serve, em primeiro lugar, para fazer a guerra. 3ª edição. Campinas, SP: Papirus, 1993.
LEFBVRE, H. O Pensamento de Lenine. Tradução de Luis Salgado de Matos. 2ª edição. São Paulo: Moraes, 1969.
LOPES, C. S. O professor de Geografia e os Saberes Profissionais: o processo formativo e o desenvolvimento da profissionalidade. 2010. 257 f. Tese (Doutorado em Geografia Humana) – FFLCH-USP, 2014.
LOPES, C. S. O Trabalho Pedagógico do Professor de Geografia e seus Saberes. In: PORTUGAL, Jussara Fraga; OLIVEIRA, Simone Santos de; RIBEIRO, Solange Lucas (Orgs). Formação e Docência em Geografia: narrativas, saberes e práticas. Salvador: EDUFBA, 2016.
MORMUL, N. M. Eu professor?! Entre vivências e diálogos. Caderno de Geografia, Belo Horizonte, v. 28, n. 54, p. 552-573, jul. 2018. DOI: https://doi.org/10.5752/P.2318-2962.2018v28n54p552-573
MORMUL, N. M. . O Papel do Professor de Geografia na Sociedade Contemporânea. Perspectiva Geográfica, Marechal Cândido Rondon, v. 13, n. 18, p. 32-41, jan./jun., 2018.
NÓVOA, A. Professores: Imagens do futuro presente. Lisboa: Educa, 2009.
PIMENTA, S. G. Formação de professores: identidade e saberes da docência. In: PIMENTA, S. G. (Org). Saberes pedagógicos e atividade docente. São Paulo: Cortez, 1999. p. 15-34.
ROLDÃO, M. C. Função Docente: natureza e construção do conhecimento profissional. Revista Brasileira de Educação, São Paulo, v. 12 n° 34, p. 94-103, jan./abr., 2007. DOI: https://doi.org/10.1590/S1413-24782007000100008
SANTOS, M. Sociedade e Espaço: A formação social como teoria e como método. Boletim Paulista de Geografia, nº 54. São Paulo, junho, 1977.
SERENI, E. DE MARX A LÊNIN: a categoria de “formação econômico-social”. Meridiano, nº 2. Buenos Aires, 2013.
TARDIF, M. Saberes docentes e formação profissional. 17. ed. Petrópolis: Vozes, 2014. DOI: https://doi.org/10.5212/OlharProfr.v.17i2.0010
TARDIF, M; LESSARD, C. O trabalho Docente: elementos para uma teoria da docência como profissão de interações humanas. Petrópolis: Vozes, 2009.
VYGOTSKI, L. M. A Formação Social da Mente. 4ª ed. São Paulo: Livraria Martins Fontes, 1991.
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2020 Geografia Ensino & Pesquisa

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
The journal Geografia – Ensino & Pesquisa will obtain the auctorial rights for all published texts. This also implies that the text can be published anywhere in the world, including all rights on renewal, expansion and dissemination of the contribution, as well as other subsidiary rights. The author’s get permission to publish the contribution in other medias, printed or digital, may be in Portuguese or translation, since the publication is credited to Revista Geografia – Ensino & Pesquisa.The journal Geografia – Ensino & Pesquisa will obtain the auctorial rights for all published texts. This also implies that the text can be published anywhere in the world, including all rights on renewal, expansion and dissemination of the contribution, as well as other subsidiary rights. The author’s get permission to publish the contribution in other medias, printed or digital, may be in Portuguese or translation, since the publication is credited to Revista Geografia – Ensino & Pesquisa.


