Professores e suas experiências pedagógicas: estudo sobre a geografia em um evento de formação continuada no sul do RS

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DOI:

https://doi.org/10.5902/2236499443472

Resumo

O artigo refere-se a uma investigação no âmbito da formação continuada de professores e do ensino de Geografia. Toma como objeto de estudo os anais de doze edições do evento Encontros sobre o Poder Escolar que ocorreram em Pelotas-RS entre os anos 2001 e 2014 e abrangeram os municípios da região. O objetivo foi conhecer as experiências pedagógicas vinculadas ao campo da Geografia e consideradas de qualidade distintiva pelos professores que as inscreveram, bem como os conteúdos geográficos a elas vinculados. O percurso metodológico, no âmbito qualitativo, foi o da pesquisa documental. Os resultados indicam a disposição da Geografia no atendimento a demandas intra e extraescolares, a peculiaridade de beneficiar práticas interdisciplinares e a ênfase da área ambiental nos trabalhos apresentados.

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Biografia do Autor

Letícia Fonseca da Silva, Professora da rede básica na Secretaria Municipal de Educação de Pelotas RS

Possui Graduação, Pós-graduação em Nível de Especialização e Mestrado em Geografia pela Universidade Federal de Pelotas. Atualmente é professora de ensino fundamental e médio na Prefeitura Municipal de Pelotas.

Lígia Cardoso Carlos, Faculdade de Educação, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, RS

Professora da Faculdade de Educação da UFPel e do Programa de Pós Graduação em Geografia da UFPel. Mestre e Doutora em Educação.

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Publicado

2021-07-12

Como Citar

Silva, L. F. da, & Carlos, L. C. (2021). Professores e suas experiências pedagógicas: estudo sobre a geografia em um evento de formação continuada no sul do RS. Geografia Ensino & Pesquisa, 25, e14. https://doi.org/10.5902/2236499443472