Professores e suas experiências pedagógicas: estudo sobre a geografia em um evento de formação continuada no sul do RS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/2236499443472

Resumo

O artigo refere-se a uma investigação no âmbito da formação continuada de professores e do ensino de Geografia. Toma como objeto de estudo os anais de doze edições do evento Encontros sobre o Poder Escolar que ocorreram em Pelotas-RS entre os anos 2001 e 2014 e abrangeram os municípios da região. O objetivo foi conhecer as experiências pedagógicas vinculadas ao campo da Geografia e consideradas de qualidade distintiva pelos professores que as inscreveram, bem como os conteúdos geográficos a elas vinculados. O percurso metodológico, no âmbito qualitativo, foi o da pesquisa documental. Os resultados indicam a disposição da Geografia no atendimento a demandas intra e extraescolares, a peculiaridade de beneficiar práticas interdisciplinares e a ênfase da área ambiental nos trabalhos apresentados.

Biografia do Autor

Letícia Fonseca da Silva, Professora da rede básica na Secretaria Municipal de Educação de Pelotas RS

Possui Graduação, Pós-graduação em Nível de Especialização e Mestrado em Geografia pela Universidade Federal de Pelotas. Atualmente é professora de ensino fundamental e médio na Prefeitura Municipal de Pelotas.

Lígia Cardoso Carlos, Faculdade de Educação, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, RS

Professora da Faculdade de Educação da UFPel e do Programa de Pós Graduação em Geografia da UFPel. Mestre e Doutora em Educação.

Referências

ANGROSINO, M. Etnografia e observação participante. Porto Alegre: Artmed, 2009.

CAVALCANTI, L. de S. Bases teórico-metodológicas da Geografia: uma referência para a formação e a prática de ensino. In: CAVALCANTI, L. de S. (org.). Formação de professores: concepções e práticas em Geografia. Goiânia: Editora Vieira, 2006. p. 27-49.

CAVALCANTI, L. de S. Desafios da didática de Geografia. Goiânia: Ed. da PUC, Goiás, 2013.

CORSETTI, B. A análise documental no contexto da metodologia qualitativa: uma abordagem a partir da experiência de pesquisa do Programa de Pós-Graduação em Educação da Unisinos. Unirevista, vol. 1, n° 1, p.32-46, 2006.

ENCONTRO ESTADUAL SOBRE O PODER ESCOLAR. 1., 2001, Pelotas, Anais do 1° Encontro Estadual sobre o Poder Escolar. Pelotas: 2001.

ENCONTRO SOBRE O PODER ESCOLAR. 4., 2004, Pelotas, Seminário Interinstitucional de Educação. Anais do 4° Encontro sobre o Poder Escolar. Pelotas: EGUFPEL, 2004. 176 p.

FAZENDA, I. C. A. A Interdisciplinaridade: um projeto em parceria. São Paulo: Loyola, 1993.

ENCONTRO SOBRE O PODER ESCOLAR (org.) Didática e interdisciplinaridade. São Paulo: Papirus, 1998.

FULLAN, M.; HARGREAVES, A. A escola como organização aprendente: buscando uma educação de qualidade. Porto Alegre: Artes Médicas Sul, 1999.

GATTI, B. A. Análise das políticas públicas para formação continuada no Brasil na última década. Revista Brasileira de Educação, v.13, n.37, p. 57-70, 2008.

LUCK, H. Pedagogia da interdisciplinaridade. Fundamentos teórico-metodológicos. Petrópolis: Vozes, 2001.

NÓVOA, A. O passado e o presente dos professores. In: NÓVOA, A. (org.) Profissão professor. 2ª ed. Porto (Portugal): Porto Editora, 1999. p.13-34.

OLIVEIRA, D. A. O trabalho docente na América Latina: identidade e profissionalização. Retratos da Escola, Brasília, v. 2, n. 2/3, p. 29- 39, 2008.

OLIVEIRA, D. A.; DUARTE, A. Política Educacional como política social: uma nova regulação da pobreza. Perspectiva, Florianópolis, v. 23, n. 2, p. 279-302, jul. 2005.

PIMENTA, S. G. O pedagogo na escola pública. São Paulo: Loyola, 1988

PIMENTA, S. G. Formação de professores: identidade e saberes da docência. In: PIMENTA, S. G. (org.) Saberes Pedagógicos e Atividade Docente. São Paulo: Cortez, 2000. p. 15-34.

PIMENTEL, A. O método da análise documental: seu uso numa pesquisa historiográfica. Paraná: Cadernos de Pesquisa, n.114, p.179-195, novembro, 2001.

SACRISTAN, J. G. Consciência e Acção sobre a prática como libertação profissional dos professores. In: NÓVOA, A. (org.) Profissão Professor. 2 ed.: Porto (Portugal): Porto Editora, 1999. p. 63-92.

SCHEIBE, L. Formação de professores no Brasil. Retratos da Escola, Brasília, v. 2, n. 2/3, p. 41- 54, 2008.

SHULMAN, L. S. Conhecimento e ensino: fundamentos para a nova reforma. Cadernos Cenpec, São Paulo, v.4, n.2, p.196-229, dez. 2014.

TARDIF, M.; LESSARD, C.; LAHAYE, L. Esboço de uma problemática do saber docente. Teoria & Educação. v. 1, n. 4, p. 215-253, 1991.

TARDIF, M. Saberes docentes e formação profissional. 17. Ed. Petrópolis: Ed. Vozes, 2014.

Downloads

Publicado

2021-07-12

Como Citar

Silva, L. F. da, & Carlos, L. C. (2021). Professores e suas experiências pedagógicas: estudo sobre a geografia em um evento de formação continuada no sul do RS. Geografia Ensino & Pesquisa, 25, e14. https://doi.org/10.5902/2236499443472