Docência e ingerência da infraestrutura escolar: testemunho de uma experiência de estágio em Geografia

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/2236499487685

Palavras-chave:

Infraestrutura escolar, Estágio supervisionado em geografia, Teoria e prática na docência

Resumo

O artigo aborda o estágio supervisionado da licenciatura em Geografia em interface com a infraestrutura escolar, através da experiência docente de uma aluna. O objetivo é ampliar os entendimentos sobre as ingerências da infraestrutura escolar no cotidiano da sala de aula e evidenciar fragilidades e possibilidades do fazer docente no fortalecimento das compreensões teórico-práticas da/na formação. Os dados têm origem em registros do planejamento das aulas e em um texto elaborado pela estagiária. Os três eixos de análise foram as observações, as tomadas de decisão e os encaminhamentos pedagógicos. Com os resultados foi possível compreender a influência da infraestrutura escolar nas dinâmicas de ensino e uma determinada sensibilidade reflexiva e investigativa sobre a prática por parte da estagiária. Ela demonstrou conhecimento teórico, possibilitando a elaboração de materiais didáticos relevantes, mesmo diante da precariedade relacionada à infraestrutura escolar. Nesse sentido, o estágio supervisionado foi entendido como parte da formação com ênfase na dimensão prática e a infraestrutura escolar como dimensão expressiva para um adequado desempenho escolar. Essa compreensão estava vinculada a um olhar geográfico para a escola, considerando a dinâmica entre as relações sociais e a materialidade física.

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Biografia do Autor

Lígia Cardoso Carlos, Universidade Federal de Pelotas

Mestre em Educação pela UFRGS e doutora em Educação pela Unisinos. Professora da Faculdade de Educação da UFPel.

 

Rosângela Lurdes Spironello, Universidade Federal de Pelotas

Mestre e doutora em Geografia pela Universidade de São Paulo (USP). Professora do Departamento de Geografia da Universidade Federal de Pelotas (UFPel).

 

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Publicado

2024-11-12

Como Citar

Carlos, L. C., & Spironello, R. L. (2024). Docência e ingerência da infraestrutura escolar: testemunho de uma experiência de estágio em Geografia. Geografia Ensino & Pesquisa, 28, e87685. https://doi.org/10.5902/2236499487685

Edição

Seção

Ensino e Geografia